Europa,  França,  Roteiros

Visitar Bordéus em 2 dias

Ao visitar Bordéus ou Bordeaux, vais ficar a conhecer uma das cidades com mais edifícios históricos protegidos em França, só perdendo para Paris.

É uma cidade conhecida por vários nomes: desde “pequena Roma”, “pequena Paris“, “cidade do vinho” ou como o “Porto da Lua”, devido ao formato do seu porto, que faz uma larga curva em forma de quarto crescente.

Visitar Bordéus em 2 dias

Esta cidade portuária com mais de 2.000 anos de história, situada longo do rio Garonne, no sudeste da França, é a sexta maior cidade do país e pode ser facilmente alcançada através do comboio de alta velocidade vindo de Paris (pouco mais de duas horas).

É o destino ideal para fazer uma escapadinha de fim de semana.

Os amantes por história podem passar vários dias explorando as suas joias históricas no maior Património Mundial da UNESCO do mundo, premiado em 2007.

Graças à sua arquitetura excecional e bem preservada ao longo dos anos, Bordeaux é um nome que dispensa apresentações no mundo dos conhecedores de vinhos.

Situada no centro da mundialmente famosa região vinícola que leva seu nome os preços aqui refletem essa realidade financeira. As pessoas vêm aqui para gastar dinheiro.

Bordeaux City Pass

O Bordeaux City Pass tem uma ótima relação custo-benefício para uma cidade do tamanho de Bordeaux, que tem muito para ver e fazer.

Estão disponíveis passes de 24, 48 ou 72 horas, que são o acompanhamento perfeito para alguns dias em Bordéus.

O City Pass cobre a entrada gratuita no La Cité du Vin, um museu e centro de exposições que se concentra no vinho de Bordeaux. Também cobre o acesso a oito museus e exposições, e sete monumentos importantes na área da cidade.

Também está incluída uma visita guiada de autocarro, comboio turístico ou passeio a pé.

Os passes para a cidade de Bordeaux podem ser adquiridos online. Alternativamente, podem ser adquiridos no Office du Tourisme Bordeaux, localizado no centro da cidade.

Também é um ótimo lugar para se visitar e obter algumas dicas e informações locais. O ponto de encontro para o autocarro Hop on Hop off fica nas proximidades.

Dia 1

Começa por explorar o Triangle-d’Or, a área entre Allées de Tourny, Cours Clemenceau e Intendance.

Triangle-d’Or

O Triângulo Dourado (Triangle-d’Or) como o conhecemos hoje, foi formado no final do século XIII em torno da Igreja de Nossa Senhora.

O Triângulo é formado pelas praças: a Place des Grands Hommes ao centro, a Place Gambetta, a Place de Tourny e a Place de la Comédie.

É o lar de uma concentração extraordinária de bela arquitetura, monumentos históricos e obras de arte.

Place de la Comédie

Na Place de la Comédie, encontra-se o Grand Théâtre que abriga a Opéra National de Bordeaux, obra do arquiteto Victor Louis e encomendado pelo Marechal Richelieu, foi inaugurado em 1780.

A fachada neoclássica é adornada com 12 estátuas representando musas e deusas.

Grand Théâtre

O belo edifício do Grand Théâtre, do século 18 é um dos edifícios mais impressionantes da cidade e é o lar da Ópera Nacional de Bordéus.

Grand Théâtre Visitar Bordéus

Se tiveres oportunidade, tenta reservar bilhetes para um dos concertos da Ópera ou do ballet nacional.

Podes fazer um tour dentro do edifício (o tour é em francês) que decorre todas as quartas-feiras e sábados das 14h30 às 16h00 às 17h30, com o custo de 6 € (gratuito até aos 26 anos). Não há passeios durante o período de verão.

Place des Grands Hommes

A Place des Grands Hommes, deve o seu nome das ruas adjacentes, que comemoram os filósofos do século 18 (Montaigne, Montesquieu, Voltaire).

O mercado coberto de Grands Hommes tem as suas raízes nesta praça desde o início do século 19, na época o mercado era chamado de RECOLLETS.

Em 1860, um mercado foi construído em metal pelo arquiteto Charles Burguet, no qual os habitantes se vinham abastecer diariamente com produtos frescos.

Após várias alterações ao longos dos anos, em 1991, foi criado um shopping de 3 andares com vista para um mercado municipal coberto. Foi inaugurado pela Rainha Elisabeth II

Outra paragem obrigatória do bairro é a igreja Notre-Dame-de-Bordeaux.

Église Notre-Dame

Outrora chamada de Saint-Dominique, a Église Notre-Dame, foi construída em estilo barroco no final do século XVII (1684-1707).

Église Notre-Dame Visitar Bordéus

Sua acústica excecional valeu-lhe a capacidade de acolher muitos concertos.

A igreja foi classificada como monumento histórico a 18 de maio de 1908.

Encontra-se “escondida” na Place du Chapelet, mesmo atrás do Grand Hotel.

Allées Tourny

As Allées foram projetadas em 1747 pelo Marquês de Tourny, o Real Intendente, cuja estátua está localizada na Place Tourny, em frente à rua com o mesmo nome.

Uma rua com lindas fachadas do final do século 18, com cafés elegantes e brasseries com mesas ao ar livre.

Seguidamente, caminha até a Place des Quinconces de 12 hectares.

Place des Quinconces

A Place des Quinconces, ladeada por árvores plantadas em fileiras, ocupa uma vasta área de 12 hectares na orla do Garonne, o que a torna a maior praça da Europa.

É decorada a leste por duas colunas e a Oeste pelo Monument aux Girondins.

Place des Quinconces

Acontecem aqui numerosos eventos, durante todo o ano: como Fête du Fleuve, Fête du Vin, Feira da Ladra, Feira do Prazer, concertos, circo, etc.

Segue para a Place de la Bourse, situada em frente às margens do rio. Posteriormente segue para o agitado bairro medieval de St. Pierre, composto por ruas sinuosas repletas de bares, brasseries e boutiques.

Place de la Bourse

A Place de la Bourse simbolizou a cidade de Bordéus em todo o mundo durante séculos e desempenhou um papel importante no desenvolvimento, comércio e reputação da cidade.

Place de la Bourse

Datado do século 18, demorou 20 anos de trabalho árduo a construir, o que mais tarde se viria a tornar o símbolo da cidade!

A praça representa uma rutura com a Bordéus medieval, cercada por muralhas há séculos.

Na praça encontram-se o Hôtel des Fermes, o Hôtel de la Bourse e a estátua da Fonte das Três Graças.

Miroir d’Eau

Bordéus é o lar do maior espelho d’água do mundo, Miroir d’Eau, considerado Património Mundial da UNESCO contemporâneo e o lugar mais fotografado em Bordeaux.

Inspirado pela vista inundada da Piazza San Marco em Veneza, foi inaugurado em 2006. Foi projetado pelo paisagista Michel Corajoud e pelo técnico em água Jean-Max Llorca.

Miroir d'Eau Visitar Bordéus

Situado em frente à Place de la Bourse, o espelho d’água rapidamente se tornou no local favorito para os moradores e turistas se refrescarem em dias quentes de verão.

A água passa por uma sequência programada de 3 minutos de neblina, 3 minutos de espelho e 10 minutos de piscina.

Segue para a Place Saint Pierre.

Place Saint Pierre

A Place Saint Pierre está situada no local do antigo porto galo-romano usado por comerciantes e mercadores, que agora é a zona ribeirinha de Bordeaux.

Saint Pierre é frequentemente usado para se referir à cidade velha de Bordeaux, que começa na rue Sainte-Catherine e termina no rio.

A praça de calçada é um dos locais mais pitorescos do centro histórico da cidade, com muitos restaurantes e bares disposto ao redor da praça, que é presidida pela bela Église São Pedro (construída entre os séculos XIV e XV).

Os terraços estão cheios de gente desfrutando o belo cenário e bebendo o seu vinho tinto.

Zona Ribeirinha

A zona ribeirinha junto ao Rio Garonne é um dos destaques de Bordeaux. Nos últimos anos, desde a renovação da área, o “quai” tornou-se um dos pontos mais importantes da cidade, recebendo muitos eventos e festivais durante o verão.

zona ribeirinha

O passeio de 4,5 km também é perfeito para uma caminhada ou um passeio de bicicleta.

O parte mais interessante da zona ribeirinha situa-se entre as duas pontes de Bordéus, a Pont Saint Pierre no centro e a Pont Chaban Delmas no norte da cidade, porque inclui o miroir d’eau, grandes parques infantis, restaurantes com vista rio e o Mercado Chartrons.

Basilique Saint-Michel

Para obter uma vista totalmente diferente de Bordeaux, sobe a torre do sino da Basilique Saint-Michel com 114 metros de altura, também é conhecida como La Flèche Saint-Michel.

Foi construída no século XV por Jean Lebas, mas foi o seu filho que assumiu a construção da torre em 1496. Na época em que foi concluída, ela tinha 120 metros de altura.

Basilique Saint-Michel Visitar Bordéus

É o segundo campanário mais alto da França, depois da Catedral de Estrasburgo, com 142 metros de altura.

Foi atingida por um raio em 1574, quase demolida por Luís XIV em 1675 e foi varrida por uma grande tempestade em 1768. É praticamente um milagre ainda se encontrar de pé.

Horário

O La Flèche Saint-Michel está aberta de 1 de abril a 31 de outubro, diariamente, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

A entrada custa 5 € e as crianças até aos 12 anos não pagam. A entrada é gratuita com o Bordeaux City Pass.

Para terminar o dia, apanha o TRAM (linha B, paragem ‘La Cité du Vin’) para a La Cité du Vin.

La Cite du Vin

La Cite du Vin foi projetada para se parecer com uma garrafa de vinho. É um local obrigatório para todos os amantes do vinho.

O principal museu do vinho da França é uma experiência interativa que envolve todos os seus sentidos, terminando com uma degustação de vinhos no último andar e uma vista panorâmica de Bordeaux.

La Cite du Vin

A exposição permanente leva-te a uma viagem pelas maiores regiões vinícolas do mundo, processos e técnicas de vinificação ao longo dos séculos e uma experiência sensorial de tudo menos a degustação de vinhos.

Horário

Aberto diariamente:

  • de 1º de abril a 30 de junho das 9h30 às 19h;
  • de 1º de julho a 31 de agosto das 9h30 às 19h30;
  • dias úteis de 1 de setembro a 31 de março das 10h às 18h e fins de semana de 1º de setembro a março 31 das 10h às 19h.

Fechado em 25 de dezembro.

O bilhete para La Cité du Vin é gratuito com o Bordeaux City Pass.

Dia 2

O segundo dia fica reservado para passear ao redor de Bordeaux.

O melhor de Bordéus e da região é que é bem servido por uma rede ferroviária. Isso os passeios ao redor da cidade, muito mais fáceis de fazer, mesmo se não tiveres alugando um carro.

Combina St-Emilion e Médoc num dia com muitas degustações e almoço incluído.

Classificação Oficial do Vinho de Bordeaux de 1855

Apesar da produção de vinho remontar aos tempos dos romanos, foi a Classificação do Médoc de 1855 que colocou Bordeaux no mapa, como uma das maiores regiões vinícolas do mundo.

Excursão privada aos amantes do vinho – Magical Médoc, um autêntico sabor dos castelos mais famosos de Bordeaux.

Vila medieval de Saint-Émilion

Enquanto Bordeaux cintila com suas fachadas cor de mel, a vila medieval de Saint-Émilion impressiona com seus monumentos antigos. Saint-Émilion é cercada por vinhas.

Classificada como Património Mundial da UNESCO, a vila de Saint-Émilion merece muito mais do que uma viagem de um dia para absorver tudo o que tem a oferecer.

Saint-Émilion

Se tiveres mais tempo disponivel, podes planear, passar pelo menos 3 dias em Saint-Émilion para visitar os locais da vila e visitar os castelos das denominações Pomerol e Saint-Émilion.

Sobe à torre do sino da igreja e chegue ao topo do Tour du Roy para uma vista incomparável da vila e das vinhas.

Não deixes de fazer um tour pela Igreja Monolítica, a maior de seu tipo.

E ainda podes visitar alguns châteaux de Saint-Émilion como o Château Soutard perto do topo da vila ou o Château Canon-la-Gaffelière em frente à estação ferroviária.

Excursão matinal pela região vinícola de Saint-Emilion.

Como chegar a Saint-Emilion

Podes facilmente apanhar o comboio de Bordeaux para Saint-Émilion, uma viagem que dura um pouco mais de 30 minutos.

Citadelle de Blaye

Localizada a apenas uma hora de Bordeaux, a Citadelle de Blaye é uma das melhores atrações gratuitas perto de Bordeaux.

Muitas vezes subestimada pelos habitantes locais, descobrirás que a cidade fortificada não tem muitos visitantes, mesmo na época alta.

Citadelle de Blaye

Com painéis de informações espalhados pelo local, é fácil visitar por conta própria e descobrir os vários edifícios, ruínas, bastiões e muralhas.

No entanto, há visitas guiadas disponíveis, incluindo a algumas partes da cidade muralhada, acessíveis apenas nas visitas guiadas, como a vinha muralhada do Clos de l’Echauguette.

Se for possivel, visita a uma quarta-feira ou num sábado, quando o mercado semanal se instala na aldeia, nos arredores da Cidadela.

Castelo medieval de Vayres

Embora a palavra château esteja bem e verdadeiramente associada às propriedades vinícolas da região Bordeaux , Château de Vayres é um tipo de castelo diferente.

Não sendo uma propriedade produtora de vinho, este castelo já serviu como uma poderosa fortaleza para proteger Bordeaux. E desde 2001, é classificado como monumento histórico.

Ainda é ocupado pela família que o possui. O Château de Vayres está aberto sazonalmente desde a Páscoa até 1 de novembro, para dar aos visitantes um vislumbre deste impressionante castelo.

Há uma pequena coleção de tapeçarias e móveis de época que foram cuidadosamente selecionados pelos proprietários em todos os quartos, que se podem visitar.

E os jardins, que ficam ao lado do rio Dordonha, são de uma beleza notável.

Como chegar ao Castelo medieval de Vayres

Acessível de comboio, numa viagem de apenas 30 minutos de Bordeaux ou apenas 5 minutos de Libourne para a Gare Vayres.

Dune du Pilat, a duna de areia mais alta da Europa

De certeza que, quando pensas em Bordeaux, não pensas nas suas belas praias.

Segundo o The Guardian uma das 50 melhores praias do mundo, fica bem aqui, no sudoeste da França.

Dune du Pilat Visitar Bordéus

É a Dune du Pilat, também chamada de Pyla. É a duna de areia mais alta da Europa, elevando-se acima do Atlântico com mais de 100 metros de altura.

Uma escada ajuda os visitantes a escalar a Duna, para uma vista deslumbrante sobre Arcachon Bassin. E no verão, os aventureiros podem voar de parapente no topo da Duna.

Aproveita a manhã na Dune du Pilat com degustação de ostras!

Como te movimentares em Bordeaux

O centro da cidade tem uma grande zona pedonal. Podes caminhar pela cidade com muita facilidade. Também possui um amplo sistema de transporte público, para o caso de não te apetecer caminhar.

Autocarro ou TRAM

A rede de autocarros e TRAM é operada pela TBM, e a estação central fica em Espace des Quinconces. Os Autocarros e os TRAM irão levar-te a qualquer lugar que precises de ir.

  • Um bilhete simples custa € 1,70;
  • um passe de 10 viagens custa € 13,20;
  • um passe diário ilimitado custa € 4,70.

Os ingressos são recarregáveis e válidos por uma hora.

Se tiveres um cartão de turismo City Pass, poderás usar o transporte público gratuitamente.

  • Um passe de um dia custa € 29;
  • dois dias custa € 39;
  • Um passe de três dias custa € 43.

Há também um autocarro que vai do aeroporto ao centro da cidade ou à estação de comboio, que sai a cada 10 minutos entre 6h e 23h.

Dependendo da sua paragem, os bilhetes custam até € 8.

Reserva um transfer privado do Aeroporto de Bordeaux (BOD) para a cidade de Bordeaux, em carro de negócios.

Ferry

TBM também opera um serviço de ferry fluvial entre Lormont e Bordeaux, com escalas em Stalingrado (Parlier), Quinconces (Jean Jaurès) e Lormont Bas. Os preços dos bilhetes são iguais aos preços dos bilhetes de autocarro e elétrico.

Bicicleta

Após te registares online, no sistema de partilha de bicicletas, podes usufruir das bicicletas espalhadas pela cidade.

O aluguer de uma bicicleta custa € 1,60 mais € 2 por hora após os primeiros 30 minutos.

Visita de Bordeaux em bicicleta elétrica com guia de viagem.

Táxis

Os táxis são caros em Bordeaux, com uma tarifa básica de € 2 mais cerca de € 1,66 por km. Essa taxa pode aumentar à noite.

Quando ir a Bordeaux

Se estiveres a viajar para Bordeaux especificamente para o vinho, o momento é tudo.

Os meses entre junho e agosto são as melhores épocas para explorar os vinhedos. As temperaturas são mais quentes em julho e agosto.

Como a vindima começa em setembro, algumas vinícolas estão fechadas para visitantes.

Setembro e outubro ainda são quentes. Se desejas apenas provar os vinhos oferecidos nesta região, os passeios ainda acontecem nesta época.

Se procuras tarifas mais baixas e menos multidões, a primavera e o outono são ótimas épocas para visitar.

A época do Natal, é uma excelente altura para explorar os mercados e as festas.

Onde ficar em Bordéus

All Suites Appart hotel Bordeaux Lac – Residência com ligação ao centro de conferências, a poucos passos de La Cité du Vin.

ibis budget Bordeaux Centre Mériadeck – Hotel com restaurante. Cathedrale St. Andre a 0,8 km.

All Suites Appart Hotel Bordeaux Marne – Residência no centro da cidade. Rue Sainte-Catherine ao virar da esquina.

ibis budget Bordeaux Centre Bastide – Hotel que aceita animais de estimação junto a um centro comercial, a poucos passos de Pont de Pierre.

Première Classe Bordeaux Nord – Lac – Hotel com restaurante. La Cité du Vin a 2,8 km.

Viagens:

Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda.

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *