Europa,  Portugal,  Roteiros

O que visitar em Monsanto, Portugal

O que visitar em Monsanto, a aldeia histórica situada no concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, na região da Beira Baixa.

o que visitar em Monsanto

Monsanto ou Monsanto da Beira, ergue-se no topo de uma colina a cerca de 763 metros de altitude, oferecendo vistas fantástica que se estendem até à fronteira com Espanha.

Um pouco da História de Monsanto

A sua posição foi desde os tempos pré-históricos, uma posição estratégica de extrema importância.

Entre os séculos V e XI, oram encontradas evidências da presença de romanos, bem como de árabes e visigodos.

Em 1165, o primeiro rei português Afonso Henriques, também chamado de Afonso I, e cognominado de “o Conquistador”, entregou as terras aos Cavaleiros Templários, que ali construíram um castelo fortificado.

No entanto, na sequência de um litígio com a Ordem do Templo, a fortaleza ficou sob o domínio da Ordem de Santiago.

Monsanto

Como resultado de uma poderosa explosão no paiol de pólvora, o castelo foi quase completamente destruído. A sua forma atual é fruto de uma reconstrução, que ocorreu durante o século XIII.

Em 1938, a aldeia de Monsanto ganhou o título de “aldeia mais portuguesa de Portugal”, sendo considerada um museu vivo.

Informações úteis

Visita a aldeia de Monsanto na época baixa, uma vez que na época alta, chegam os autocarros turísticos e pode ficar rapidamente cheio de turistas.

Provavelmente chegarás a Monsanto de carro. Na aldeia existem apenas alguns (pequenos) sítios disponíveis para estacionar.

Há apenas um restaurante, por isso é melhor reservar com antecedência, mesmo na época baixa

Além do restaurante, há outras opções como: alguns cafés abertos durante todo o ano e uma pequena tasca com petiscos.

O que ver em Monsanto

Vale a pena passear pelas ruas íngremes conduzem ao coração da vila, onde casas de pedra com telhado vermelho se encontram encaixadas entre grandes blocos de granito, visitar o próprio castelo, as capelas implantadas no interior das suas muralhas e a vila de Monsanto.

De forma a apreciar totalmente o isolamento de Monsanto, escala os caminhos dos pastores até ao castelo abandonado no topo da colina, cujas paredes em ruínas oferecem vistas vertiginosas, em todas as direções.

Igreja Matriz de São Salvador

A Igreja Matriz de São Salvador ou Igreja Matriz de Monsanto é a principal igreja de Monsanto e um local de culto. Datada do século XV, foi construída para substituir a antiga Capela de São Miguel do Castelo.

Igreja Matriz Monsanto

É uma igreja relativamente pequena e discreta, construída em granito local.

Largo do Pelourinho

O Largo do Pelourinho é a antiga praça principal de Monsanto.

Antigamente, o Pelourinho era usado para prender e expor os infratores, amarrando-os com cordas em praça publica. Era também aqui, onde eram punidos os condenados, que eram declarados culpados pelo tribunal.

Nesta praça encontravam-se a Câmara Municipal original, bem como o Tribunal da aldeia, por isso era aqui que aconteciam todos os eventos importantes da aldeia.

Igreja da Misericórdia

Antes da construção da Igreja Matriz de São Salvador, a Igreja da Misericórdia, foi durante muito tempo, a Igreja Matriz da aldeia.

A sua construção remonta ao século XII, mas o edifício foi reconstruído e restaurado várias vezes desde então.

As duas alcovas que se encontram de cada lado da estátua na fachada, podem ser os restos de uma estrutura militar defensiva, anteriormente alojada nesta igreja.

Junto à entrada principal da igreja encontra-se uma janela, que pertence agora a uma sala mortuária, mas originalmente era o local onde as mulheres podiam deixar anonimamente os seus bebes indesejados.

Portas de Santo António

As Portas de Santo António foram durante séculos, a principal entrada da aldeia.

Esta entrada de rocha maciça foi construída durante a Guerra dos Sete Anos, que afetou Portugal em 1762. Durante esses tempos tumultuosos, à medida que cresciam os receios de outra invasão espanhola, o Rei de Portugal encarregou um general alemão chamado Conde de Lippe de reorganizar o exército e a defesa do Reino.

O Brasão Real de Portugal encontra-se por cima da porta, esculpido na rocha. Infelizmente, é uma réplica do original, pois o original foi roubado há alguns anos.

Se percorreres a estrada alcatroada durante cerca de 250 metros chegarás a uma antiga calçada romana pavimentada, que desce até ao santuário de São Pedro de Vir-a-Corça.

Torre do Relógio ou Torre de Lucano

A torre do Relógio, é uma torre sineira de granito do século XV. Foi construída inicialmente como uma torre de vigia, completando o sistema de defesa organizado em torno do Castelo de Monsanto.

Torre do Relógio

A torre tem uma estrutura quadrada e é pontuada por várias pequenas aberturas, que permitiam o uso de bestas e armas de fogo da época.

Agora assume o papel de torre sineira de todas as Igrejas de Monsanto, anunciando as horas, convocando a missa e informando a população sobre os nascimentos e mortes que acontecem na Vila.

A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal

O galo de prata no topo do telhado da Torre representa o prémio conquistado por Monsanto em 1938, quando a vila se tornou oficialmente “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”.

Sob o relógio da Torre encontra-se um pequeno painel de azulejos azuis, onde se pode ler “1940: Nossa Senhora Santa Maria foi concebida sem pecado original”.

Gruta

Até não muito tempo atrás, esta gruta era na verdade um chiqueiro.

Gruta

Depois de terminares a exploração da gruta, continua a caminhada colina acima, em direção ao castelo.

Castelo de Monsanto

Não muito longe da capela de São Miguel fica o Castelo de Monsanto. As melhores vistas da área circundante são do topo do castelo, mas para lá chegar, é necessário escalar a encosta acidentada.

O Castelo de Monsanto foi construído em 1171, quando foi oferecido o foral à povoação por Afonso I. No entanto, há quem acredite, que o cume da montanha foi fortificado muito antes pelos Visigodos e pelos mouros.

Castelo Monsanto o que visitar em Monsanto

Em 1172, o castelo foi entregue à Ordem de Santiago, responsável por governar e defender a região.

A entrada no castelo é feita por uma casa de sentinela e depois por um conjunto de portões.

As escadas íngremes levam-te até ao topo das muralhas do castelo. A vista é realmente magnífica, mas é necessário muita atenção porque não há guarda-corpos e pode haver ventos fortes.

Marco Geodésico

O marco geodésico é o local de onde terás a melhor vista do interior do Castelo.

O marco termina a uma altitude de 758 metros. Daqui terás a vista mais espetacular de todo o monte de Monsanto.

À tua direita, consegues ver a Vila Baixa de São Salvador, facilmente identificável pela Torre do Relógio, com a vila de Relva atrás dela.

Depois de Relva, existe uma montanha rochosa chamada Serra da Moreirinha.

Ao fundo, irás ter uma longa montanha em forma de charuto: esta é a Serra da Estrela, que é a montanha mais alta de Portugal Continental.

No lado oposto, à tua esquerda, existe um grande lago, que é a barragem do Marechal Carmona.

Capela e Necrópole de São Miguel

As ruínas da Capela de São Miguel situam-se no topo da colina, junto ao castelo, construída num local sagrado.

Capela São Miguel

A necrópole data do século IX e é anterior a muitas das estruturas de granito que se encontram na aldeia. Possui uma série de sepulturas no seu interior e também em redor da capela.

Capela de Santa Maria

A Capela de Santa Maria também referida como a Senhora do Castelo, foi construída no final do século XVII, sobre uma capela medieval pré-existente.

Capela Santoa Maria o que visitar em Monsanto

Em 1704, foi completamente devastada durante a curta ocupação franco-espanhola do castelo.

Mais tarde serviu de armazém para o Castelo, até à explosão de 1814. só recentemente, a capela foi restaurada à sua forma atual.

Trilho PR5 Rota dos Barrocais

Um dos solares do séc. XVIII da aldeia é hoje posto de turismo e ponto de partida e de chegada do percurso pedestre PR5 Rota dos Barrocais.

O folheto não é especialmente útil, mas é o suficiente para te dar uma ideia aproximada do que esperar.

Como chegar a Monsanto

A melhor maneira de visitar Monsanto é de carro. Se não tiveres carro, podes alugar pela Logitravel.

Monsanto é difícil de alcançar através de transportes públicos.

Autocarro: há autocarros diretos desde Lisboa, Porto ou Coimbra para a cidade de Castelo Branco.

De lá terás que apanhar um táxi (1 hora) para Monsanto, ou apanhar um autocarro diário para Monsanto, que sai de Castelo Branco às 17h15 (apenas nos dias de semana).

Onde ficar em Monsanto

Taverna Lusitana

Casas da Villa- Monsanto

Quinta da Pedra Grande

Monsanto GeoHotel Escola

Casa do Chafariz

Viagens:

Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *