Espanha,  Europa,  Roteiros

Roteiro de 2 dias em Madrid, Espanha

Este roteiro de 2 dias em Madrid dá-te a conhecer uma das capitais mais ensolaradas e animadas da Europa. A capital de Espanha é uma cidade de contrastes e com ambiente inesquecivelmente único.

Esta cidade compacta, frenética e fascinante, com uma grande variedade de atrações, tornou-se um destino ideal para passar um fim de semana ou umas curtas férias.

roteiro de 2 dias em Madrid

Onde quer que fiques, podes caminhar até os principais museus, como o Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofia, todos com coleções impressionantes, e caminhar pelos diferentes bairros.

Este itinerário de dois dias por Madrid irá levar-te de sua herança mais antiga, como o Palácio Real e o Templo de Debod, até suas peculiaridades mais contemporâneas, como a Gran Via.

Como a maioria das cidades europeias, há muito para explorar, mas este roteiro conciso de dois dias vai ajudar-te a aproveitar ao máximo tua viagem. Foi contruído para passares dois dias completos na cidade.

Dia 1

Não há nada melhor do que começar o dia em Madrid, a tomar um belo e tradicional pequeno almoço, onde não podem faltar os famosos churros mergulhados em chocolate quente.

Churros con Chocolate

Churros são palitos pastosos e açucarados, que podem ser mergulhados em chocolate derretido. O melhor lugar para experimentar este prato é na Chocolateria San Gines (Pasadizo de San Ginés 5), inaugurado em 1894.

Churros con Chocolate

A Chocolateria San Gines é o melhor lugar para começar o dia em Madrid, já que os churros são irresistíveis, com preços razoáveis ​​e o ambiente é vibrante.

Normalmente tens de esperar numa fila, mas o serviço é rápido.

Após o café da manhã, segue em direção ao Monasterio de las Descalzas Reales.

Monasterio de las Descalzas Reales

Originalmente um palácio, o Monasterio de las Descalzas Reales foi fundado em meados do século XVI por Juana, irmã do rei Felipe II.

Ainda é o lar de uma pequena comunidade de freiras e contém uma coleção extraordinariamente rica de arte e tapeçarias.

As 19 freiras franciscanas clausuradas que o habitam retiram-se para uma parte separada do recinto enquanto os grupos percorrem as salas da visita.

Quando os se vão embora visitantes, as freiras voltam a ter todo o espaço.

Horário

  • De terça a sábado, das 10:00 h às 14:00 h e das 16:00 h às 18:30 h;
  • Domingos e feriados das 10:00 às 15:00.

Preço do bilhete: 6 euros.

Fotografias: dentro do mosteiro não é permitido tirar fotos.

Segue até à Puerta del Sol e observa a placa do “Kilómetro cero’ na calçada em frente à Casa de Correos, que marca o centro oficial da Espanha. Tira uma foto ao lado da estátua do urso e um medronheiro, símbolo de Madrid.

Puerta del Sol

A Puerta del Sol é uma das praças mais famosas da cidade.

No século XV, foi uma das principais entradas de Madrid. Deve o seu nome a um sol, nela esculpido.

Puerta del Sol

Hoje é o centro nevrálgico da cidade, também o centro de Espanha porque é aqui que se situa – no terreno, em frente ao relógio da Casa de Correos – Quilómetro 0, de onde partem as seis estradas nacionais.

A Puerta del Sol tem passado por uma série de reformas ao longo de sua história.

A última reforma e também a mais importante, aconteceu na década de 1990, quando a praça foi reorganizada e colocado no centro, uma escultura de Carlos III.

Casa de Correos

A Casa de Correos é edifício mais importante da praça, foi construído em 1768 e atualmente alberga a Sede da Presidência da Comunidade de Madrid.

Na sua fachada encontram-se placas a homenagear aqueles que morreram no dia 2 de maio de 1808, frente às tropas de Napoleão e aqueles que ajudaram as vítimas dos ataques 11M.

Hoje está no início da Calle del Arenal.

Nesta praça encontram-se também duas outras figuras emblemáticas: as da Mariblanca e “el Oso y el Madroño”.

A primeira é uma réplica do original do século XVII, hoje preservado na Casa de la Villa, que fazia parte de uma fonte das fontes desta praça.

El Oso y el Madroño

A estátua “El Oso y el Madroño“, é um dos símbolos de Madrid e faz parte do seu escudo. A estátua, obra do escultor Navarro Santafé, é um testemunho privilegiado do quotidiano madrilenho desde 1967.

El Oso y el Madroño Roteiro 2 dias em Madrid

É um ponto de encontro comum, pelo que costuma estar rodeado de gente.

Tio Pepe

Numa das extremidades da praça Puerta del Sol encontra-se um cartaz publicitário gigante. Tío Pepe é uma marca de xerez elaborado com uvas palomino.

Durante a reforma do prédio em 2011, O cartaz do Tio Pepe foi removido. No entanto, carinho dos moradores e dos turistas fez com que voltasse a ser requalificado e colocado de novo. 

cartaz do Tio Pepe

Após uma ausência de três anos, a placa foi acesa novamente no número 11 da Puerta del Sol, em maio de 2014.

Quarenta toneladas mais leve que seu antecessor, o Tío Pepe é uma alegria para os moradores e turistas.

Segue pela Calle Mayor até a Plaza Mayor para absorver 400 anos de história.

Plaza Mayor

Construída quando a cidade se tornou a capital da Espanha no século XVI, a praça principal de Madrid, a Plaza Mayor, é agora um ponto turístico, mas mantém uma aura de elegância e grandeza tradicionais.

Uma grande estátua de bronze de Felipe III, datada de 1616, domina o centro da praça.

Cercada por cafés e bares, a Plaza Mayor praticamente implora às pessoas que se sentem, peçam um café ou uma taça de vinho e observem as pessoas que por lá passam.

A praça começa a ficar movimentada por volta das 14h e ficará cada vez mais ocupada com o cair da noite.

A poucos metros da Plaza Mayor encontra-se a Plaza de San Miguel.

Plaza de San Miguel

A Plaza de San Miguel é um impressionante mercado coberto repleto de uma seleção de comidas e bebidas espanholas.

O mercado é o local perfeito para provar as iguarias e vinhos locais, bem como para viver um ambiente que reúne turistas e habitantes locais.

Foi o primeiro mercado gourmet de Madrid está celebrando uma década de grande sucesso com a chegada de chefs com estrelas Michelin, incluindo a barraca de paella de Rodrigo de la Calle e a geladaria Rocambolesc de Jordi Roca.

Desce a avenida e segue para a zona do Palácio Real de Madrid.

Palácio Real de Madrid

O Palácio Real de Madrid é a residência oficial da família real espanhola e possui uma vasta história.

Com o título de maior palácio real da Europa e ostentando impressionantes 2.800 quartos, é definitivamente um edifício de uma beleza impressionante.

Podes entrar em certas partes do palácio, bem como passear pelos extensos jardins.

Plaza Mayor Roteiro de 3 dias em Madrid

O palácio data do ano de 1738 quando começou a ser construído por ordem de Felipe V no terreno onde se situava o antigo Real Alcázar de Madrid, destruído por um incêndio no Natal de 1734.

O resultado foi o atual palácio que se ergue majestoso na Plaza de Oriente.

O seu exterior é tão majestoso quanto o seu interior.

Os seus interiores são decorados com grande luxo, com obras de artistas importantes como Caravaggio, Francisco de Goya ou Velázquez, entre muitos outros.

Troca da guarda

Se estiveres em Madrid a uma quarta-feira, não podes perder a Troca da Guarda que ocorre todas as quartas-feiras de outubro a julho, a cada 30 minutos, das 11h00 às 14h00.

As sentinelas do palácio vestidas com seus uniformes de gala semelhantes aos usados ​​pelo exército espanhol na época de Afonso XIII realizam o as trocas acompanhadas por um tambor e um flautim.

Muito mais espetacular é a mudança solene da Guarda que ocorre todas as primeiras quarta-feira do mês ao meio-dia (exceto nos meses de julho, agosto e setembro).

Chega cedo e posiciona-te bem, para não perderes nenhum detalhe.

Catedral da Almudena

Popularmente conhecida como Catedral da Almudena, o seu nome completo é: Santa Iglesia Catedral Metropolitana de Santa Maria la Real de la Almudena.

Catedral da Almudena

É o edifício religioso mais importante de Madrid e foi a primeira catedral consagrada fora de Roma.

A Catedral da Almudena de Madrid é um daqueles edifícios que, mesmo não sendo religioso, é uma das visitas obrigatórias em Madrid.

Museu da Catedral da Almudena em Madrid

Se decidires visitar o Museu da Catedral da Almudena, poderás ver as suas salas principais: a Casa do Capítulo e a Sacristia Principal. Além disso, também terás acesso a uma exposição sobre a origem e a história desta catedral.

O passeio continua com os quartos em homenagem aos Patronos da cidade de Madrid, bem como uma seleção de ofertas e doações.

Horário

  • Catedral das 9h00 às 20h30 – Segunda a Domingo.

Preço: gratuito.

  • Museu das 10h00 às 14h30 – Segunda a Sábado.

Preço: € 6

Após visitar a Catedral e o Palácio Real, segue para o Templo de Debod.

Templo de Debod

Embora Madrid tenha muitos lugares bonitos para ver o pôr do sol, talvez o mais surpreendente seja junto ao Templo de Debod.

Este templo do antigo Egito do século II, localizado no Parque del Oeste, foi reconstruído em Madrid.

Templo de Debod

Essa é a maneira perfeita de encerrar sua primeira noite na cidade e vivenciar algo que muitos turistas ignoram. A entrada também é gratuita!

A área ao redor do Templo de Debod tem uma atmosfera emocionante e é o lugar perfeito para provar a autêntica comida espanhola.

Se preferires ir até ao Bairro de Chueca, segue até à Plaza de España para apanhares o metro (Línea 10 – azul).

Bares e restaurantes em Chueca

Com a revitalização do bairro nos últimos anos, para além de lojas, proliferaram os bares e restaurantes das mais variadas especialidades.

Muitos deles oferecem cozinha vanguardista, mas também há outros mais tradicionais.

Um exemplo de estabelecimento recente é o restaurante Yakitoro, de Alberto Chicote, onde encontrará uma interpretação da culinária japonesa à espanhola num ambiente descontraído.

Muito popular também, é a Serra da Taberna Ángel, decorada com azulejos, garrafas, barricas e uma barra de madeira e estanho.

Entre os clássicos está também a Cervejaria Casco Viejo, numa esquina da Praça Pedro Zerolo, perfeita para simplesmente tomar umas cervejas.

Dia 2

O segundo dia deste roteiro, começa pela Gran Vía.

Gran Via

Na Gran Via podes encontrar muitas das principais lojas e restaurantes, em edifícios de estilo Art Dec e Art Nouveau.

Conhecida como a Broadway espanhola e a rua que nunca dorme, a Gran Via certamente tem uma atmosfera única.

Gran Via

Construída no início de 1900 para facilitar as viagens de e para o centro da cidade, a Gran Vía estende-se por quase um quilometro.

Experimenta um tradicional bocadillo de calamares, enquanto admiras os prédios ornamentados da rua.

Segue até à Puerta de Alcalá, passando pelo Edifício Metrópolis, um dos edifícios mais famosos de Madrid, e pela Plaza de Cibeles.

Plaza de Cibeles

A Plaza de Cibeles situa-se no cruzamento da Calle de Alcalá e adjacente ao Paseo del Prado / Paseo de Recoletos.

A praça e sua arquitetura deslumbrante são grandes atrações turísticas.

Plaza de Cibeles Roteiro 2 dias em Madrid

O edifício principal da praça, o Palácio de Cibeles, antigamente era uma agência dos correios, mas agora funciona como Câmara Municipal de Madrid.

A fonte da praça apresenta a deusa romana Cibele, “a Grande Mãe”, que representa a fertilidade.

A deusa foi adotada “não oficialmente” pela equipa de futebol da cidade, o Real Madrid.

Quando o Real Madrid, ou a Seleção Espanhola, ganha um título, a cidade faz um desfile que termina em Cibeles, com um dos jogadores prendendo a bandeira da equipa a Cibele.

Museo Nacional del Prado

O elegante Museu Nacional del Prado é um dos museus mais famosos de Madrid. Foi inaugurado em 1819 por incentivo da Rainha Maria Isabel de Bragança (esposa do rei Fernando VII).

O museu contém 8.600 pinturas e mais de 700 esculturas, apresentando estilos de arte espanhol, italiano e flamengo.

Museo Nacional del Prado

Entre as obras mais famosas estão “Las Meninas” de Velázquez, “Três de Maio de 1808” de Goya, “Adoração dos Pastores” de El Greco.

Devido às enormes filas para entrar no Prado, planeia chegar cedo e certifica-te de usar sapatos confortáveis.

O Prado cobra uma taxa de admissão de 15 euros para adultos.

Excursão Histórica da Arte do Museu do Prado.

Parque del Buen Retiro

O Parque del Buen Retiro (Parque El Retiro) é uma vasta área de vegetação exuberante repleta de jardins, lagos, cafés e parques infantis.

Este parque de 300 hectares anteriormente abrigava o palácio e os jardins de Felipe IV, tornou-se aberto ao público depois do final do século XIX.

Parque del Buen Retiro

Hoje, ainda é possível alugar um barco a remo até o Palácio de Cristal, onde acontecem regularmente exposições de arte ou parar para cheirar as rosas no Rosaleda (Jardim das Rosas), que tem mais de 4.000 rosas.

Parque del Buen Retiro Palcio de Cristal Roteiro de 2 dias em Madrid

O parque está aberto das 6h às 22h outubro a abril; e das 6h à meia-noite, de maio a setembro.

Museu Nacional Thyssen-Bornemisza

O Museu Nacional Thyssen-Bornemisza está instalado no íntimo Palácio Villahermosa.

O museu tem cerca de 1.000 obras de arte, variando em estilo, do expressionismo alemão ao construtivismo russo e arte americana do século XIX.

Os artistas apresentados incluem Dürer, Titian, Rembrandt, Renoir, Van Gogh e mais.

A admissão (tanto para a coleção permanente quanto para a temporária) custa 13 euros para adultos. O acesso apenas à coleção permanente é gratuito.

Horário

  • Segunda-feira: 12:00-16:00h
  • De terça-feira a domingo: 10:00-19:00h

O Museu fecha nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.

  • Nos sábados, as exposições temporárias: Horário alargado: 10h00-21h00

Barrio de Salamanca

Passeia pelo Barrio de Salamanca, uma das áreas mais nobres da cidade, e suas principais ruas – Calle de Serrano, Calle de Goya e Calle de Velázquez – são algumas das mais caras.

Muitas vezes comparada à Quinta Avenida de Nova York ou à Bond Street de Londres, a Calle de Serrano também é apelidada de “Golden Mile”, devido à grande quantidade de marcas elegantes.

A Calle de Serrano começa perto da esquina do Parque Buen Retiro ao lado do monumento Puerta de Alcalá e termina na Plaza de la República de Ecuador.

A rua é o lar de nomes internacionais como Gucci, Prada, Armani e Cartier, bem como luxos locais como Loewe.

Mesmo que tenhas planos de comprar, Salamanca é um ótimo lugar para passar o dia passeando e olhando as vitrines.

Há muitos hotéis de luxo na área, bem como experiências gastronômicas e museus exclusivos.

Apanha o autocarro urbano 74 ou o metro (línea 2 – vermelha) e segue para o bairro Malasaña.

Bares e restaurantes em Malasaña

O bairro da Universidad também é conhecido pelo nome de Malasaña.

Tornou-se um dos pontos nevrálgicos da cidade, pois nas suas ruas encontram-se variadas propostas tanto em gastronomia, como em lojas originais e bares de coquetéis.

Há uma grande oferta de restaurantes em Malasaña. É uma boa área para comer tapas, como em La Gastro croqueteria de Chema, um lugar charmoso com poucas mesas e tratamento requintado.

O menu consiste em pequenas porções para degustar

Se te apetece jantar cozinha tradicional, o restaurante Jota Baleta é um ótimo lugar para comer algo com o sabor mais caseiro.

Malasaña está mais uma vez, tornando-se uma área da moda para sair no centro de Madrid.

Por isso, se te atreveres a conhecer a noite de Malasaña, visita os míticos El Penta e Vía Lactea, mas também há outros bares históricos com muito charme, como o Tupper, Nueva Visión, Siroco ou Moloko.

Se tiveres mais dias disponíveis, podes sempre optar por viagens de dia. Talvez uma das melhores vantagens de Madrid seja sua localização, situada bem no centro da Espanha.

Isso significa que, se seguires em qualquer direção, encontrarás um destino de viagem de um dia que vale a pena.

Principais viagens de um dia desde Madrid

Mosteiro de El Escorial e o Vale dos Caídos

O Real Sítio de San Lorenzo del Escorial está localizado a 47 km, perto da Serra de Guadarrama, no sopé do Monte Abantos.

A altitude da localidade de San Lorenzo de El Escorial é superior a mil metros, estando o Monte Abantos no ponto mais alto, a 1753m.

Mosteiro de El Escorial e o Vale dos Caídos

O maravilhoso Mosteiro de El Escorial foi promovido por Felipe II, em 10 de agosto de 1557, para comemorar sua vitória na batalha de San Quintín.

Construído para ser o novo panteão da família e cumprir a vontade do seu pai, o Imperador Carlos V da Alemanha e I da Espanha, que pretendia ser enterrado junto com a sua esposa Isabel de Portugal e com toda a sua nova dinastia.

Normalmente, costuma-se combinar uma viagem ao mosteiro com uma paragem no Vale dos Caídos, um polémico monumento (encomendado pelo ditador espanhol Francisco Franco) para homenagear aqueles que morreram durante a Guerra Civil Espanhola.

Excursão: ao Mosteiro de El Escorial e Vale dos Caídos, partindo de Madrid

Toledo

Toledo está localizado a 73 km de distância de Madrid.

É uma cidade com uma longa história desde os tempos romanos, e que agora é conhecida como a Cidade das Três Culturas por conter monumentos das culturas muçulmana, judaica e cristã.

Toledo

O grande atrativo de Toledo é que conseguiu preservar sua configuração histórica. Visita também o interior da Catedral de Toledo e da mesquita de Cristo de la Luz.

Segóvia

A cidade de Segóvia, está localizada a 86 km, pertence à comunidade autônoma de Castela e Leão e está localizada na base da Serra de Guadarrama. Diz-se que Segóvia foi povoada à 60.000 anos, por Neandertais.

Segóvia Roteiro 2 dias em Madrid

É uma cidade pequena, ideal para andar a pé, a percorrer as suas ruas.

Em 1985, tanto a cidade velha de Segóvia como aqueduto, foram declarados Património da Humanidade pela Unesco.

Ávila

Situada 88 km a noroeste de Madrid, a cidade de Ávila, é conhecida por suas formidáveis ​​muralhas medievais que circundam o centro histórico da cidade.

Foi declarada Património da Humanidade pela Unesco.

Dentro das muralhas perfeitamente preservadas, o tempo parece ter parado. O interior de Ávila preserva um passado rico passado recheado de palácios renascentistas, edifícios medievais e igrejas românicas (dentro e fora da muralha).

Ávila

No entanto, o apogeu de Ávila veio no século XVI, quando o espírito místico de Santa Teresa de Jesus fez dela um importante destino de peregrinação.

Igualmente inspirador é o cenário natural, já que a cidade fica em um planalto protegido pelo sopé da Serra de Gredo.

Excursão de Madrid para Ávila e Segóvia.

Quando visitar Madrid

A melhor época para visitar Madrid é durante os meses de setembro a novembro ou de março a maio, quando as temperaturas amenas sopram pela cidade, dando-lhe vida.

O pico da temporada turística é o verão, apesar do calor quase insuportável, mas muitos madrilenos fecham as lojas nesta época do ano e tiram férias.

Como movimentar em Madrid

A melhor maneira de te movimentares por Madrid é de metro. Algumas linhas de metro estendem-se ao norte até o Aeroporto Madrid-Barajas (MAD), bem como aos subúrbios e ao sul da cidade.

Os autocarros são sempre uma boa opção, assim como os táxis com taxímetro, que podem ser chamados na rua ou encontrados em paragens pela cidade.

Alugar um carro é outra alternativa, mas lembra-te que é quase sempre hora de ponta em Madrid.

Para ir do aeroporto à cidade, podes apanhar o metro (linha 8) por 4,50 a 5 euros. Os táxis cobram uma tarifa única de 30 euros.

Metro

O sistema de metro de Madrid é limpo, fácil de usar e extenso.

É constituído por 12 rotas numeradas e codificadas por cores, que transportam passageiros tanto para o centro da cidade, como para o aeroporto e subúrbios.

As tarifas só de ida mais barata custam 1,50 ou 2 euros.

Se estas a contar usar o metro deves adquirir um Cartão de Turismo para o número de dias que estás a pensar ficar pela cidade. Os cartões são vendidos em quantidades de um, dois, três, quatro, cinco e sete dias.

O custo dos cartões varia de 8,40 euros a 35,40 euros para viagens na Zona A (as principais atrações e bairros populares de Madrid estão localizados na Zona A).

O metro está aberto diariamente das 6h à 1h30. Os bilhetes podem ser adquiridos em todas as estações de metro.

Autocarros

Existem mais de 200 linhas de autocarros na cidade. Os bilhetes são só de ida e a mais barata custa 1,50 euros.

Os bilhetes são comprados dentro dos autocarros. Normalmente, os autocarros operam de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 23h30, e nos fins de semana, das 7h00 às 23h00.

Os autocarros noturnos da cidade, que operam a partir das 23h30 até altas horas da madrugada, são especialmente úteis para turistas que desejam vivenciar a vida noturna de Madrid.

Há também serviço de autocarro 24 horas, do aeroporto para o centro da cidade.

Táxi

Podes chamar táxis com taxímetro na rua ou encontrá-los em filas em Madrid. O taxímetro começa em cerca de 2 euros e adiciona um euro ou mais por cada quilometro percorrido.

Um aviso: certifique-se de que o taxímetro está ligado. Deves usar apenas os táxis oficiais: são brancos, com o emblema da cidade e uma faixa diagonal vermelha nas portas do lado do motorista e do passageiro.

A Uber também funciona em Madrid.

Carro

Embora não seja a melhor maneira para te movimentares (muito trânsito, motoristas impacientes, altas taxas de estacionamento), alugar um carro é outra opção. As rent a car têm escritórios no aeroporto e na cidade.

Shuttle Transfer: Aeroporto de Madrid para o centro da cidade.

Onde ficar em Madrid

Plaza Mayor Suites & Apartments – Apartamento de 3 estrelas com kitchenette. Plaza Mayor a 0,3 km.

ibis Madrid Calle Alcala – Hotel com restaurante. Estadio Wanda Metropolitano a 2,9 km.

Hotel Regina – Hotel perto de lojas com restaurante, perto do aeroporto e perto de Gran Vía.

Hotel Riu Plaza España – Hotel de 4 estrelas com 2 bares/lounges. Gran Vía a 0,1 km.

Viagens:

Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda.

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget.

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator.

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *