Europa,  Inglaterra,  Roteiros

Roteiro de 2 dias em Londres, Inglaterra

Bem-vindo a Londres! Preparei um roteiro de 2 dias em Londres que combina os ícones obrigatórios com os segredos locais e o melhor custo-benefício. Este guia completo irá ajudar-te a visitar Londres de forma memorável, garantindo que o seu tempo é bem aproveitado.

A capital da Grã-Bretanha é um dos principais destinos turísticos do mundo, atraindo mais de 15 milhões de visitantes por ano.

Roteiro de dias em Londres

Há tanta coisa para visitar, desde palácios reais ao parlamento, dos museus e igrejas à roda gigante, que podem passar dias intermináveis explorando a cidade sem ficar sem nada para ver e fazer.

E o melhor é que muitos dos lugares mais populares para visitar são gratuitos.

Dica: Antes de iniciar o roteiro, confirma primeiro os horários de abertura das atrações, já que, eles podem variar, dependendo do dia da visita, como por exemplo a Troca da Guarda, que em determinadas épocas do ano, não acontece todos os dias.

Antes de partir — vistos e documentos

Verifica o teu passaporte (válido durante a estadia) e se precisas de Standard Visitor visa. Dependendo da tua nacionalidade podes entrar sem visto ou ter de pedir online antes da viagem. Informação oficial e passos de candidatura estão no site do governo do Reino Unido.

Este roteiro está pensado para chegar à cidade numa sexta à noite e regressar no domingo à mesma hora.

Dicas práticas e segurança

Segurança: Londres é segura mas atenção a carteiristas em zonas muito turísticas; guarde itens de valor.

Cartões vs dinheiro: a maioria aceita contactless; leve uma pequena quantia em nota para mercados.

Horário das atrações: museus grátis abrem 10:00; monumentos e tours têm horários variáveis — reservar online evita filas.

Gorjetas: restaurantes normalmente adicionam 10–15% (ver conta); em pubs não é obrigatório. Transporte Interno: Pagar e Deslocar-se (TFL).

A rede de transportes em Londres (Tube/Metro, Autocarro, DLR, Overground) é extensa, mas o método de pagamento é incrivelmente simples.

A Revolução do Contactless

A forma mais fácil e recomendada para pagar o seu transporte em Londres é utilizando o seu próprio cartão de débito/crédito contactless (sem contacto), ou o seu telemóvel/relógio digital com Apple Pay / Google Pay.

Vantagem Máxima: O sistema da Transport for London (TFL) aplica automaticamente o princípio do Daily Cap (limite de preço diário). Independentemente do número de viagens que fizer, nunca pagará mais do que o preço de um passe diário.

O Oyster Card

O Oyster Card é um cartão recarregável físico.

Quando Usar? Se não tiver um cartão contactless ou preferir não usar o seu cartão bancário pessoal. Requer um depósito reembolsável.

Necessário? Não, para a maioria dos turistas. Se possuir um cartão contactless do seu país, o Oyster card é redundante, pois ambos aplicam a mesma tarifa e o mesmo limite diário.

Dia 1 – A Essência Real e a Margem Sul Vibrante

O primeiro dia centra-se no principalmente no coração político e real da cidade (Westminster) e depois atravessa o Rio Tamisa para explorar a cultura e a melhor street food.

Hyde Park

O Hyde Park é provavelmente o parque mais famoso de Londres e o maior dos 9 parques reais. É dividido em dois pelo Lago Serpentine, onde no verão é possível alugar um barco ou fazer uma pequena viagem de balsa.

É neste parque que se encontra o também famoso Speaker’s Corner, onde qualquer pessoa tem a liberdade de ficar de pé e começar a conversar sobre qualquer assunto com as pessoas que passam.

Roteiro de 2 dias em Londres Hyde Park

Os eventos e os concertos regulares que aqui têm lugar e o fato de ser tão grande e tão verde, fazem com que seja fácil esqueceres que ainda te encontras no meio de Londres, uma das maiores cidades do mundo.

O Hyde Park proporciona a caminhada matinal perfeita em qualquer época do ano.

Roteiro de 2 dias em Londres Hyde Park

No verão, podes desfrutar do sol, na primavera fazer um piquenique, com as flores desabrochando, no outono aproveitar as fantásticas cores das folhagem e, no inverno, fica ainda mais mágico ao sediar a feira Hyde Park Winter Wonderland.

Caminha até a esquina do Hyde Park: a partir daí, são 11 minutos a pé até ao Palácio de Buckingham.

Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham é a residência oficial da rainha e onde tem lugar a popular Troca da Guarda, uma das melhores atrações para ver em Londres.

Palace Roteiro de 2 dias em Londres

Esta cerimónia tem lugar às 10h45, às segundas, quartas, sextas e domingos, se o tempo permitir, e dura cerca de 45 minutos é é gratuito. Tenta chegar mais cedo para garantir um bom local para assistir à cerimónia.

Roteiro de 2 dias em Londres Render Guarda

Bem ao lado do Palácio de Buckingham, encontra-se o St. James Park, um parque muito agradável para passear e onde podes encontrar esquilos e flamingos.

Powered by GetYourGuide

Segue para a Abadia de Westminster, que fica a apenas 14 minutos a caminhar.

Abadia de Westminster

A Abadia de Westminster foi fundada por Eduardo, o Confessor, em 1065. Desde seu enterro em 1066 até ao de George II quase 700 anos depois, a maioria dos soberanos não só foi coroada aqui, como também foi enterrada aqui.

Westminster Roteiro de 2 dias em Londres

Mais recentemente, tornou-se famoso como o local preferido para casamentos reais.

Hidden Gem: Vê o Churchill War Rooms nas proximidades para uma dose de história da II Guerra Mundial.

Passeio a pé em Westminster e entrada na Abadia de Westminster

Casas do Parlamento e Big Ben

Quando se pensa em Londres a primeira coisa que vem à cabeça é a torre de 318 pés que abriga o relógio gigante e seu sino retumbante conhecido como Big Ben. É um marco tão icónico quanto a Tower Bridge.

Big Ben Roteiro de 2 dias em Londres

Estendendo-se ao longo do Tamisa, estão as Casas do Parlamento, sede do governo da Grã-Bretanha por muitos séculos e outrora o local do Palácio Real de Westminster ocupado por Guilherme, o Conquistador.

Powered by GetYourGuide

As visitas ao parlamento permitem ver debates em tempo real e animadas discussões políticas.

A caminho da Trafalgar Square, passa pela Downing Street, 10 que é a residência oficial e o escritório do primeiro-ministro britânico.

Piccadilly Circus e Trafalgar Square

A Trafalgar Square foi construída para comemorar a vitória de Lord Horatio Nelson sobre os franceses e espanhóis em Trafalgar em 1805.

A Coluna de Nelson, um monumento de granito aproximadamente com 56 m, tem vista para as fontes da praça.

Piccadilly Circus e Trafalgar Square

O Arco do Almirantado, St. Martin-in-the-Fields e a Galeria Nacional delimitam a praça.

Depois, segue até Piccadilly Circus, onde se encontra a M&M´s World (que vende mais de 100 tipos de M&M’s) e a Waterstones, a maior livraria da Europa.

Perto de Piccadilly Circus encontra-se Covent Garden, um distrito vibrante que já foi o principal mercado de vegetais em Londres, e agora se tornou um ponto de compras, restaurantes incríveis e barraquinhas com bolos e chá

Visite Neal’s Yard, no coração de Covent Garden. Este pátio escondido, colorido e Instagrammable, é um verdadeiro refúgio secreto e um dos locais da moda para quem procura charme em Londres.

Almoça nas redondezas de Covent Garden.

Apanha o Tube até Westminster e atravessa a Westminster Bridge. A partir daqui, terás vistas espetaculares para o Parlamento. Caminha pela Margem Sul (South Bank): passarás pela London Eye (opcional, requer reserva antecipada para evitar filas), artistas de rua e, dependendo da época, feiras gastronómicas.

London Eye

O Olho de Londres (The London Eye) foi inaugurado no ano 2000 e é uma roda-gigante com 135 metros de altura. Esta roda tornou-se num dos ícones mais emblemáticos da cidade e de toda Grã-Bretanha.

As vistas panorâmicas são impressionantes e nos dias claros é possível alcançar uma visibilidade de 40 km ao redor, mas se houver muito sol a claridade impede ver algumas partes da cidade.

London Eye

Como pontos negativos, o preço é bastante elevado e em determinadas épocas as filas para subir podem durar mais de uma hora.

Powered by GetYourGuide

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira 11: 00-18: 00, sábados e domingos 10: 00-20: 30.

Estação de metro mais próxima: Waterloo e Westminster (do outro lado da ponte).

Tate Modern

A galeria de arte moderna Tate Modern (entrada gratuita!) oferece uma coleção impressionante e vistas soberbas do centro de Londres a partir do seu terraço no 10.º andar. Aproveita para passear pela South Bank e ver o London Eye.

Powered by GetYourGuide

Aqui encontrará pinturas de Dali, Picasso e muitos outros artistas famosos.

Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira, das 10h às 18h, sexta-feira a sábado, das 10h às 22h

Sky Garden

O Sky Garden é o jardim público mais alto de Londres e uma atração imperdível, se quiser ter vistas fantásticas de Londres. O miradouro está localizado no 43º andar e dentro de um átrio cheio de plantas.

Com as janelas de vidro do chão ao teto, essa selva urbana exuberante é o cenário perfeito para que possa apreciar algumas das melhores vistas da cidade.

Sky Garden

O acesso é gratuito, mas precisa reservar com antecedência porque é limitado.

Horário do Sky Garden: de segunda a sexta, das 10h às 18h, e nos fins de semana, das 11h às 21h

Entrada: Grátis

Estação de metro mais próxima: Monument

Jantar em Shoreditch/Covent Garden. Janta no bairro animado que preferir, seja o trendy Shoreditch ou o clássico Covent Garden.

Dia 2 – Charme, História e Vistas Panorâmicas

Notting Hill e Portobello Market

Começa o dia em Notting Hill. Sem dúvida alguma, um dos lugares mais charmosos e instagramáveis de Londres.

Desde as belas casas em tons pastel ao incrível Mercado na Portobello, onde podes encontrar as antiguidades mais raras.

Notting Hill

O Mercado de Portobello tem o nome da rua em que se encontra, Portobello Road. Esta rua tem cerca de 3 km de comprimento e liga Nothing Hill com a Ladbroke Grove.

Além das coloridas bancas na rua principal, também é possível encontrar lojas e barracas nas ruas perpendiculares, como Westbourne Grove.

O melhor dia para visitar o mercado é o sábado de manhã, dia em que as barracas invadem as ruas.

Estação de metro mais próxima de Notting Hill: Notting Hill Gate, Queensway, Bayswater.
London Eye

British Museum ou National Gallery

Londres possui muitos e bons museus. Seriam necessárias semanas para os visitar a todos, mas, estes três são de visita obrigatória. E o melhor de tudo, é que muitos museus são gratuitos!

Desloque-se para o centro para uma dose cultural. Recomendamos que escolha um dos museus gratuitos: British Museum (para ver a Pedra de Roseta e múmias egípcias) ou a National Gallery (para obras de Van Gogh e Monet).

Escolhe aquele que melhor se adapta aos teus gostos e interesses e passa algumas horas explorando história, arte ou ciência.

Museu Britânico, Museu de História Natural e The Tate Modern
Museu de História Natural

O British Museum é o terceiro museu mais visitado do mundo, ficando atrás apenas do Louvre, de Paris, e do Metropolitan Museum, de Nova York.

Sua vasta coleção inclui restos das civilizações mais antigas do mundo como os assírios, os gregos, os egípcios, os astecas e os rapa nui.

Museu Britânico, Museu de História Natural e The Tate Modern
Museu de História Natural

É aqui que se encontram a famosa Pedra de Roseta, os Mármores do Partenon, as múmias Lindow Man e as múmias egípcias, por exemplo.

Horário de funcionamento: 10h às 17h30, sextas-feiras das 10h às 20h30

Entrada: Grátis

Excursão guiada ao Museu Britânico de Londres

Estações de metro mais próximas: Tottenham Court Road, Holborn.

Localizado em Kensington, o Museu de História Natural possui uma fantástica coleção de espécimes naturais, que inclui mais de 70 milhões de diferentes plantas, fósseis, animais e rochas.

Aqui encontra tudo, desde uma sala onde pode literalmente experimentar um terremoto a esqueletos de dinossauros inteiros.

Horário de funcionamento: 10h às 17h50

Entrada: Grátis

Estações de metro mais próximas: South Kensington e Gloucester Road.

St. Paul’s Cathedral (Catedral de São Paulo)

A Catedral de São Paulo é reconhecida como um poderoso símbolo do esplendor de Londres. É uma obra de arquitetura de tirar o fôlego, construída em 1675, e apresenta um estilo arquitetónico renascentista e barroco inglês.

Esta é uma das poucas igrejas em Londres que sobreviveu mais de três séculos. Foi destruída e reconstruída quatro vezes.

St. Paul's Cathedral

Se tiveres tempo e energia, suba à Cúpula para mais vistas panorâmicas (entrada paga).

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h30 às 16h30.

Entrada: £ 20 para adultos, £ 8,50 para crianças.

Estação de metro mais próxima: St. Paul’s Station.

Sigue para o Leadenhall Market, um mercado vitoriano coberto e incrivelmente fotogénico (Instagrammable), conhecido por ser um dos locais de filmagem de Harry Potter. É uma excelente hidden gem na zona de The City.

Tower of London

Visita a histórica Torre de Londres. Este castelo com quase mil anos guarda as Joias da Coroa (entrada paga).

Tower Bridge (Ponte de Londres)

A Tower Bridge é um dos símbolos mais emblemáticos de Londres. Tem 42 metros de altura que oferece excelentes vistas da cidade.

Admire e fotografe a icónica Tower Bridge. Para uma experiência completa, entre no Tower Bridge Experience e caminhe sobre o chão de vidro na passagem superior.

Tower Bridge (Ponte de Londres)

É muito comum confundir a Tower Bridge com a London Bridge, uma ponte mais austera, que foi a primeira a ser construída para unir as duas margens do Tamisa.

A área de exposições está localizada dentro das torres gémeas da ponte. Existem fotos e vídeos, além de displays interativos encontrados na exposição.

Horário da Tower Bridge: 9h30 às 17h todos os dias

Entrada: £ 9,80 ou £ 4,20 para crianças

Estações de metro mais próximas: London Bridge ou Tower Hill

Melhor época para visitar Londres

Londres é um ótimo destino turístico o ano todo. Mas se desejas aproveitar o clima perfeito para maximizar as atrações e atividades (especialmente se tiveres apenas duas noites em Londres), é importante saber quando é que é a melhor época para visitar Londres em dois dias.

Em geral, durante a Primavera (maio e junho) ou o início do Outono (setembro e outubro). A temperatura está mais amena, os parques e a beleza natural estão plena floração ou com lindas cores de Outuno.

Londres

Além desses meses, dezembro é uma ótima época do ano para visitar Londres. A temporada de férias traz uma atmosfera jovial a Londres e os lindos mercados de Natal.

Mas, tal como no verão, este é um mês popular para turistas.

Chegar a Londres — principais aeroportos e como ir/voltar

Heathrow (mais utilizado): opções rápidas — Heathrow Express (15–20 min para Paddington; bilhetes a partir de ~£10 se comprados com antecedência) ou comboio/metro (Piccadilly Line). O Heathrow Express costuma ser o mais rápido mas mais caro; o metro é mais barato mas mais lento. heathrowexpress.com+1

Gatwick: Gatwick Express direto para Victoria (≈30 min). Também há comboios mais baratos pela Southern/Thameslink. gatwickairport.com

Stansted: Stansted Express até Liverpool Street. Reserve com antecedência para melhores preços. Stansted Express

Luton: Luton DART + comboio/autocarro para o centro; alternativas económicas com National Express. lutondart.com+

London City Airport: o mais central; ligação DLR direta para a City/Bank. Excelente para quem chega de negócios ou voos curtos. londoncityairport.com+1

Dica de custo e rapidez: se estiverem em mais do que 1 pessoa, compare taxis/transfer privados com bilhetes retornáveis dos expressos; para a maioria dos turistas, Oyster / contactless + comboios regionais oferece o melhor equilíbrio preço/tempo.

Onde ficar em Londres (custo-benefício: pensões, Airbnb e hotéis)

Dica do Expert: O maior erro é escolher a localização apenas com base no preço. Uma poupança de 10€ por noite pode resultar em 10€ gastos em tempo e bilhetes de transporte em Londres.

Prioriza sempre as zonas com boas ligações de metro, como Earl’s Court ou King’s Cross, para que possa começar o seu roteiro de 2 dias em Londres rapidamente a cada manhã.
A escolha do local onde ficar é crucial para otimizar o seu roteiro de 2 dias em Londres.

O melhor custo-benefício em Londres não significa apenas o preço mais baixo, mas sim um bom equilíbrio entre preço, segurança e acesso rápido ao transporte em Londres (Tube).

Procura alojamento perto de uma estação de metro com linhas diretas para o centro (como a linha Piccadilly, Central ou Jubilee).

  • hub by Premier Inn London King’s Cross
  • St Simeon Hotel
  • Oliver Plaza
  • Generator London
  • Andora Apartments

Onde comer em Londres — opções por orçamento

Maior orçamento / especial: restaurantes com vista (Shoreditch rooftop, The Shard) ou jantar no West End antes de um show.

Barato (takeaway/mercados): Borough Market, Brick Lane (curry), food trucks no Southbank.

Média (restaurantes locais): gastropubs (fish & chips, pies), bistrôs em Covent Garden, restaurantes em Soho.

Hidden gems (o que não podes perder)

Little Venice: passeio de barco / caminhada tranquila junto a canais — contraste com as zonas turísticas.

Leadenhall Market: mercado vitoriano com charme e menos lotado que as grandes atrações.

Postman’s Park: pequeno parque central com mural de histórias humanas — ótimo para pausa silenciosa.

Sky Garden (gratuito com reserva): jardim público no topo de um arranha-céu com vista — reserve com antecedência.

Columbia Road Flower Market (domingo): se o teu fim de semana inclui domingo, imperdível.

Perguntas Frequentes sobre a Viagem a Londres

O que visitar em 3 dias em Londres?

Em 3 dias, siga o nosso roteiro de 2 dias em Londres e dedique o dia extra para visitar a fundo um grande museu (como o British Museum) ou fazer uma entrada nas atrações pagas, como a Tower of London e a Catedral de St. Paul.

Qual é a melhor altura do ano para ir a Londres?

A melhor altura é a Primavera (maio e junho) ou o início do Outono (setembro e outubro). Nestes meses, o clima é mais ameno e as multidões são ligeiramente menores do que no verão.

O que vale a pena visitar em Londres?

Vale a pena visitar os ícones (Big Ben, Tower Bridge, Palácio de Buckingham) e as atrações gratuitas, como os museus (National Gallery, Tate Modern) e o Sky Garden. O custo-benefício em Londres está nos locais com entrada livre.

O que fazer em Londres em 4 dias?

Em 4 dias, além do nosso roteiro de 2 dias em Londres, utilize o terceiro dia para um grande museu e o quarto dia para uma excursão, como Windsor ou Bath.

O que visitar gratuitamente em Londres?

Pode visitar gratuitamente os principais museus (British Museum, National Gallery, Tate Modern), os parques reais (Hyde Park, St. James’s Park) e miradouros como o Sky Garden (com reserva prévia).

O que saber antes de viajar para Londres?

É crucial saber que:
Precisa de passaporte.
O pagamento do transporte em Londres é melhor feito via contactless.
Necessita de um adaptador de tomadas (3 pinos, tipo G).

Quanto dinheiro levar para Londres?

O valor varia, mas um orçamento médio de €80 a €120 por pessoa por dia (excluindo alojamento) é recomendável para alimentação e entradas pagas. Utilize cartões para a maioria das transações.

Quando é mais barato ir a Londres?

Os meses mais baratos tendem a ser janeiro e fevereiro (fora das férias escolares), devido ao clima frio e à baixa procura turística.

Como pagar em Londres?

A forma mais eficiente é usar um cartão de débito/crédito contactless para tudo, desde lojas ao transporte em Londres. Leve alguma moeda (Libras Esterlinas, GBP) para mercados.

Como trocar euros por libras em Londres?

A forma mais económica é geralmente levantar libras (GBP) num Caixa Multibanco (ATM) local, utilizando um cartão sem grandes taxas de levantamento no estrangeiro. Evite casas de câmbio em aeroportos e estações principais.

Quanto custa andar de metro em Londres?

O custo varia consoante as zonas e o horário, mas o sistema aplica automaticamente o Daily Cap (limite de preço diário), garantindo que nunca paga mais do que um passe de um dia inteiro.

É preciso passaporte para ir a Londres?

Sim. Para cidadãos de Portugal e da União Europeia, é obrigatório o passaporte válido para entrar no Reino Unido (após o Brexit).

Quanto dinheiro posso levar no avião Portugal?

Pode transportar até €10.000 (ou o valor equivalente em outra moeda) sem necessidade de declaração. Valores acima deste limite devem ser declarados.

Quanto custa o visto de Portugal para a Inglaterra?

Para fins de turismo (estadias inferiores a seis meses), cidadãos de Portugal e da União Europeia não precisam de visto. O custo é zero.

Viagens:

Edreams procura viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda.

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *