O que visitar em Sagres, Algarve
O que visitar em Sagres uma pequena e descontraída vila de Sagres, situada no concelho de Vila do Bispo, na Região do Algarve.
Situa-se mais precisamente no extremo mais ocidental da Europa e está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
A vila em si é agradável, mas há pouco interesse histórico ou arquitetónico, devido à destruição causada pelo terremoto de 1755.
No entanto, a vila é composta por um porto animado, uma série de bares e restaurantes ao redor da praça, um pequeno supermercado e, talvez o mais importante para muitos dos seus visitantes, umas belas praias.
Supostamente Sagres teria sido o local onde o Infante D. Henrique, o Navegador, filho do rei João I, teria criado sua famosa escola de navegação. No entanto, hoje sabe-se que é apenas uma lenda.
Os restaurantes da vila são conhecidos por oferecerem uma grande variedade de peixe fresco. No entanto, é a história, a localização e as paisagens que fazem com que valha a pena visitar Sagres.
É aqui que encontramos algumas das paisagens mais dramáticas do Algarve, com os seus penhascos esculpidos pelo mar, onde podemos, por vezes, observar ninhos de cegonhas.
É dos poucos lugares no mundo em que as cegonhas brancas são conhecidas por nidificar nos penhascos.
O Surf
Com uma costa sul (mediterrânica) e uma costa oeste (atlântica), a quantidade e diversidade das praias, por vezes desertas, proporcionam as condições ideais para a prática de desportos náuticos.
É normal encontrar por aqui imensas escolas de surf e de mergulho, empresas de aluguer de equipamentos para surf, bodyboard e mergulho, bem como empresas que realizam passeios de barco.
Durante o Surf Festival, que se realiza durante um fim de semana em meados de agosto, a pacata vila de Sagres ganha vida, devido à presença de muitos amantes e praticantes de surf.
Mesmo na alta temporada, as praias são mais tranquilas e as ruas menos movimentadas do que em algumas praias da costa Algarvia.
Fortaleza de Sagres
A Fortaleza de Sagres, também referida como Castelo de Sagres ou Forte de Sagres, localiza-se no imponente promontório da Ponta de Sagres, a norte da cidade.
Foi originalmente construída no século XV e reconstruída em 1793 após ser destruída por Sir Francis Drake em 1587.
As enormes paredes do forte do século XVII permanecem apenas de um lado, com o impressionante arco da entrada como único acesso.
No seu interior, há um antigo mosteiro fundado no século XVI e uma igreja do século XIV em honra de Nossa Senhora da Graça.
A igreja caiada de branco, foi construída na década de 1570 no local existia uma capela erguida por ordem do infante D. Henrique.
Uma visão impressionante, mas intrigante, é Rosa dos Ventos. Descoberta em 1921, é uma bússola composta por seixos e com 39 metros de diâmetro.
As vistas desde a ponta de Ponta de Sagres até ao Cabo São Vicente, o ponto mais ao sudoeste da Europa, são maravilhosas.
Cabo São Vicente
Situado a poucos quilómetros a noroeste de Sagres, encontra-se o ponto mais a sudoeste da Europa, o histórico Cabo de São Vicente, um promontório escarpado e ventoso.
O promontório deve o seu nome a São Vicente de Zaragoza, que teria sido torturado e depois queimado vivo por volta de 304 d.C.
Os seus restos mortais foram trazidos para aqui e construído um santuário, que segundo reza a lenda, seria guardado por corvos. No século XII, as relíquias (acompanhadas pelos corvos) foram transferidas para Lisboa.
Hoje o Cabo é mais conhecido pelo seu Farol, o segundo mais poderoso da Europa. Foi construído em 1846, sobre as ruínas de um convento franciscano do século XVI, destruído durante o terremoto de 1755. Há um pequeno museu e uma loja de presentes ao lado do farol.
Se o clima permitir e se não estiver muito tempestuoso, aproveita para ver o espetacular pôr do sol. É uma das atrações do local e momentos antes do sol se pôr, o estacionamento costuma ficar cheio, por isso, chega com bastante antecedência.
As praias de Sagres
Praia da Mareta
A Praia da Mareta é uma praia urbana, muito frequentada por famílias. Situa-se inserida na ampla baía a leste do cabo de S. Vicente, que a protege dos ventos e ondulações dominantes.
Tem cerca de 800 metros de comprimento. É composta de areia e seixos.
Praia do Beliche
A Praia do Beliche, localiza-se nas proximidades do Cabo de São Vicente. Trata-se de uma praia muito tranquila, situada no fundo de uma baía escavada na falésia, muito apreciada por surfistas. O acesso é feito por escadas.
Como chegar à praia do Beliche
Segue pela EN 268, que liga Sagres ao Cabo de São Vicente.
Praia da Baleeira
A Praia da Baleeira é uma pequena praia situada junto ao porto. Esta localização torna a água menos clara devido a alguma poluição do tráfego de barcos. No entanto, a praia é relativamente tranquila.
Como chegar à praia da Baleeira
A praia fica a uma curta distância do centro de Sagres. São cerca de 15 minutos a pé.
Praia do Tonel
A Praia do Tonel encontra-se inserida na enseada que vai desde a Ponta de Sagres ao Cabo de São Vicente. É uma das praias mais visitadas devido à sua proximidade com a vila.
Como chegar à praia do Tonel
Seguir em à direção da Fortaleza durante cerca de 500 m. A indicação da Praia do Tonel encontra-se no lado direito.
Praia do Martinhal
A Praia do Martinhal situa-se a 2 km de Sagres. É constituída por um extenso areal abrigado da ondulação e dos ventos de Oeste. As águas calmas e transparentes desta praia, proporcionam magníficos dias de praia.
Como chegar à praia do Martinhal
Segue na estrada principal N268, em direção a Vila do Bispo. Há placas com a indicação da praia.
Como chegar a Sagres
Do aeroporto de Faro
Transferes
Transferências estão disponíveis desde Aeroporto de Faro para Sagres através da Logitravel.
Rent a car
É a melhor forma de conhecer a região. O tempo de viagem do aeroporto de Faro para Sagres é de 1 hora e 20 minutos pela A22 (ou Via do Infante) e cerca de 2 horas pela N125 (sem portagem). Reserva aqui.
Táxi (ou Uber)
Os táxis e Ubers estão disponíveis no Aeroporto, mas geralmente fica mais caro do que reservar uma transferência com antecedência.
Transporte público
Não há autocarros ou comboios diretos do aeroporto para Sagres. Para ir desde o aeroporto a Sagres, primeiro precisas ir de autocarro desde aeroporto (autocarro nº 16) ou de táxi para Faro e, em seguida, arranjar um transporte de ligação a partir daí.
Infelizmente, também não há um autocarro ou comboios diretos de Faro para Sagres. Precisas de ir de autocarro ou o comboio até Lagos e, de seguida, apanhar um autocarro de faça ligação para Sagres.
Desde a cidade de Faro
Autocarro
Não há autocarros diretos entre Faro e Sagres. Precisas de apanhar um autocarro de Faro para Lagos e depois apanhar outro autocarro de Lagos para Sagres.
Comboio
A linha do comboio chega apenas até Lagos. De Lagos, precisas apanhar um autocarro para Sagres. Os bilhetes de comboio podem ser reservados em cp.pt (descontos disponíveis se você reservar com antecedência).
De Lisboa e outras partes de Portugal
Autocarro
Estão disponíveis bilhetes de autocarro de longa distância a partir de várias localidades de Portugal. Os bilhetes podem ser reservados em rede-expressos.pt.
Se não encontrares uma rota direta na Rede Expressos, provavelmente precisas reservar uma passagem para Lagos e, de seguida, apanhar um autocarro local de Lagos para Sagres.
Comboio
A estação ferroviária mais próxima de Sagres é em Lagos. De Lagos, precisas apanhar um autocarro para Sagres. As passagens de comboio podem ser reservadas em cp.pt (descontos disponíveis se você reservar com antecedência).
Onde ficar em Sagres
Selecionei previamente os melhores hotéis, para tornar tua estadia o mais agradável possível:
Viagens:
A Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.
Alojamento:
Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda
Rent a car:
Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget
Excursões:
Reserve excursões e passeios turísticos com Viator
Agência de viagens:
Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.
One Comment
Pingback: