Europa,  Portugal,  Roteiros

O que fazer 1 dia em Braga, a Cidade dos Arcebispos

O que fazer 1 dia em Braga? Braga é uma cidade elegante, repleta de praças e um esplêndido conjunto de igrejas barrocas. O toque constante dos sinos é um lembrete da devoção milenar de Braga ao mundo espiritual.

1 dia em Braga, A cidade dos Arcebispos

Originalmente chamada de Bracara Augusta, Braga costumava ser um importante povoado romano no norte do atual Portugal. Hoje é conhecida como a “Cidade dos Arcebispos” ou de “Roma portuguesa”, a história e modo de vida da cidade de Braga, está intimamente ligado ao Cristianismo que data do século III.

A (Catedral) do século XII ainda é uma das atrações mais populares. Fora da cidade fica o famoso santuário de peregrinação do Bom Jesus de Monte, com sua impressionante escadaria barroca.

Depois de escurecer, a cidade ganha vida, com uma rica vida noturna graças aos seus muitos estudantes universitários.

As festas da Semana Santa e de São João atraem turistas e visitantes das regiões circundantes, enquanto o movimentado centro histórico mantém a cidade animada durante todo o ano.

Braga foi nomeada Capital Europeia da Juventude em 2012 e está nomeada para os European Best Destinations em 2021.

Porto é uma das melhores cidades para visitar perto de Braga.

Como chegar a Braga

O aeroporto mais próximo de Braga é o Aeroporto Internacional Sá Carneiro, no Porto, a cerca de 50 km. O Sá Carneiro é servido por voos regulares a partir de Faro e Lisboa, em Portugal, bem como por voos internacionais.

Transportes públicos

Há uma ligação ferroviária e um serviço de shuttle sem escalas, do aeroporto do Porto até Braga (o bilhete pode ser comprado online por 8 €).

O getbus leva apenas 40-45 minutos da porta do aeroporto para a estação central de autocarros em Braga.

Também é possivel chegar a Braga a partir de Lisboa ou de outras estações em Portugal, bem como, por exemplo a partir de Vigo. Consulta o site da CP – Comboios de Portugal para mais informações sobre percursos, horários, bilhetes e muito mais.

Táxi

Existem táxis disponíveis no aeroporto Sá Carneiro. Custam entre 50 a 90 euros e a viagem dura aproximadamente 40 a 50 minutos.

Automóvel

A distância do Porto a Braga é de cerca de 60 quilómetros, no percurso mais curto, através da A3 com portagem, a viagem dura cerca de 45 minutos.

O que fazer 1 dia em Braga

Praça da República

A Praça da República é o coração da histórica Braga e o melhor local para começar o passeio. Também conhecida como “Arcada”, devido ao edifício do século XVIII adornado com arcadas, é uma praça deslumbrante, com histórias que datam de 1800.

Praça da República Braga

A Arcada da Lapa já foi o local onde os mercadores bracarenses vendiam os seus produtos e, entre 1761 e 1764, foi a casa da Igreja da Lapa. Atualmente, a arcada alberga dois dos cafés mais antigos de Braga.

Inaugurado em 1871, o Café Vianna, é um bom lugar para conhecer a vida social da cidade, assim como O Astória, de 1928, um agradável café de grande tradição. Ambos os locais são considerados os locais ideais para absorver e absorver a vibração da cidade.

Desce pela Rua do Soudo, uma das principais ruas do Centro Histórico de Braga.

Rua do Soudo

Na Rua do Souto poderás ver alguns dos cafés mais míticos da cidade, incluindo a Casa das Bananas, casa do famoso Bananeiro. É tradição, na véspera de Natal, os bracarenses saírem à rua para beber um copo de vinho e comer uma banana.

Segue em direção ao Largo Carlos Amarante, onde se encontra-se o edifício Hospital e Igreja de São Marcos. A estrutura tem no topo oito imagens que representam, em tamanho natural, mártires e apóstolos.

Todas estas imagens fantásticas são da autoria do conhecido arquiteto citadino Carlos Amarante.

Hospital e Igreja de São Marcos

A Igreja de São Marcos é realmente um conjunto denominado Hospital e Igreja de São Marcos. Antes da construção deste complexo existia um convento da Ordem dos Templários, edificado sobre uma antiga ermida em homenagem ao santo.

Hospital e Igreja de São Marcos

A fachada do complexo é simétrica e característica do barroco português com influências rococó. A posição da igreja é reforçada pelas suas duas torres sineiras que a distinguem dos edifícios hospitalares da época. No nicho central da igreja está a imagem de São Marcos.

Está também convidado a fazer um passeio pela Avenida da Liberdade (uma das avenidas proeminentes da cidade de Braga) onde encontrará o renovado teatro da cidade, Theatro Circo.

Logo abaixo e à direita da Avenida da Liberdade, encontrarás a rua do Raio, onde se encontra o Palácio do Raio, também conhecido como Casa do Mexicano.

Palácio do Raio

É um dos exemplos mais representativos da arquitetura barroca na cidade de Braga, no seu auge da exuberância. Conta-se que o Palácio do Raio foi construído em 1754, por um rico comerciante no século XVII. O projeto foi idealizado por André Soares da Silva.

Palácio do Raio

Destacam-se a fachada rococó e as escadas. Toda a construção é em granito de grão fino, sendo que a fachada principal é colorida e repleta de ornamentos.

Horário

  • Terça-feira a sábado: 10:00 – 18:30


Sé Catedral de Braga


A Sé Catedral de Braga é a catedral mais antiga de Portugal. Um imponente monumento, que merece ser visitado com tempo, tanto por fora como por dentro. Foi construída por D. Henrique e D. Teresa, cujos túmulos se encontram numa das capelas.

A Sé Catedral é a sede da Arquidiocese de Braga. Construída em 1070, ainda antes mesmo de Portugal se tornar um país, o desenho da catedral segue em linha com a cidade e oferece sua própria mistura de estilos.

Sé Catedral de Braga

Se gostas de arquitetura, ficarás maravilhado com os elementos românicos, manuelinos, góticos, renascentistas e barrocos. Notarás que, enquanto os três arcos da fachada principal são góticos (final do século XV), as torres e andares superiores são do barroco (século XVII).

Os vários elementos românicos e manuelinos presentes na mistura, também conferem à Sé de Braga o seu aspeto único e fascinante.

No interior da Sé, tens a oportunidade de visitar a sala do tesouro da Sé, um testemunho do desenvolvimento da indústria dedicada à arte sacra em Braga, predominantemente no século XVI.

Horário

  • Todos os dias, das 9h30 às 18h30

Preço: entrada livre

Ao sair da Sé Catedral, visita o antigo Paço Episcopal. Presentemente este edifício é ocupado por vários serviços da Universidade do Minho, entre eles a Biblioteca Pública de Braga (integrada na universidade desde 1975).

Esta biblioteca é considerada uma das mais ricas do país, repleta de documentos de antigos mosteiros de toda a região do Minho.

Jardim de Santa Barbara

Para além das inúmeras flores que se podem observar neste romântico de Jardim de Santa Barbara, também é possível ver os vestígios das arcadas medievais e do antigo palácio episcopal, que se manteve intacto até hoje.

É um ótimo lugar para desfrutar do calor de uma tarde de verão ou da brisa fresca de um dia de outono.

Jardim de Santa Barbara

Na rua dos Biscainhos pode-se visitar um museu com o mesmo nome. Situado num palácio do século XVII, com um interessante jardim histórico, oferece-lhe uma pequena coleção de artes decorativas.


Museu dos Biscainhos


Instalado no interior de um palácio, o Museu dos Biscainhos permite-te conhecer o quotidiano dos nobres portugueses entre os séculos XVII e XIX. Os Biscainhos eram os pedreiros bascos trazidos para Barga no século XVI para construir a torre gótica da catedral.

O palácio remonta ao século XVII e foi outrora a residência do Rei D. Luís I e dos Condes de Bertiandos, importante família aristocrática portuguesa.

O jardim de um hectare foi criado no século XVIII seguindo o padrão elaborado e impressionante dos jardins barrocos, enquanto muitos de seus elementos de decoração internos datam do mesmo século.

Museu dos Biscainhos

Este jardim histórico do século está aberto ao público. É um dos exemplares mais significativos do barroco em Portugal e um ótimo local para descansar e desfrutar da natureza.

Mais abaixo localizado na rua do Souto, encontra-se o Arco da Porta Nova, uma antiga entrada da cidade.

Arco da Porta Nova

O Arco da Porta Nova é a porta de entrada para o centro histórico da cidade, onde podes passear pelas ruas estreitas, visitar várias lojas e pastelarias e desfrutar da arquitetura medieval que ainda hoje existe em alguns locais.

Arco da Porta Nova

Para terminar a visita com “uma cereja no topo”, visita o Bom Jesus do Monte e o Santuário do Sameiro.

Bom Jesus do Monte

O Bom Jesus do Monte, é um santuário situado no topo de uma colina a sudoeste de Braga, mais precisamente a 5 km de Braga.

A construção teve início em 1722, no local de uma capela do século XIV e atrai peregrinos em busca de uma experiência contemplativa e penitencial.

Bom Jesus do Monte

Encomendado pelo Arcebispo de Braga, tem sido um local de peregrinação popular desde a sua conclusão em 1811, embora não existam visões ou santos associados ao santuário.

Este local, que foi declarado Património Mundial pela UNESCO, é um ex-libris de Braga e um local que merece ser visitado com calma, pela sua grande dimensão e beleza.

Escadaria bom Jesus do Monte Braga

Atreve-te a subir escadas, são mais de 580 degraus, mas serás presenteado com um santuário monumental que merece ser visitado.

Ao longo da escadaria encontras também várias estátuas de cariz religioso, ilustrando vários momentos da vida de Jesus.

Perto do santuário, prepara-te para ser abraçado por paisagens naturais místicas, dignas de um conto de fadas. Estes jardins são o local perfeito para um piquenique em família.

Como chegar ao Bom Jesus do Monte

A melhor opção para chegar ao Bom Jesus do Monte é através de um de carro. Demorarás apenas alguns minutos para chegar a Bom Jesus do Monte, e permite-te explorar o local à tua vontade, sem preocupações com os horários dos transportes e outras condicionantes.

Funicular

Ao lado da paragem de autocarro, há outra atração no Bom Jesus, um funicular único, uma vez que, atualmente o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.

Funicular Bom Jesus Braga

O elevador é testemunho de verdadeira obra histórica, sendo o primeiro funicular inclinado construído na Península Ibérica. Aprecia este belo exemplo de obra da engenharia do século XVIII e, para terminar a visita, deixa-te maravilhar pela vista sobre a cidade, verdadeiramente única.

Os bilhetes custam € 1,50 ida – € 2,50 ida e volta.

Se subiste a pé, desce de funicular e desfruta das belas vistas panorâmicas que ele oferece.

Santuário do Sameiro

O Santuário do Sameiro está localizado no ponto mais alto da cidade, garantindo uma vista panorâmica incrível a quem o visita.

No Monte do Sameiro terás a oportunidade de visitar a Santuário, um monumento religioso muito importante para os devotos da zona Norte, e os jardins que circundam o Santuário.

É o local ideal para um passeio em família ou para passear um pouco em paz e comunhão consigo mesmo.

Santuário do Sameiro

O Santuário do Sameiro foi construído na mesma época do Bom Jesus e é igualmente fascinante. Porém, foi dedicado à Virgem Maria e isso notarás ao entrar na igreja onde a verás exatamente no meio do altar.

Curiosamente, é que o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro ou Santuário do Sameiro é o maior santuário dedicado ao culto da Virgem Maria em Portugal!

O santuário é um dos locais mais serenos da região e também tem a melhor vista panorâmica sobre a cidade de Braga!

Festividades em Braga

Se visitares Braga durante uma das muitas festas que se celebram na cidade, terás a oportunidade de apreciar a alma da cidade e vivenciar as tradições locais.

Semana Santa: a Semana Santa é a semana antes da Páscoa. São inúmeros os eventos e procissões que decorrem em Braga para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. A cidade é decorada com flores.

Festa de São João: Festa dedicada a São João, padroeiro de Braga. Apesar da comemoração ocorrer no dia 24 de junho, a cidade começa a comemorar duas semanas antes com muitos eventos e manifestações ocorrendo por toda a cidade. Durante a noite de 23 de junho a cidade prepara-se para festejar seu padroeiro.

Braga Romana: Para festejar a influência do Império Romano na história de Braga, no último fim-de-semana de Maio os habitantes da cidade vestem-se como os antigos romanos, existindo várias tendas e barracas de venda de objetos de arte e souvenirs.

Onde dormir em Braga

Ibis Braga – Hotel que aceita animais de estimação com bar/lounge em Braga, junto a um centro comercial.

ibis budget Braga Centro – Hotel no centro da cidade.

Basic Braga by Axis – Hotel com restaurante. Sé de Braga a 0,7 km.

Vila Galé Collection Braga – Hotel de 4 estrelas com 2 restaurantes e spa.

Braga é perfeita para um passeio de um dia e, normalmente, um dia na cidade é o suficiente para explorar todos os seus monumentos.

No entanto, se pretendes ficar mais dias ou simplesmente explorar a área circundante, verifique os passeios de um dia abaixo:

Canyoning no Gerês – Explora a natureza com uma empresa local especializada e guias especializados em canyoning da International Canyoning Commission (CIC).

Excursão vinícola em um veículo 4×4 na região portuguesa de Vinho Verde, incluindo piquenique regional.

Tour ao Parque Nacional Peneda-Gerês: tour de um dia pelo parque nacional que irá abranger uma grande variedade de atrações no coração do Parque Nacional Peneda Gerês.

Viagens:
A Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:
Encontra rapidamente o alojamento certo Agoda.

Rent a car:
Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget.

Excursões:
Reserve excursões e passeios turísticos com Viator.

Agência de viagens:
Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *