Roteiro de 2 Dias no Luxemburgo: O Que Fazer e Principais Atrações
Estás a planear uma viagem ao Luxemburgo e tens pouco tempo? Neste post encontrarás um roteiro completo para 2 dias no Luxemburgo, com as melhores atrações, sugestões de hospedagem e dicas práticas para aproveitar ao máximo o país mais encantador do Benelux.
O Luxemburgo tem muita história devido à sua localização estratégica entre os países vizinhos, Bélgica, Alemanha e França – influências que se podem ver na cultura local.
Existem três áreas principais da cidade: a cidade velha, onde se encontram os castelos, as casamatas e as igrejas antigas, onde recomendo vivamente que se deixe cair o mapa no lixo e se passeie.
Depois, há a cidade baixa, onde se pode apanhar o elevador gratuito (Pfaffenthal) para visitar alguns dos restaurantes, boutiques e passear ao longo do rio.
Dia 1: Centro Histórico e Bairro Grund
Começamos nosso primeiro dia caminhando pela Cidade de Luxemburgo, uma metrópole que é um verdadeiro mosaico de culturas e tradições.
A capital do Luxemburgo é uma cidade compacta e fácil de percorrer, com muito para ver e fazer. Tem um grande palácio ducal, uma fortaleza medieval, uma catedral gótica, um deslumbrante bairro histórico e dezenas de pequenos cafés, bares e restaurantes, todos a uma curta distância a pé da principal estação de comboios.
La Passerelle
La Passerelle, também conhecida como Viaduto do Luxemburgo ou Ponte Velha, é um viaduto de pedra do século XIX que atravessa o pitoresco Vale de Petrusse, na cidade do Luxemburgo.
Construída entre 1859 e 1861 pelos irmãos Waring, esta ponte histórica liga os distritos de Gare e Ville Haute, oferecendo aos visitantes vistas panorâmicas deslumbrantes sobre a cidade e os seus arredores.
Catedral de Notre-Dame
A Catedral de Notre-Dame, é um exemplo impressionante de arquitetura gótica que abriga belos vitrais e uma atmosfera tranquila. O interior da catedral é encantador, e suas capelas laterais são um convite à contemplação.
Praça da Constituição
A Place de la Constitution é uma importante praça da cidade do Luxemburgo, com um obelisco memorial dedicado aos soldados da Segunda Guerra Mundial, à liberdade e à resistência. A praça alberga o icónico monumento da Dama Dourada, em homenagem aos luxemburgueses que faleceram na Primeira Guerra Mundial.
Além disso, oferece a emocionante experiência Skywalk, uma plataforma suspensa com chão de vidro que proporciona vistas deslumbrantes sobre o Vale de Petrusse e a Ponte Adolphe.
Pont Adolphe
A Pont Adolphe, uma icónica ponte em arco de pedra construída no início do século XX, é um testemunho da beleza arquitetónica e do significado histórico do Luxemburgo.
Estendendo-se por mais de 85 metros através do pitoresco vale de Petrusse, a uma altura de 42 metros, esta notável estrutura oferece vistas deslumbrantes a partir do seu nível superior.
Chocolate House Nathalie Bonn
No Luxemburgo, no meio de chocolatiers de renome como Oberweis, Namur e Kaempff Kohler, encontra-se a Casa de Chocolate Nathalie Bonn.
Localizada perto do Parlamento e do Palácio do Grão-Duque, este paraíso do chocolate oferece chocolates produzidos localmente que também podem ser apreciados no local. A loja apresenta uma variedade de doces, incluindo bolos, biscoitos e barras de chocolate.
Palácio Grão-ducal
Situado no coração da cidade do Luxemburgo, o Palais Grand-Ducal é um testemunho impressionante da história e da arquitetura. Originalmente construído em 1572 para ser a Câmara Municipal, este magnífico edifício renascentista sofreu várias transformações ao longo dos séculos.
Tornou-se sede do governo e acabou por ser designado como residência oficial do Grão-Duque do Luxemburgo em 1890.
Chemin de la Corniche
Também chamada “a mais bela varanda da Europa”, corre ao longo do vale do Alzette sobre as muralhas. Foram construídas pelos espanhóis e pelos franceses no século XVII, vão desde o Promontório de Bock até à parte inferior da Cidadela do Espírito Santo, as chamadas “Rondellen”.
Até ao ano de 1870, a Corniche tinha escadas em partes íngremes que só foram niveladas após o desmantelamento da fortaleza. Além disso, a maior parte da muralha de proteção, com as suas brechas, foi removida, de modo a revelar um panorama soberbo sobre o vale do Alzette, o Grund e o planalto de Rham.
Casemates du Bock
As Casemates du Bock é uma rede de túneis e galerias subterrâneas que foi inicialmente construída em 1644 como um sistema de defesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de abrigo a milhares de residentes e soldados.
O túnel histórico, agora Património Mundial da UNESCO, apresenta passagens atmosféricas, diferentes níveis e impressionantes escadas de pedra. Atualmente, as casamatas de Bock oferecem uma experiência histórica imersiva através de séculos de engenharia militar.
Bilhetes para Casemates du Bock aqui!
Elevador Panorâmico Pfaffenthal
O Elevador Panorâmico do Pfaffenthal é uma estrutura moderna que proporciona viagens de elevador para um miradouro com um chão de vidro.
Foi construído em 2016 para melhorar a mobilidade dos peões e das bicicletas entre o centro histórico da cidade do Luxemburgo, Ville Haute, e o bairro de Pfaffenthal, no vale de Alzette.
O elevador oferece vistas únicas sobre o Vale de Alzette e rapidamente se tornou uma atração turística popular.
Grund
Para terminar o nosso primeiro dia, vamos até ao bairro de Grund, situado no fundo das falésias da cidade. Este bairro encantador é conhecido pelo seu cenário pitoresco, com casas coloridas e um belo passeio à beira-rio.
Aqui, podes encontrar um restaurante acolhedor e saborear a deliciosa cozinha luxemburguesa, como o Judd mat Gaardebounen (carne de porco fumada com favas) ou o Kniddelen (bolinhos tradicionais).
Dia 2: Vianden, Castelos, História e Natureza
Situada a norte do Luxemburgo, Vianden é um dos maiores castelos situados junto ao rio Reno. É também um dos melhores castelos do Luxemburgo. O local foi outrora o lar de um “Castellum” romano e foi provavelmente utilizado como refúgio carolíngio durante o século IX.
Do topo do miradouro junto ao teleférico, irás ver a pitoresca cidade de Vianden constituída por casas coloridas, ruas estreitas e sinuosas e uma arquitetura que faz lembrar um conto de fadas.
Há inúmeros cafés e lojas espalhados pela cidade. Existem também várias igrejas medievais e a possibilidade de passear ao longo do cintilante rio Our.
Muitos dos principais bares da cidade estão concentrados ao longo do troço principal da rua ao longo do rio. Com vista para o castelo, estes bares são o local perfeito para relaxar com uma cerveja local ou desfrutar de um gelado fresco.
Depois de visitar Vianden segue até Echternach, a cidade mais antiga de Luxemburgo. Depois, explora a trilho de Mullerthal, conhecida como a Pequena Suíça, perfeita para quem gosta de natureza e caminhadas leves.
À noite, regressa à cidade do Luxemburgo.
Transporte em Luxemburgo
Gratuito! Luxemburgo é o primeiro país do mundo com transporte público gratuito (autocarros, elétricos e comboios). Usa o app ou site mobiliteit.lu para planear teus trajetos.
Os melhores parques infantis ao ar livre no Luxemburgo
Se estiveres a viajar com crianças, prepara a tua viagem ao Luxemburgo a contar descobrir e explorar os fantásticos parques infantis temáticos da cidade do Luxemburgo.
Os parques infantis são autenticas atrações turísticas do Luxemburgo e há para todos os gostos: Aeroportos com aviões, quintas com animais, castelos com cavaleiros e princesas, bem como um grande navio pirata: existem inúmeros parques infantis temáticos em toda a cidade.
Parque do Navio Pirata – Cidade do Luxemburgo
Situado na Avenida Monterey, aqui as crianças desaparecer no escorrega tubular, andar nos baloiços de pneus ou chapinhar na área de jogos aquáticos (traga uma muda de roupa ou fato de banho).
Existe ainda um pequeno quiosque que vende gelados de maio a outubro. É um ótimo local para fazer uma paragem depois de umas compras.
Merl Park
Este parque no Boulevard Pierre Dupong tem de tudo: trampolins no verão, escorregas tubulares longos, tirolesas, estruturas de escalada, caixas de areia e um lago com patos.
O café do pavilhão é um ótimo lugar para reabastecer-se de gelado, mas também serve pratos quentes e frios, se quiseres aproveitar o dia e apanhar sol no belo terraço com vista para o lago. Há também um jardim de rosas para explorar e, nos meses de verão, podes pedir emprestados mini veleiros movidos a vento para o lago.
Parque do aeroporto – Cents
O parque do aeroporto em Op der Heed até tem um check-in, um hangar de aviões, uma área de partidas e chegadas, e as crianças podem brincar na caixa de areia enquanto os aviões reais voam assustadoramente perto.
Provavelmente, o único inconveniente é o facto de não haver sombra, por isso, leva um guarda-sol.
Parque temático da quinta – Gasperich
As crianças loucas por quintas podem enlouquecer neste parque infantil na Rue Abbé Francois Lascombes, com um trator de madeira, um celeiro, uma pocilga e, claro, uma vaca.
O parque também tem mesas de piquenique e balizas de futebol. As crianças mais velhas podem preferir o parque de skate em Muehlenweg.
Parque Laval – Weimerskirch
Relaxe à beira do Alzette enquanto os teus filhos experimentam as atividades lúdicas invulgares disponíveis nos dois parques infantis deste parque (a bola rotativa é a máquina ideal para a exaustão das crianças).
No meio da areia, com mesas de piquenique, podes relaxar enquanto as crianças se comportam como macacos no baloiço de pneus ou experimentam o mini-campo de saltos.
Park Bambesch
Junto ao centro desportivo e ao clube de ténis, este parque é muito frequentado aos fins-de-semana por uma razão. Está repleto de invulgares equipamentos lúdicos em madeira, que foram recentemente renovados e atualizados.
Os elementos dos parques infantis têm como tema os marcos históricos da cidade, tais como “Dräi Eechelen”, “Bockfiels”, “Schlassbréck”, “Huelen Zant”, “Dräi Tiermercher”, “Festungsmauer” e “Uelzecht”, para além de um parque infantil acústico.
Há espreguiçadeiras de madeira e muitos bancos para piqueniques, vários trilhos temáticos para caminhadas na floresta e um campo de basquetebol.
Há dois parques de estacionamento na Rue de Bridel e o autocarro 33 da cidade para à porta.
Estas são apenas algumas sugestões (e as minhas preferidas). Se procuras mais parques infantis, podes utilizar este site: https://spillplaz.lu/.
Os melhores hotéis para quem visita o Luxemburgo pela primeira vez
Villa Welcome Mondorf-les-Bains
Hotel Le Royal Luxembourg City
Quando visitar o Luxemburgo
Embora o verão (junho a agosto) seja de facto a época mais movimentada, o clima agradável também faz com que junto com a Primavera, seja a melhor altura para visitar o país.
Durante o outono (setembro a novembro) a densa folhagem em tons de laranja, dourado e vermelho revestem os desfiladeiros e vales da cidade do Luxemburgo, juntamente com os preços ligeiramente mais baixos dos hotéis, fazem com que seja outra boa altura para visitar a cidade.
O festival Winterlights, na cidade do Luxemburgo, durante o período festivo de dezembro, é mágico, embora os viajantes que passem pela cidade em janeiro e fevereiro se deparem com temperaturas quase negativas e horários de funcionamento reduzidos, e com o encerramento de algumas atrações e restaurantes.
Dicas Práticas
- Quando visitar: primavera, verão e outono são ideais
- Moeda: Euro
- Idiomas: luxemburguês, francês, alemão e inglês
- Segurança: Luxemburgo é extremamente seguro
Conclusão:
Vale a Pena Visitar o Luxemburgo em 2 Dias?
Sim! Em apenas 2 dias podes:
- Visitar castelos históricos
- Passear por bairros medievais
- Explorar trilhas e natureza deslumbrante
- Aproveitar uma gastronomia refinada
- Luxemburgo é pequeno, mas oferece uma experiência completa e inesquecível.
Gostaste do Roteiro de 2 dias no Luxemburgo?
Salva este post, compartilha com amigos que vão viajar para o Luxemburgo e aproveita cada segundo neste destino incrível!
🔗 Compartilhe no Pinterest e Instagram @abalar.pt
Viagens:
AEdreamsprocura viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.
Alojamento:
Encontra rapidamente o alojamento certo emAgoda
Rent a car:
Reserve e aproveite as melhores ofertas comBudget
Excursões:
Reserve excursões e passeios turísticos comViator
Agência de viagens:
Conheça o mundo com aLogitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.
You May Also Like

Roteiro de 2 dias em Zurique, Suíça
27 de Janeiro, 2021
Passadiços do Paiva, Arouca Geopark
25 de Maio, 2020