Roteiro de 2 dias em Sevilha, Espanha
Roteiro de 2 dias em Sevilha, a quarta maior cidade de Espanha, a capital da Andaluzia e uma das regiões mais bonitas da Espanha. Um destino europeu de extrema beleza.
Situa-se no sul da Espanha, nas margens do rio Guadalquivir. O Guadalquivir é navegável desde Sevilha até Sanlúcar de Barrameda.
Reza a lenda que Sevilha foi fundada por Hércules e as suas origens estão ligadas à civilização Tartessian.
Sob domínio dos romanos, era chamada de Hispalis e pelos mouros, de Seville Isbiliya.
A catedral de Sevilha é a maior igreja gótica da cristandade, com uma torre majestosa que foi outrora, o minarete de uma grande mesquita.
Outra relíquia do passado mouro é o Alcázar, que deslumbra com sua decoração mudéjar suntuosa e jardins exuberantes.
Aproveita para passear pelo belo Parque de María Luisa e aproveita o sol na Plaza de España, a praça mais elegante de Sevilha.
Dia 1
Catedral de Sevilha
A Catedral de Sevilha foi construída entre 1402 e 1506 no local da mesquita principal da cidade.
Classificada como Património Mundial da UNESCO, a Catedral de Sevilha é a maior catedral gótica da cristandade.
Torre Giralda
A Torre Giralda, é considerada a emblema de Sevilha, tem 93 metros de altura.
Era originalmente o minarete da mesquita construída no século XII pelos governantes mouros.
Capilla Mayor
A Capilla Mayor (Capela Principal) é considerada uma obra-prima da talha gótica.
No centro, encontra-se uma imagem de prata da Virgen de la Sede, rodeada por 45 cenas da Vida de Cristo e da Vida da Virgem.
Atrás da Capilla Mayor está a Capilla Real (Capela Real). Construída entre 1551 e 1575, esta capela renascentista, contém os túmulos reais.
Localizada a leste do Pátio de los Naranjos está a Biblioteca Colombina.
Biblioteca Colombina
O filho de Cristóvão Colombo, Hernando Colón, reuniu a coleção desta biblioteca entre 1496 e 1539.
É uma das mais importantes coleções da era renascentista em Espanha, com especial destaque para os escritos humanistas da Idade de Ouro.
Um dos itens mais notáveis da coleção é o Libro de las Profecías, uma biografia de Cristóvão Colombo.
Um tour pela Catedral e pelo Alcázar é a melhor maneira de apreciar esta magnífica catedral.
Segue para a Casa Lonja, que abriga o Archivo de Indias, um arquivo de documentos dos anos coloniais da Espanha no Novo Mundo.
Arquivo Geral das Índias (Archivo de Indias)
O Arquivo Geral das Índias localiza-se, entre a Sé Catedral e o Alcázar.
É a instituição responsável pela guarda e conservação de todos os documentos relativos às colônias espanholas.
Abrange mais de três séculos de história de um vasto território, que inclui o continente americano e também as Filipinas.
É possivel visitar a coleção permanente e as exposições temporárias, que são organizadas de tempos em tempos.
Horário de funcionamento
- Inverno (de 16 de setembro a 15 de junho): segunda a sexta, das 8h00 às 15h00.
- Verão (de 15 de junho a 16 de setembro): segunda a sexta, das 8h00 às 14h30.
Exposições:
- Segunda a sábado, das 9h30 às 17h;
- Domingo e feriados públicos das 10: 00h às 14: 00h.
Real Alcázar de Sevilla
Construído no século X, o Real Alcázar foi originalmente a fortaleza medieval dos governantes mouros e mais tarde dos reis cristãos.
Em 1987, foi declarado Património Mundial da UNESCO.
Reserva bastante tempo para explorar os jardins bem cuidados, repletos de palmeiras, laranjeiras e rosas coloridas.
No tradicional estilo andaluz, os pátios, as piscinas decorativas e as fontes refrescantes são as peças centrais dos jardins.
O Alcázar de Sevilha foi usado como cenário para os Jardins Aquáticos de Dorne, a residência principal do Príncipe Doran Martell, da famosa série A Guerra dos Tronos.
Aproveita ao máximo a tua visita a este palácio declarado pela UNESCO numa visita guiada.
Barrio Santa Cruz
O Barrio de Santa Cruz, situado entre a catedral e o Alcázar de Sevilha, é um dos lugares mais bonitos de Sevilha.
Durante a era medieval sob o domínio mouro, este bairro foi o Judería (bairro judeu). Numa altura em que muitas das igrejas do bairro eram originalmente sinagogas.
Este bairro medieval é caracterizado pelas suas ruas de pedestres labirínticas, casas caiadas de branco com pátios andaluzes e praças pitorescas com cafés ao ar livre.
O Barrio Santa Cruz possui dois museus notáveis:
- o Centro de Interpretación Judería de Sevilla (Calle Ximenez Encisco 22A), que ilustra a história dos sefarditas da cidade (judeus espanhóis);
- o Hospital de los Venerables Sacerdotes (8 Plaza de los Venerables), um hospital do século XVII para padres aposentados, que agora abriga a coleção da Fundación Focus Abengoa de pinturas e esculturas espanholas.
Para uma excelente vista da catedral, dirige-te à Plaza del Patio de Banderas.
Parque Maria Luisa e Plaza de España
Inserida dentro do Parque de María Luisa, a Plaza de España é um dos marcos mais impressionantes de Sevilha devido à sua escala e grandeza.
Este edifício semicircular faz uma curva, seguindo a forma do canal que atravessa a praça.
É possível alugar um barco a remo para conhecer a “Veneza de Sevilha” ou optar por um passeio igualmente romântico de carruagem, puxada por cavalos pelo parque.
Este amplo e belo espaço verde foi criado pela Infanta María Luisa Fernanda de Borbón. O terreno está repleto de palmeiras exóticas, laranjeiras e pinheiros.
Dia 2
Os autocarros hop on hop off partem junto da Torre del Oro e perto do lugar de onde podes fazer um cruzeiro no rio.
Torre del Oro
A Torre del Oro é uma torre de vigia (atalaia) com 36 metros de altura, situada na margem esquerda do rio Guadalquivir, junto à praça de touros da Real Maestranza.
Foi declarado monumento histórico-artístico em 1931.
Horário de funcionamento
- De segunda a sexta: das 09:30 h às 18:45 h.
- Sábado e domingo: 10: 30-18: 45.
Preço: 3 €.
Plaza de Toros de la Maestranza
A Plaza de Toros de la Maestranza de Caballería de Sevilla, foi construída em 1761.
É uma das melhores e maiores praças de touros de Espanha. Tem capacidade para cerca de 12.500 espectadores.
É um marco emblemático de Sevilha e da sua famosa tradição tauromáquica.
O design é distintamente barroco, com um anel oval que o torna única entre as praças de touros espanholas. Os seus assentos arqueados fornecem sombra (bem-vinda) em dias de sol.
Dentro da praça de touros encontra-se um museu com uma coleção de trajes tradicionais de toureiro, bem como, fotografias e pinturas relacionadas à arte da tourada.
Também vale a pena ver a Capela dos toureiros, o local onde os toureiros rezam antes de entrarem na praça.
Bairro de Triana
Este bairro histórico de Sevilha semelhante ao Barrio Santa Cruz, o Barrio de Triana é um labirinto de ruas estreitas e becos.
O que distingue o Bairro de Triana é o seu património, como bairro tradicional de oleiros, bem como a sua comunidade cigana.
Durante séculos, as gentes deste bairro utilizaram o barro das margens do rio Guadalquivir para criar autênticas peças de cerâmicas andaluzas.
As oficinas de cerâmica do Barrio de Triana, localizadas principalmente na Calle Callao, na Calle Antillano Campos e na Calle Alfareria, são especialmente conhecidas por seus azulejos finos, ladrilhos de cerâmica vidrados adornados com padrões geométricos coloridos
Uma curiosidade: foi a partir deste bairro próximo da ponte de San Telmo, que Magalhães partiu para sua a viagem ao redor do mundo.
Metropol Parasol
Situado na central Plaza de la Encarnación, o Metropol Parasol, popularmente conhecido como Cogumelos da Encarnação, é uma estrutura de madeira com duas colunas de cimento, que sustentam os elevadores de acesso ao miradouro.
Foi o projeto vencedor de um concurso aberto pela Câmara Municipal de Sevilha, para a reabilitação da praça em que se encontra.
O seu designer foi o arquiteto de Berlim, Jürgen Mayer.
A estrutura consiste em seis grandes guarda-sóis em forma de cogumelo, cujo design é inspirado nos arcos da catedral de Sevilha e na ¨ficus¨ da vizinha Plaza del Cristo de Burgos.
Como chegar a Sevilha
Sevilha está bem conectada a todas as principais cidades da Europa. Podes chegar de avião, apanhar um comboio ou um autocarro.
De comboio e autocarro
Não é possivel apanhar um comboio direto de Lisboa para Sevilha. Primeiro precisas apanhar um comboio para Faro, na região do Algarve.
Os comboios partem diariamente do principal terminal ferroviário localizado perto do aeroporto, Lisboa Oriente. Chegam a Faro em cerca de três horas.
Assim que chegares à estação ferroviária de Faro, terás de caminhar cerca de 150 metros até ao terminal rodoviário de Faro.
A viagem de autocarro de Faro a Sevilha demora cerca de duas horas e 45 minutos e os bilhetes comprados com antecedência podem custar apenas 1 euro.
A combinação de comboio e autocarro é ideal para os visitantes que pretendem visitar Faro ou a região do Algarve de qualquer forma.
É uma área especialmente animada durante os meses de verão.
Passa um ou dois dias relaxando nas praias do Algarve, antes de cruzar a fronteira e seguir para Sevilha.
Outras opções: seguir de comboio de Lisboa para Madrid ou de Lisboa para Salamanca. Ambos oferecem ligação para Sevilha, embora demorem mais e custem mais dinheiro.
De avião
A forma mais rápida de chegar a Sevilha é reservando um voo.
Companhias aéreas de baixo custo como a RyanAir e a TAP Portugal permitem encontrar passagens aéreas ao preço das viagens de autocarro.
O aeroporto de Sevilha está localizado a cerca de 11 quilómetros do centro da cidade.
Autocarro
Existem 2 estações rodoviárias principais em Sevilha localizadas no centro da cidade.
A estação de autocarros de Prado de San Sebastian serve autocarros regionais enquanto que, a estação de autocarro Plaza de Armas, serve autocarros nacionais e internacionais.
A viagem de Lisboa a Sevilha, normalmente dura sete horas e meia. Se apanhares um autocarro noturno, como evitam o trânsito e fazem menos paragens, podem chegar em cinco horas e meia (o autocarro sai às 3 da manhã).
Verifica os horários e compra os ingressos usando o FlixBus.
Os autocarros partem de Lisboa na Estação do Oriente perto do aeroporto e chegam a Sevilha na central Plaza de Armas.
Carro
Saindo de Lisboa, podes seguir em direção a Évora, passar pela cidade espanhola de Mérida e finalmente, seguir para sul em direção a Sevilha.
A viagem inteira dura cerca de cinco horas.
Também podes planear ficar um ou dois dias extras em Évora, a capital da região vinícola do Alentejo.
Em alternativa, podes dirigir para sul em direção a Faro, no Algarve.
Como ir do Aeroporto de Sevilha para o cento da cidade
Autocarro
O transporte público é uma opção mais barata para chegar ao centro da cidade.
A viagem do aeroporto ao centro demora cerca de 30 minutos e custa cerca de 8 euros por pessoa.
Transferes
Os transferes são uma maneira eficiente e confortável, para ir do aeroporto ao centro da cidade ou mesmo até ao hotel.
Demoram cerca de 15 a 20 minutos, para chegar ao centro da cidade.
Como movimentar em Sevilha
Ao visitar Sevilha, na maioria das vezes e principalmente no centro histórico, caminhar é a melhor solução, uma vez que as atrações se encontram próximas umas das outras.
Mas, se caminhar o dia todo não é uma opção para ti por qualquer motivo, então podes usar o transporte público de Sevilha.
No centro de Sevilha, as duas melhores opções são o autocarro e o metro de superfície (tram).
O autocarro também é uma excelente forma de te movimentares pela cidade, pois existem percursos e paragens por toda a cidade.
Compra um cartão Tarjeta Multiviaje recarregável ou um dos cartões turísticos, porque é compensa mais, do que comprar um bilhete de viagem simples (€ 1,40) a bordo.
Existe apenas uma linha de tram em Sevilha. A linha T1 atravessa o coração de Sevilha, desde a Plaza Nueva a San Bernado, parando entre muitos dos destaques de Sevilha. O bilhete custa € 1,20.
Onde ficar em Sevilha
Hotel Madrid Sevilla – Hotel no centro da cidade com bar/lounge, junto a um centro comercial e perto de Estrutura em Madeira Metropol Parasol.
Come to Sevilla – Casa de Mariana – Apartamento de 4 estrelas com kitchenette. Torre de Giralda a 0,1 km.
Casual de las Letras Sevilla – Hotel boutique. Estrutura em Madeira Metropol Parasol ao virar da esquina.
Hotel Sevilla Center – Hotel de 4 estrelas com restaurante. Plaza de España a 1,4 km.
Melhor época para visitar Sevilha
Nos meses de março e abril, Sevilha realiza a Semana Santa, juntamente com a Feria de Abril.
O primeiro é um festival católico romano com desfiles e eventos, enquanto que o último é um carnaval de seis dias.
Visitar Sevilha nessa época do ano é algo especial e único, mas fica ciente de que a cidade estará absolutamente lotada.
O clima em Sevilha é melhor nos meses de maio e junho.
Sevilha também é bastante agradável durante o inverno, pois nunca atinge as baixas temperaturas encontradas em outras partes da Europa.
Tenta evitar os meses de verão, julho e agosto porque a cidade é atingida por um calor sufocante.
Viagens:
A Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.
Alojamento:
Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda
Rent a car:
Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget
Excursões:
Reserve excursões e passeios turísticos com Viator
Agência de viagens:
Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.
One Comment
Pingback: