Espanha,  Europa,  Roteiros

O que fazer em Menorca

O que fazer em Menorca ou Minorca, a ilha mais setentrional e oriental das Baleares, com um importante património histórico e cultural.

Considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO, a tranquila Menorca é um autêntico paraiso, que conta com mais de 200 quilómetros de costa, 70 praias de grande beleza e uma temperatura média que durante o Verão não costuma ultrapassar os 30ºC.

O que fazer em Menorca

Foi precisamente a sua localização estratégica para controlar o comércio em águas mediterrâneas, que condenou a Menorca a episódios de pirataria e a sucessivas invasões.

Atualmente, esse passado eclético e convulso converteu-se em parte do seu encanto, forjando uma personalidade única.

Menorca para famílias

As férias em família em Menorca são perfeitas para quem procura tranquilidade. A ilha possui impressionantes praias de areia branca, com as lindas águas rasas e quentes do Mediterrâneo, perfeitas para os pequenos.

Não te esqueças de provar o seu afamado queijo mahonés e de calçar as suas icónicas avarques (alpargatas menorquinas).

Desfruta do seu ritmo pausado, onde a pressa não faz parte do seu vocabulário.

Férias e viagens baratas em Menorca.

Combinados Menorca. Viagem combinada de 2 ou mais destinos, de forma totalmente flexível e personalizável.

Encontra o teu voo + hotel em Menorca com o melhor preço.

Férias em Menorca com ofertas Tudo Incluído.

Como te deslocares pela ilha

De carro

A melhor opção para visitar Menorca é sem dúvida alugar um carro. Uma grande estrada atravessa a ilha de leste a oeste, de Mahon a Ciutadella. Demora cerca de 45 minutos entre as duas. A partir desta estrada principal, estradas secundárias irão levar-te até às estâncias balneares.

Não existe uma rota circular à volta da ilha, pelo menos não para automóveis. Para ir de uma cidade para outra, é sempre necessário regressar à estrada principal.

Assim, levarás 25 minutos a chegar a Cala Galdana a partir de Ciutadella, mas 40 minutos de Cala Galdana a Cala en Porter.

De autocarro

A rede de autocarros está bem estabelecida. A viagem de Mahon e Ciutadella demora cerca de uma hora e demora cerca de 35 minutos para viajar de Ciutadella até Cala Galdena.

Por outro lado, as viagens entre cidades costeiras são difíceis. Chegam a demorar pelo menos 2 horas.

A melhor opção para visitar Menorca é sem dúvida alugar um carro. Assim que chegares, aluga o carro no aeroporto e quando voltares no fim das tuas férias, podes deixar o carro de novo no aeroporto.

Menorca não é exatamente conhecida pelos seus transportes públicos, por isso, se estiver com pouco tempo, o melhor é não estar dependente dos horários dos transportes públicos. 

O aeroporto de Menorca fica na sua capital, Mahon.

Excursões, ingressos, atividades e coisas para fazer em Menorca

Passeio de barco de meio dia para 10 praias do sul de Menorca

Excursão de catamarã de meio dia em Minorca

Passeio de Caiaque na Reserva Marinha!

Catamarã Sunset Trip em Menorca

Mahón

Mahón ou Maó, a capital da ilha de Menorca, deve o seu nome do general cartaginês Mago Barca, irmão do famoso Hannibal, que fundou a cidade no século III AC.

Desde então, a sua posição estratégica e o facto de estar protegida por um porto natural com seis quilómetros de comprimento – o segundo maior da Europa – tornou a cidade portuária altamente cobiçada por numerosas civilizações ao longo da história.

O que fazer em Menorca Mahon

O coração de Mahón é o seu porto natural, o maior do Mediterrâneo, que pode ser explorado através de um belo passeio marítimo repleto de terraços, restaurantes e clubes nocturnos.

Maravilha-te com os enormes navios de cruzeiro que se encontram no porto, as pequenas casas brancas empoleiradas nas falésias e as duas ilhas que se encontram no meio do porto: Illa del Rei e Illa del Llatzeret.

Mahon não é uma cidade grande e pode ser visitada em poucas horas.

Menorca é mais conhecida por suas calas (enseadas) de água turquesa.

Cala Macarella

A Cala Macarella é provavelmente um dos paraísos mais espetaculares de Minorca.

O que fazer em Menorca Macarella

Esta pequena praia, escondida entre as rochas, tem uma das águas mais turquesa do Mediterrâneo e areia branca fina, perfeita para banhos de sol durante horas.

Como chegar à Cala Macarella

O acesso a algumas das enseadas desconhecidas da Menorca pode ser complicado e por vezes só é possível por mar.

É muito fácil de lá chegar. No entanto, as opções variam consoante se pretendes visitá-la na época alta (os meses de Verão) ou na época baixa.

O estacionamento mais próximo encontra-se fechado de maio a outubro e geralmente está esgotado.

Como chegar a Cala Macarella a pé

Se quiseres dar um mergulho nas águas cristalinas de Macarella, tenta alcançar a enseada a pé.

Levarás cerca de 30 ou 40 minutos num belo passeio pelos pinheiros, seguindo uma das etapas do Camí de Cavalls que circunda a ilha.

O caminho é muito simples e fácil de percorrer, por isso não há desculpas para não o experimentares.

O caminho começa em Cala Galdana. Podes deixar o teu carro no parque de estacionamento público ou até ir de autocarro desde Mahón, Ciutadella, Alaior, Es Mercadal e Ferreries.

Como chegar a Cala Macarella de autocarro

Ir de autocarro até Cala Macarella é uma opção confortável, rápida e sustentável. A viagem demora apenas meia hora e, só se tem de caminhar 10 minutos para chegar à praia.

A partida é de Ciutadella na Via Perimetral (embora na época alta também parta de Plaça Pins). Os autocarros são confortáveis, modernos e têm um compartimento de bagagem para que possas guardar o seu guarda-chuva, mala, cadeira… e tudo o que levas para a praia.

Cala Macarelleta

A sua areia branca fina, as falésias e o azul turquesa do mar fazem dela uma das enseadas mais fotografadas da Menorca.

Está localizada no sul da Menorca, mesmo ao lado de Macarella.

O que fazer em Menorca Macarelleta

Podes chegar a pé desde Cala Galdana (cerca de 30 minutos), de carro desde Ciutadella (Camino playas del Sud) ou por mar. Como a Cala Macarelleta é a irmã mais nova de Macarella também podes chegar lá facilmente caminhando de uma para outra.

Ambas têm a mesma água mediterrânica quente e transparente, mas esta é uma praia de nudistas.

Esta última opção é a mais confortável e uma grande experiência! É possivel apanhar um barco em Cala Galdana (Taxi Mar) que te vai levar e buscar.

Desde Ciutadella (Rutas Marírtimas de La Cruz), partem excursões para visitar as enseadas mais emblemáticas do Sul da Menorca, incluindo Cala Macarelleta.

Deves ter em conta que se trata de uma praia virgem não supervisionada.

A diferença é que a Macarella tem um chiringuito (bar de praia) onde podes comer e beber, e na Macarelleta não há qualquer tipo de apoio de praia.

Cala Pregonda

A Cala Pregonda é uma das enseadas mais bonitas da ilha. A caminhada de 30 minutos desde Binimel-là (ao norte de Mercadal) é compensada pelos contrastes da cor turquesa, e do ocre e branco da sua areia e rochas.

Pregonda

É uma enseada quase virgem, sem serviços, pelo que é aconselhável levar contigo algo para comer e bebidas refrescantes.

Cala Mitjana e Mitjaneta

As Calas Mitjana e Mitjaneta são, graças às suas características, um claro exemplo da beleza das enseadas da costa sul da ilha.

Aqui nestas praias podemos sentir o suave traço das suas finas areias brancas, envoltas em pinheiros e rodeadas por falésias de pedra calcária. Estas enseadas ainda preservam a sua condição virgem.

O que fazer em Menorca Mitjana

Também nos oferece a oportunidade de visitar uma antiga pedreira de marés nos arredores.

Para aceder a estas enseadas, devemos tomar a estrada em direção a Cala Galdana até quase chegarmos à zona residencial.

No caminho do parque de estacionamento até à costa podemos observar antigos fornos de cal, cabanas de pedra para o refúgio do gado, armazéns de carvão e outros aspectos da vida rural minorca.

Cala en Turqueta

Esta praia é um verdadeiro tesouro natural. O seu nome refere-se claramente à cor turquesa das suas águas cristalinas. É, sem qualquer dúvida, uma das mais belas praias virgens da ilha.

Cala en Turqueta

As suas areias são finas com tons brancos e por vezes aparecem cobertas de posidonia, uma planta marinha que nos informa sobre o bom estado de conservação da praia.

Nos arredores podemos visitar a Talaya d’Artrutx; uma torre de vigia que desfruta de uma vista majestosa sobre a costa.

Esta praia é bastante concorrida devido ao facto de ser de fácil acesso de carro, já que o parque de estacionamento fica a poucos metros da costa.

Podes chegar a este paraíso, partindo do centro de Ciutadella em direcção à estrada rural de Sant Joan de Missa.

Cala Galdana

A Cala Galdana, é a primeira praia que se encontra, que tem a cidade com o mesmo nome.

Cala Galdana

Esta enseada é menos isolada uma vez que, faz parte de uma área urbana.

Dica: chega cedo para evitar multidões. Além disso, algumas enseadas como Cala Turqueta têm estacionamento limitado; se não chegares cedo, é quase impossível de a visitar.

Ciutadella

Ciutadella é uma cidade mais bonita e mais animada que Mahon.

Ciutadella foi durante muitos anos a capital de Menorca.

Toda a cidade possui edifícios de interesse histórico e cultural em muito bom estado de conservação e, graças a isso em 1964, a cidade foi declarada como um conjunto histórico-artístico.

Ciudadella

Apesar das boas condições dos edifícios, a cidade foi destruída em 1558 durante uma pilhagem turca (esse ano é lembrado como Any de sa Desgràcia), por isso teve que ser reconstruída.

Porto de Ciutadella

O porto de Ciutadella é imperdível.

Ciudadella

Ao longo do porto, existem dezenas de bares e restaurantes com esplanadas, onde pode comer especialidades de Menorca, além de pizzas, tapas e sanduíches.

Rua Ses Voltes

A Rua Ses Voltes, também conhecida como Rua Josep Maria Quadrado, é possivelmente a rua mais visitada e movimentada de Ciutadella.

Ses Voltes começa na Praça da Catedral e, ao longo da rua, encontram-se lojas e restaurantes de todos os tipos. Se estás procurando Avarcas de Menorca, é um bom lugar para as comprar.

Catedral de Santa Maria de Ciutadella

A Catedral de Santa Maria de Ciutadella é um edifício de estilo gótico catalão, construído entre os séculos XIII e XIV.

Ciudadella

A catedral encontra-se numa área turística e muito movimentada, ao lado da rua comercial Ses Voltes. A visita é gratuita, embora devas evitar as horas em que as missas são celebradas.

Farol de sa Farola

O antigo farol de sa Farola, com mais de 150 anos, preside a entrada do porto de Ciutadella. A casa deste farol ainda é a casa do responsável pelos três faróis de Cituadella (Artrutx, Punta Nati e Sa Farola).

Se visitares o farol, poderás caminhar pela orla marítima de Sa Farola, com duas ciclovias que levam a Cala en Blanes ou Cala En Brut.

Bodega Binifadet

Visita a Bodega Binifadet, uma das adegas mais importantes de Menorca.

Além de passeios, eles têm um ótimo restaurante que serve comida saudável, preparada com ingredientes locais, que eles chamam de “Km 0”.

Binibequer Vell

Binibequer Vell faz lembrar as casas brancas na Andaluzia, todas interligadas por passagens intrincadas.

Binibequer Vell

Os habitantes deste lugar peculiar estão realmente preocupados com os enxames de turistas que todos os anos perturbam a sua paz, por isso não estranhes que ao longo do “poblado” se encontrem sinais de “silêncio, por favor”.

Perto de Binibequer Vell, encontra-se a Cova d’en Xoroi que é provavelmente o lugar mais visitado de Menorca.

Cova d’en Xoroi

Cova d’en Xoroi situa-se numa falésia a cerca de cem metros do mar, formada por um labirinto de grutas e corredores separados por diversas galerias e enormes escadarias.

Cova en Xoroi

E é aqui, qual varanda privilegiada e única, que se consegue ver, o mais espetacular pôr do sol da ilha.

É também desta janela com vista para o imenso e profundo azul do mar Mediterrâneo, que, dependendo da luz do sol, é possível ver também a ilha vizinha de Maiorca.

Cova en Xoroi

Segue em direção a norte até à vila piscatória de Fornells, um bom lugar para dar um passeio e tomar uma bebida ao ar livre numa terraza.

Perto de Fornells fica o Cap de Cavallaria, onde se encontra um farol que é outro local popular para assistir ao pôr do sol.

Farol

Muitas pessoas vão para lá, mas o espaço não é tão congestionado como acontece na Cova d’en Xoroi, por isso não é tão sufocante.

Cami de Cavalls

Há uma longa caminhada que percorre toda a ilha: o Cami de Cavalls. Este antigo “caminho para cavalos” teve primeiro uma utilização militar. Percorre toda a costa da ilha e foi patrulhada por soldados a cavalo, daí o nome.

Ainda se pode cavalgar ao longo do caminho com um cavalo! O Cami de Cavalls também pode ser explorado a pé ou de bicicleta.

Se estiveres a caminhar, levarias cerca de 7 dias a completar o trilho, mas podes decidir experimentar apenas um ou mais dos seus 20 segmentos.

Quando ir a Menorca

No verão (final de junho a agosto) a ilha costuma ficar muito movimentada, por isso a melhor altura para a visitar é durante primavera (abril a início de junho) ou durante o outono (setembro a início de outubro), enquanto o tempo ainda estiver quente o suficiente para nadar, caminhar e aproveitar os caminhos costeiros.

Os voos internacionais são reduzidos durante o inverno, o que pode dificultar a visita.

Chegar a Menorca

Uma vez que se trata de uma ilha, apenas podemos chegar a Menorca de avião ou de ferry.

Os voos aterram no aeroporto de Mahon.

É possível apanhar um barco em Espanha continental ou em Mallorca (Alcudia), que irá desembar na Ciutadella. Se quiseres visitar várias das Ilhas Baleares, é proibido levar um carro de aluguer de uma ilha para o outra.

Onde ficar em Menorca

Sol Milanos Pinguinos – O Sol Milanos Pingüinos está situado na Praia de Son Bou. Este hotel bem equipado disponibiliza uma ampla piscina de estilo lagoa e quartos com varandas.

Meliá Cala Galdana – O Meliá Cala Galdana situa-se apenas a 5 minutos a pé do centro de Cala Galdana, onde há uma seleção de lojas, bares e cafés. O resort está rodeado por pinhais e as bonitas enseadas de La Serpentona e Sant Francesc ficam a menos de 5 km.

Carema Beach Menorca – Situado em frente à praia de Cala’n Bosch, o Carema Beach Menorca disponibiliza quartos e apartamentos com uma piscina exterior partilhada e um terraço para banhos de sol.

Sol Beach House Menorca – O Sol Beach House Menorca Adults Only está localizado entre as Praias de Santo Tomás e San Adeodato, a 30 minutos de carro do Aeroporto de Menorca.

Barceló Hamilton Menorca Adults Only – O Barceló Hamilton, apenas para adultos, fica a 10 km da Praia de Punta Prima, no porto natural de Maó.

O que fazer em Menorca

Menorca é a ilha ideal para descansar e relaxar, situada a poucas horas de voo. Estás a pensar ir para que zona de Maiorca? Tens alguma praia favorita? Deixa a resposta nos comentários.

Queres ver mais? Vê o nosso Instagram aqui, o nosso Facebook aqui e o nosso Pinterest aqui.

Gostaste deste post? Porque não guardá-lo no Pinterest?!

Viagens:

Edreams procura viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *