Europa,  Portugal

13 coisas para fazer na Ilha Terceira, Açores

Há tantas coisas que podes fazer na Ilha Terceira, mas estas são “só”, as melhores 13 coisas para fazer na Ilha Terceira.

História da Ilha Terceira

Descoberta oficialmente em 1439, a ilha foi originalmente chamada de Ilha de Jesus Cristo, até ser rebatizada de Ilha Terceira por ter sido a terceira ilha a ser descoberta.

13 coisas fazer na ilha terceira açores

No entanto, acredita-se que a ilha Terceira tenha descoberta antes disso. Há mais de cem anos que a ilha é mencionada na literatura, mas com vários nomes.

Onze anos após a descoberta, a Ilha Terceira começou a ser povoada por descendentes de portugueses.

Devido à sua localização privilegiada, na época dos descobrimentos, foi uma paragem importante para galeões que voltavam do novo mundo carregados de ouro, prata e especiarias.

Fundada no século XV, a principal cidade da Terceira, Angra do Heroísmo, foi por duas vezes, embora brevemente, a capital de Portugal.

Os mercadores e padres construíram palácios, ruas de calçada elegantes e casas coloridas, que hoje, fazem de Angra do Heroísmo, património mundial da Unesco.

Aproveita pelo menos 3 dias inteiros na ilha e explora as piscinas naturais, dezenas de deslumbrantes miradouros e até tens a oportunidade de explorar dentro de um vulcão extinto.

Aqui estão as 13 principais coisas a fazer na Ilha

Passeia pelo Centro da Cidade de Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é a capital e maior cidade da Terceira, onde se costumam ficar a maior parte dos turistas.

Angra do Heroísmo

Em 1983, o centro da cidade foi considerado como Património Mundial da UNESCO.

Explora o centro histórico com os seus belos edifícios de cores vivas e ruas estreitas de calçada. Há muitos museus, galerias e igrejas dignas de visita.

Relaxa no Jardim Duque da Terceira

Relaxa um pouco num banco do Jardim do Duque da Terceira. Um pequeno, mas atraente jardim botânico situado no centro da cidade, repleto de árvores, flores e arbustos de todo o mundo.

Depois de recuperares as energias, segue até às escadas atrás do jardim que conduzem ao Alto da Memória, um miradouro com vistas fantásticas sobre a cidade, sobre a praia e a zona portuária.

Caminhada no Monte Brasil

O Monte Brasil é um um antigo vulcão já extinto, uma península coberta por uma densa floresta repleta de flores na primavera, e possui um trilho que leva ao cume e ao miradouro.

Também é possivel dirigir até lá se não te apetecer ir a pé.

Monte Brasil

No topo, encontrarás uma vista deslumbrante, juntamente com uma grande cruz que comemora a descoberta da ilha em 1432, e algumas peças de artilharia desativadas, cortesia do Castelo de S. João Baptista ou Fortaleza de São João Baptista, que se encontra nas proximidades.

O forte foi construído nos finais do século XVI. É denominado formalmente como Prédio Militar nº 001/Angra do Heroísmo, e está ocupado pelo exército português.

Participando numa das visitas guiadas que normalmente decorrem de hora a hora, é possível visitar o seu interior.

Faz uma viagem de carro pela ilha

Tal como acontece em São Miguel, visitar a Terceira de carro oferece uma melhor experiencia e autonomia.

O transporte público é limitado e direcionado às necessidades dos habitantes locais.

Várias empresas alugam carros, por isso reserva aqui com antecedência.

A estrada é bem pavimentada e circunda toda a ilha, facilitando o acesso às principais cidades e a muitos pontos de interesse.

Há outras estradas mais estreitas e sinuosas, especialmente se fores em direção às montanhas, mas geralmente estão em boas condições.

Passagem por Porto Judeu

Localizado a uma curta distância de Angra encontra-se o Miradouro Cruz do Canário, junto à pequena vila de Porto Judeu.

Do Miradouro irás ter uma vista maravilhosa da costa sul da Terceira e dos Ilhéus das Cabras, situado no mar a cerca de 1200 m da Baía do Morgado.

Porto Judeu

Estas duas pequenas ilhas, são o que restou do antigo cone vulcânico de origem surtesyana – uma erupção vulcânica que ocorre em mares rasos ou lagos.

Reza a lenda que, durante a Segunda Guerra Mundial, um submarino alemão escondeu-se entre essas duas ilhas, passando despercebido aos submarinos americanos que o atacavam.

Ninguém sabe ao certo se isso é verdade ou não, mas é um fato plausível devido à grande profundidade da água neste local.

Visita o Farol da Ponta das Contendas

Situado extremo sudeste da Terceira, o Farol das Contendas está em funcionamento contínuo desde 1934.

As vistas sobre as falésias rochosas, sobre a linha de costa e para o vasto oceano, são impressionantes.

Farol 13 coisas para fazer na Ilha Terceira

A estrada M509 que dá acesso ao farol é uma alternativa mais pitoresca ao percurso principal entre as cidades de Porto Judeu e São Sebastião.

Vais encontrar várias baías e miradouros, que podes parar e visitar ao longo do caminho.

Apanha sol na Prainha da Praia da Vitória

A cidade da Praia da Vitória situa-se perto do Aeroporto das Lages. É conhecida pelos edifícios coloridos, pelos vestígios das muralhas da cidade velha e pela praia de areia ao longo da marina.

É uma praia bastante procurada durante o verão, mas terás a praia totalmente só para ti se a visitares em outras épocas do ano.

Nos meses mais quentes podes encontrar vestiários e bar / restaurante disponíveis. Embora as águas do Atlântico sejam frias todo ano, o clima temperado da Terceira oferece oportunidades para banhos de sol durante grande parte do ano.

Vista do Miradouro do Facho

O Miradouro do Facho encontra-se mesmo à saída da Praia da Vitória e é o local ideal para tirar fotografias da cidade, do porto e da paisagem circundante.

É facilmente acessível de carro e tem muitos estacionamentos disponíveis.

Se te sentires com energia, há uma longa e ingreme escada longa que começa na periferia da cidade, são cerca de dez minutos a subir.

Antigamente, o Miradouro do Facho era usado como farol. Tinha uma fogueira acesa durante toda noite para alertar os navios que passavam longe da costa rochosa. Agora nesse local, encontra-se uma grande estátua da Virgem Maria.

Visita o topo da Serra do Cume

A este da ilha, e erguendo-se abruptamente da paisagem circundante, o topo da Serra do Cume situa-se a 548 metros acima do nível do mar.

Serra do Cume

Em dias claros, os miradouros que aí se encontram, oferecem vistas espetaculares sobre as aldeias e campos agrícolas de grande parte da Terceira – parecidos com mantas de retalhos, a baía da Praia da Vitória e a planície das Lajes.

Dica: certifica-te de que consegues ver o topo antes de decidir ir de carro até lá, caso contrário, não vais conseguir ver nada.

Não te surpreendas se encontrares algumas vacas pastando ao longo da estrada de acesso.

Explora um vulcão extinto

Provavelmente o maior destaque da Ilha Terceira é o Algar do Carvão, um tubo lávico no meio da ilha.

Com uma altura de 50 metros desde a boca da caverna até o chão, e uma descida de mais 50 metros até a lagoa alimentada pela água da chuva que marca seu ponto mais profundo, é uma oportunidade rara de caminhar dentro de um vulcão extinto.

Algar do Carvão 13 coisas para fazer na Ilha Terceira

O horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano, mas durante os meses de verão funciona diariamente.

Os bilhetes custam 6 a 9 euros por adulto para visitar uma ou duas grutas, com entrada gratuita para crianças com menos de 12 anos.

Sobe a Serra de Santa Bárbara

Com cerca de 1021 m de altura, o cume da Serra de Santa Bárbara, a oeste da Terceira, é o ponto mais alto da ilha.

Em dias claros, a visita ao miradouro garante vistas deslumbrantes em todas as direções e, se tiveres sorte, poderás até avistar algumas das outras ilhas açorianas.

Como acontece com outros pontos mais altos, não vale a pena visitar se o topo se encontrar coberto por nuvens.

Antes da estrada de acesso existe um pequeno centro interpretativo, que oferece visitas guiadas e muitas informações úteis sobre a serra e arredores.

Mergulha nas Piscinas Naturais de Biscoitos

Se pensavas encontrar lindas praias de areia, estás enganado. Em vez de praias de areia branca, vais encontrar piscinas naturais moldadas pela atividade vulcânica e pelas marés.

Calheta dos Biscoitos

A Calheta dos Biscoitos, na encosta norte da ilha, é a maior piscina natural desta região.

Devido à sua formação única, as água destas piscinas mantêm-se quentes, ao contrário das águas das outras piscinas, que são constantemente afetadas com água fria vinda do oceano atlântico.

Prova uma Alcatra

Alcatra, é um prato famoso da ilha Terceira que se assemelha muito a um assado, pode ser de carne ou de peixe.

A Alcatra é cozinhada lentamente (durante 12 horas) numa espécie de alguidar de barro, com vinho tinto, cebola, alho e vários tipos de pimentas.

É acompanhado de massa sovada e um pão fofo, levemente adocicado.

A loiça de barro vai ao forno durante horas, só com os molhos, antes de ser usada para cozinhar.

13 coisas para fazer na Ilha Terceira, Açores

O arquipélago é composto por mais ilhas, entre elas: a Ilha de São Miguel, a Ilha das Flores, Ilha do Corvo e a Ilha do Pico. Já visitaste alguma destas? Deixa a tua resposta nos comentários.

Queres ver mais? Vê o meu Instagram aqui, meu Facebook aqui e o meu Pinterest aqui.

Gostaste deste post? Porque não guardá-lo no Pinterest?!

Ilha Terceira Acores Azores

Viagens:

Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *