Espanha,  Europa

O que fazer nas ilhas Cíes

As Ilhas Cíes são um paraíso natural situadas no estuário de Vigo. Foram declaradas Parque Natural em 1980 e incluídas no Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza, criado em 2002.

Este arquipélago é composto por três ilhas: Ilha do Norte ou Monteagudo, Ilha do Meio ou Faro e Ilha do Sul ou San Martiño. Os dois primeiros são unidos pela Praia de Rodas e um quebra-mar.

O que fazer nas ilhas Cíes

A Praia de Rodas, foi premiada com o título de “A melhor praia do mundo” pelo jornal britânico “The Guardian“.

As ilhas realmente têm tudo: excelente clima de verão, habitat protegido imbatível, excecional beleza cénica e visual, trilhos para caminhadas, miradouros excecionais, observatórios para observação de aves, flora e fauna raras, locais para mergulho e muito mais.

Há subidas íngremes por bosques, praias de areia dourada, afloramentos de granito e brisa fresca do mar, mesmo no verão. Um facto interessante é que ninguém vive nas ilhas durante todo o ano.

Reza a lenda que a frota de Francis Drake (conhecida na Galiza de “pirata Drake”) se costumava esconder nas baías isoladas do arquipélago.

Quanto custa viajar para as Ilhas Cíes

O bilhete de adulto custa 20 euros, de criança dos 3 aos 12 anos, custa 10 euros e as crianças com menos de 3 anos viajam gratuitamente.

Regras do Parque das Ilhas Atlânticas

Para que todos possam desfrutar do ambiente do parque, existem algumas regras de comportamento e conformidade obrigatória em todo o Parque das Ilhas Atlânticas, incluindo as Ilhas Cíes, que devemos cumprir para deixar o local da mesma forma como o encontrámos, por exemplo:

  • não deixar lixo;
  • não sair dos caminhos;
  • não foguear no acampamento;
  • não coloque a música alta;
  • proibido pescar;
  • proibido acampamento selvagem;
  • não prejudique os animais;
  • não remova conchas ou areia, pedras ou plantas.

De todas as regras, há duas se destacam: não há transito automóvel e limitação de visitantes por dia. O resultado é uma maravilhosa tranquilidade de volta à natureza.

Autorização para a visita

Para conhecer as ilhas é muito simples, mas é necessário pedir autorização para as visitar. Deve entrar nesta página e escolher a data e as pessoas que farão a visita.

Depois fazer o download e imprimir a autorização correspondente.

Assim que a tiver, poderá contratar a transferência para as Ilhas com a companhia de navegação.

As principais ilhas – Monteagudo ou Ilha do Norte e Faro (também conhecidas como Farol ou Ilha do Meio), cobrem um total de cerca de 4,5 quilómetros quadrados, por isso há espaço mais do que suficiente para todos.

Rotas nas ilhas Cíes

Com uma rede de trilhos bem sinalizadas, os dois caminhos mais gratificantes seguem para Monte Faro, onde se encontra o mais alto dos três faróis das ilhas (a 175 metros) e para o mirante panorâmico do Alto do Príncipe (111 metros).

Rota para o Farol de Cíes (Ruta del Faro de Cíes)

Partido da cabana de informação, segue em pela esquerda em direção à ilha de Faro através do dique que une as duas ilhas. Uma vez na ilha de El Faro, dirige-te ao Centro de Interpretação da Natureza (20 min.), onde podes aprender mais sobre os valores naturais e culturais do Parque.

Cerca de 300 m mais à frente, no alto da praia Nosa Señora, no cruzamento principal da ilha, vira à direita e começa a subir em zig-zag com vista, a sul, da bela ilha de San Martiño.

A meio caminho, visita a curiosa Pedra da Campá, perfurada pela força dos ventos do Atlântico carregados de salitre.

O que fazer nas ilhas Cíes

Continuamos por mais cerca de 100 m até chegar ao observatório de aves (50 min.), de onde podes observar as milhares de gaivotas de patas amarelas que nidificam nestes impressionantes penhascos e, com um pouco de sorte, os grupos de corvos-marinhos que escolhem as áreas mais próximas do mar para construir os seus ninhos. Também desfrutarás de vistas magníficas sobre o lago e sobre a famosas praia de Rodes.

Volta ao caminho principal e segue até ao topo da colina onde se encontra o farol, o ponto de vista mais emblemático das ilhas. Daí conseguirás ver o arquipélago das Cíes como um todo.

É possivel ligar ligar com a rota de Faro da Porta através de um desvio à direita que, ao descer do farol, encontrarás cerca de 200 m antes de chegar ao cruzamento que conduz ao observatório de aves.

Rota de O Alto do Principe

Partindo da cabana de informação, segue pela direita que leva à praia de Figueiras (300m). Nesta zona podes ver o complexo dunar Figueiras-Muxieiro (protegido por cercas), que tem uma representação das espécies típicas destes frágeis ecossistemas, tais como a Camariña (álbum Corema) ou o tomilho selvagem (Helichrysum picardii).

O caminho continua a subir até chegar ao cruzamento principal da Isla de Monte Agudo (20 min.). Vira à esquerda para um caminho que te levará ao Alto de O Príncipe. Daqui podes apreciar as impressionantes vistas das falésias da Silla de la Reina (Cadeira da Rainha).

Alto de O Príncipe

Nas Cíes, não há nenhum hotel elegante num promontório ou nenhuma marina privada na baía, o arquipélago apenas oferece um lugar para ficar: o Camping Islas Cíes.

É um lugar sem tranquilo, com blocos de chuveiro limpos, uma loja bem abastecida e funcionários amigáveis.

As melhores praias para banhos nas Ilhas Cies

A Ilha do Norte ou Monteagudo na qual chega o barco encontra-se uma praia de areia branca e fina, considerada pelo jornal britânico The Guardian como a melhor praia do mundo: Praia das Rodas.

Praia das Rodas

Servindo de ligação entre as ilhas de Monteagudo e Faro, a Praia das Rodas oferece-nos areias delicadas e águas cristalinas.

O que fazer nas ilhas Cíes

Nesta praia encontras: instalações sanitárias, acesso para pessoas com mobilidade reduzida e um posto de salva-vidas ativo todos os dias em Julho e Agosto e aos fins-de-semana em Junho e Setembro.

Devido aos seus numerosos reconhecimentos e recomendações em tantos guias de viagem, é difícil encontrar uma praia mais famosa do que a Praia de Rodas nas Ilhas Cíes.

Praia Nosa Señora

A praia Nosa Señora é muito mais pequena e discreta do que a de Rodas. É facilmente acessível a pé, seguindo a rota do farol.

Normalmente encontra-se mais ocupada especialmente ao pôr-do-sol, quando o espetáculo natural de luzes, cores e reflexos nas suas águas é mais espetacular.

Praia de Figueiras (Playa de los Alemanes)

A Praia de Figueiras, também chamada Playa de los Alemanes, é uma praia de nudismo galardoada com a Bandeira Azul.

O que fazer nas ilhas Cíes

É um lugar bonito e tranquilo rodeada de floresta e de água tão clara, que parece um lugar qualquer das Caraíbas ou do Sudeste Asiático.

Praia de San Martiño ou San Martín

A praia de San Martiño ou San Martín só é acessível de barco privado. É uma praia arenosa em forma de lua crescente ideal para mergulho e snorkelling.

Ao longo da costa podes encontrar um grande número de conchas (mas lembra-te que não as podes levar contigo!).

Acesso às ilhas Cíes

De barco particular: o parque pode ser visitado durante todo o ano, sendo necessário possuir uma licença de navegação e uma âncora emitida pelo próprio Parque.

Para ancorar o seu barco nas Cíes é obrigatório solicitar uma autorização de ancoragem.

De transporte público: geralmente há transporte público regular durante a alta temporada (Páscoa e de 15 de maio a 15 de setembro).

As empresas de transporte que prestam esses serviços estão situadas, na maioria dos casos, nos portos de Vigo, Cangas e Baiona.

Em alguns casos, pode consultar os horários e tarifas e até mesmo comprar os seus bilhetes online no site da companhia.

Existe uma cota diária de número máximo de visitantes para as ilhas, estabelecida em 2200 pessoas.

CRUCEROS RÍAS BAIXAS

Tlf: 986 433 698 / 678 491 922
Web: http://www.crucerosriasbaixas.com
email: info@crucerosriasbaixas.com

MAR DE ONS

Tlf: 986 225 272
Web: http://www.mardeons.com/
email: info@mardeons.com

NAVIERA NABIA

Tlf: 986 320 048
Web: http://www.piratasdenabia.com
email: info@piratasdenabia.com

RÍAS GALLEGAS

Tlf: 986 433 706

Viagens:

Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *