Europa,  Roteiros,  Suiça

Roteiro de 2 dias em Zurique, Suíça

Este roteiro de 2 dias em Zurique, leva-te a passear pelas principais atrações da cidade e se tiveres disponibilidade, podes aproveitar para conhecer algumas vilas, cidades e locais situados a uma curta distancia.

Situado no coração da Suíça, Zurique é um dos melhores lugares do mundo para visitar durante o inverno. Não é apenas pelo clima, que é perfeito para desportos de inverno, mas também pela cidade que é um ótimo lugar para explorar.

Desde a cultura à natureza, passando pela vida noturna e ótimos restaurantes, tudo isto pode ser desfrutado em apenas 48 horas.

Roteiro de 2 dias em Zurique, Suíça

Zurique é o destino ideal para uma escapadinha de fim de semana. Graças ao tamanho da cidade, irás experimentar a diversidade dos diferentes bairros.

Também podes passear de barco no Lago Zurique e apreciar a vista dos Alpes e da cidade.

Se estás a planear passar 2 dias em Zurique, encontrarás aqui um ótimo itinerário que podes seguir.

Quando visitar Zurique

Zurique vale bem a pena uma visita em todas as estações do ano: enquanto que no verão, as numerosas piscinas à beira do rio e do lago são particularmente populares, no inverno muitos resorts de desportes de inverno perto de Zurique convidam os hóspedes a esquiar, praticar tobogã ou desfrutar de uma caminhada.

Se viajares para Zurique em abril poderás presenciar o tradicional festival da primavera, “Sechseläuten, enquanto que, em agosto podes dançar ao redor do lago no incomparável Street Parade.

Para os amantes de comida, é no mês de outubro, que têm a oportunidade de provar os vinhos mais recentes enquanto participam numa caminhada na região ao redor do Lago de Zurique.

Em dezembro, durante a época festiva, a cidade é encantadora, com vários mercados de Natal, o “Märlitram” e várias tradições maravilhosas.

Seja primavera, verão, outono ou inverno: Zurique é simplesmente linda em qualquer estação, então, cabe-te a ti, decidir qual é a época do ano perfeita para fazer uma visita a Zurique.

Como te deslocares por Zurique

Seja de carro, de tram ou a pé, aqui estão algumas dicas úteis para te deslocares pela cidade:

A pé

É fácil conhecer Zurique a pé. O centro histórico de Zurique, as igrejas Grossmünster e Fraumünster, o Lago de Zurique, o Lindenhof e a famosa Bahnhofstrasse, encontram-se todos num raio de 1 ou 2 km.

Facilmente alcançáveis em apenas 20 a 30 minutos.

Mas, podes chegar ainda mais rápido, se optares por um transporte público. Opta por um passeio de tram, para o qual é recomendado comprar um cartão Zürich.

O bilhete está disponível em todas as máquinas de bilhetes e, além disso, oferece descontos nas taxas de entrada do museu, bem como descontos em restaurantes e lojas selecionados.

Transportes públicos

A melhor maneira para te deslocares em Zurique, é usar o sistema de transporte público da cidade, como o tram, autocarros, comboios ou barcos.

Na cidade de Zurique, podes encontrar uma paragem de tram ou autocarro a cada 300 metros, ou mais. Em cada paragem, há uma máquina de bilhetes e um mapa da zona com um horário.

Zürich Card City Pass

O Zürich Card City Pass dá ao seu titular o direito de viajar gratuitamente em todas as formas de transporte público, por toda a rede da cidade (Zona 110 e zonas circundantes).

O passe pode ser adquirido no aplicativo “Guia da cidade de Zurique” no teu smartphone ou fisicamente numa máquina de bilhetes.

O Cartão Zurique é válido para viagens ilimitadas nas Zonas 110, 111, 112, 121, 140, 150 e 154 por um período de 24 ou 72 horas, a partir da hora especificada ao comprá-lo no aplicativo ou a partir da data de validação, carimbando-o numa máquina de bilhetes.

Ingressos

Podes comprar bilhetes únicos válidos por 1 hora ou passes diários por 24 horas para várias zonas. Enquanto o bilhete for válido, pode ser usado para viajar quantas vezes desejares, em todos os tipos de transporte público, nas zonas especificadas.

Dia 1

Começa o primeiro dia deste “Roteiro de 2 dias em Zurique“, seguindo direto para o centro histórico de Zurique.

Passa algum tempo para passear livremente pelas boutiques, cafés, lojas e restaurantes que encontram-se principalmente dentro de maravilhosas casas pintadas de forma tradicional.

No centro histórico também se encontram-se quatro igrejas principais: Grossmünste, Fraumünster, Predigerkirche, St. Peterskirche.

Começa por visitar o edifício da camara municipal, que se encontra junto da igreja Fraumünster.

Stadthaus

Stadthaus é a sede do governo executivo da cidade, a Câmara Municipal (alemão: Stadtrat) e da sua administração.

Localizado ao lado de Fraumünster, o edifício neo-gótico Stadthaus foi construído no final do século 19.

Stadthaus

Após a incorporação de outras áreas locais, Zurique repentinamente tornou-se numa grande cidade, portanto, precisava de uma Stadthaus adequada.

Mas, o seu verdadeiro atrativo é elegante hall de vários níveis em estilo renascentista italiano. Sobe até ao último andar para ver os afrescos da cidade velha de Zurique.

A igreja está fechada aos domingos e aos sábados fecha ao meio-dia. Portanto, se estiveres de visita num fim de semana, visita logo a igreja no sábado de manhã.


Fraumünster


A Fraumünster foi fundada em 853 pelo rei Luís, o alemão. Esta igreja com o seu convento era habitada por mulheres da aristocracia da Europa.

O convento, com o patrocínio dos reis e da abadessa, ganhou o direito de cunhar moedas em Zurique até meados do século XIII. A igreja e o convento passaram para a cidade de Zurique após a Reforma.

Fraumünster Roteiro de 2 dias em Zurique

Importantes características arquitetónicas incluem a capela-mor românica e o alto transepto abobadado. A nave foi renovada pela última vez em 1911.

Os seus tesouros mais impressionantes são os vitrais. Os do transepto norte são de Augusto Giacometti e o ciclo de cinco partes na capela-mor e rosácea do transepto sul, são obras de Marc Chagall. O claustro também revela uma série de afrescos de Paul Bodmer.

Horário de Funcionamento

  • Novembro a fevereiro – Diariamente das 10h00 às 17h00
    Março a outubro – Diariamente das 10h às 18h

Atravessa para a outra margem e segue junto ao rio para visitar as igrejas Grossmünste e Predigerkirche.


Grossmünster


Segundo a lenda, Carlos Magno descobriu os túmulos dos santos padroeiros da cidade, Félix e Régula, e mandou construir no local, uma igreja como mosteiro.

Na primeira metade do século XVI, a igreja Grossmünster foi o ponto de partida da Reforma Suíça-Alemã liderada por Huldrych Zwingli e Heinrich Bullinger.

Grossmünster

O colégio teológico então anexado ao mosteiro gerou o que ainda hoje é, a Universidade de Zurique.

Os vitrais de Sigmar Polke, a cripta românica, as janelas do coro de Augusto Giacometti, as portas de bronze de Otto Münch e o claustro do Museu da Reforma, são apenas alguns dos destaques aqui apresentados.

Vista panorâmica de Zurique de Grossmünster

Sem dúvida, a vista de Karlsturm (Charles Tower) em Grossmünster é diferente de qualquer outra vista no centro da cidade.

Ao subir os 187 degraus da nave, serás recompensado com vistas espetaculares do miradouro sobre o centro histórico de Zurique e o sobre o lago.

Horário de Funcionamento

Março a outubro

  • Segunda a sábado, das 10h às 18h
  • Aberto aos domingos após a missa

Novembro a fevereiro

  • Segunda a sábado, das 10h às 17h
  • Aberto aos domingos após a missa


Rathaus


A câmara municipal está neste local há mais de 700 anos. O terceiro e atual edifício substituiu o seu a antecessor de madeira, no final do século XVII.

Rathaus

Da Münsterbrücke (a ponte) tens uma bonita vista do lado sul da Rathaus e, vais perceber que o edifício foi construído bem sobre a água.

A Rathaus está praticamente no seu estado original. Embora tenha elementos barrocos, as suas características básicas são de estilo renascentista.

Uma mistura de estilos também é vista no interior do edifício, onde objetos históricos expostos e obras de arte contam a história da vida política de Zurique.


Predigerkirche


As formas góticas elegantes da Predigerkirche são visíveis apenas de um lado, já que do outro lado ela está parcialmente integrada na biblioteca central da cidade.

Mencionada pela primeira vez em 1231, a igreja do pregador era dirigida por monges da ordem dominicana, que enfatizavam a divulgação da palavra.

Após a Reforma de Zwingli, os monges foram expulsos e a Igreja Prediger tornou-se protestante.

Hoje em dia eles são um pouco mais tolerantes, uma vez que, é um padre católico que celebra as missas conjuntas com muçulmanos ou budistas.


Lindenhof Hill


É aqui em Lindenhof Hill que provavelmente vais tirar as melhores fotos panorâmicas da cidade, pois fica situado no ponto mais alto de Zurique.

Daqui, consegues ver toda a cidade, incluindo o centro histórico, a Igreja Grossmünster e o rio Limmat.

No verão, fazem aqui muitos festivais, mas durante todo o ano provavelmente irás ver um grupo de pessoas a jogar xadrez.

Segue até St. Peterskirche.


St. Peterskirche


A St. Peterskirche é um local de poder e oração, um famoso monumento nacional e o primeiro edifício sagrado protestante na cidade de Zurique, após a Reforma.

St. Peterskirche Roteiro de 2 dias em Zurique

Na enorme torre de St. Peterskirche está o relógio da igreja, que é claramente visível de todos os lado da cidade.

Com um diâmetro dos quatro mostradores de 8,64 m cada, é considerado o maior relógio de torre de igreja da Europa.

Horário de funcionamento

  • Segunda a sexta-feira: 8h – 18h
  • Sábado: 10:00 – 16:00
  • Domingo: 11h00 – 17h00

Segue pela Augustinergasse, passa pela antiga Igreja Gótica Augustiner do século XVIII, até à Rennweg.


Augustinergasse e Rennweg


Augustinergasse

É uma das ruas mais bonitas e históricas de Zurique. Na Augustinergasse repara nas janelas salientes, bem preservadas e pintadas com cores coloridas.

Augustinergasse

Rennweg

Rennweg é a segunda área comercial mais exclusiva de Zurique, depois da Bahnhofstrasse. A sua área pedonal é excelente para passear e descansar.

Na Idade Média, Rennweg era a rua mais larga de Zurique e distinguia-se particularmente de outras ruas e becos de Zurique devido à sua retidão.

O portão Rennwegtor encontra-se na extremidade inferior e faz parte das fortificações da cidade.

A trincheira Fröschengraben fica ao longo da muralha da cidade, mas foi coberta durante o século XIX e a Bahnhofstrasse foi construída em cima dela.


Bahnhofstrasse


Passeia relaxadamente pela Bahnhofstrasse, uma avenida comercial de renome mundial, criada após a construção da principal estação ferroviária de Zurique.

Encontrarás inúmeras boutiques, lojas de roupas de grandes marcas, lojas de relógios, bem como a Paradeplatz, o centro bancário suíço.

Escultura de Ganymed

Desde 1952, a impressionante escultura de Hermann Hubacher de Ganymed embeleza a Bürkliterrasse, com vista para o Lago de Zurique.

Na mitologia grega, Ganymed, o belo filho do rei, foi raptado por Zeus e levado ao topo do Monte Olimpo.

Escultura de Ganymed

No entanto, a estátua não retrata esse rapto, em vez disso, simboliza o desejo do homem de subir o Monte Olimpo com a mão estendida, Ganymed implora a Zeus, o pai dos deuses (aparecendo como uma águia), para levá-lo até lá.

Esta obra de arte é inspirada na mitologia antiga, mas o artista Hubacher enfatizou que sua a escultura “não era um Ganymed grego, mas sim um suíço”.


Dia 2


O segundo e último dia desde Roteiro de 2 dias em Zurique, começa junto ao Rio Limmat.

Começa por visitar o Museu Nacional Suíço, seguido de um relaxante e espetacular passeio de barco pelo rio.

Museu Nacional Suíço

O Museu Nacional Suíço situa-se ao lado da principal estação ferroviária de Zurique e faz lembrar um castelo de conto de fadas.

Museu Nacional Suíço Roteiro de 2 dias em Zurique

A maior coleção de história e cultura da Suíça encontra-se em exibição nas salas e corredores do Museu: desde artesanato, a objetos do cotidiano, esculturas e pinturas da pré-história.

A exposição permanente “Simply Zurich” no 1º andar da parte histórica do museu é gratuita.

Horário de funcionamento

  • Terça a quarta-feira, 10h00 – 17h00
  • Quinta-feira, 10h00 – 19h00
  • Sexta a domingo, 10h00 – 17h00

Preço: CHF 10


Passeio no rio Limmat


Um passeio de barco no rio Limmat irá levar-te pelos mais belos pontos turísticos que o centro histórico de Zurique tem a oferecer, continuando até ao lago de Zurique.

Passeio no rio Limmat

Por exemplo, passa pelas casas históricas da guilda, a Camara Municipal de Zurique, o Lindenhof e também pela igreja Grossmünster.

O cruzeiro irá levar-te do Museu Nacional até o lago Zurique e de regresso.

Todos eles têm telhados de vidro, para que possas desfrutar das belas vistas da pitoresca cidade velha e do Lago de Zurique.

O percurso entre o Museu Nacional e o Zürichhorn dura aproximadamente 25 minutos (a viagem de ida e volta dura cerca de 50 minutos).

Horário de Funcionamento

  • 5 de abril a 18 de outubro de 2020

Viagem inteira de ida e volta sem descanso: CHF 4,40

Horários: www.zsg.ch/limmat-river-cruises

Além de passear por Zurique, ainda podes aproveitar a sua localização e suas excelentes ligações de transporte para o resto do país.

Por isso, é quase obrigatório, fazer passeios de um dia ou meio dia, para explorar um pouco mais da Suíça!

Viagens de meio dia desde Zurique


Lucerna


Disposta ao longo das margens do Rio Reuss, Lucerna foi uma importante cidade medieval. Ainda mantém muitas das suas características antigas, no seu compacto centro.

A principal atração turística de Lucerna, é a Kapellbrücke, uma ponte de madeira coberta construída em 1333. No interior, há mais de 100 fotos de santos e cenas da história da cidade.

Lucerna

No entanto, reserva algum tempo para explorar Altstadt, a cidade velha na margem direita do Reuss, de forma a poder admirar as antigas casas dos burgueses pintadas com cores vivas, edifícios com estrutura de madeira e pequenas praças com fontes.

Visita o Kornmarkt com o Altes Rathaus, construído em 1602-06, e a torre adjacente do século XIV. O pitoresco Weinmarkt tem uma elaborada fonte gótica.

Lucerna Roteiro de 2 dias em Zurique

Não são apenas as vistas alpinas espetaculares de 360 graus que esperam por você no cume do Monte Titlis de 3.238 metros. No topo dessa crista elevada estão várias maneiras de explorar a geleira e o ambiente alpino.
Viagem de um dia, no inverno, ao Monte Pilatus e Lucerna.


Como chegar a Lucerna

A estão de comboios no aeroporto de Zurique, chama-se Zürich Flughafen (flughafen significa aeroporto) e leva 1 hora e 10 minutos para chegar à estação ferroviária em Lucerna.

A outra estação ferroviária é Zürich HB, que está localizada na parte central da cidade. Este passeio de comboio dura cerca de 45-50 minutos.


Monte Titlis


A viagem de Zurique passa por Lucerna, ao longo de seu lago panorâmico até Engelberg, nos Alpes suíços.

De lá, começa a tua subida para o Monte Titlis, chegando ao cume por meio de um teleférico giratório que revela as mudanças de cenário em todas as direções conforme você sobe.

Monte Titlis

Uma viagem pelo escorrega de neve do Glacier Park transforma este mundo gelado num parque natural gigante.

Para mais emoções e vistas, atravessa a ponte suspensa mais alta da Europa. Ou apenas observa a paisagem num café, no terraço ensolarado no topo da montanha.

Excursão de um dia ao Monte Titlis e à Lucerna.


Como chegar ao Monte Titlis

A viagem dura pouco menos de duas horas de comboio e oferece algumas vistas deslumbrantes ao longo do caminho, como lagos e canais, picos de montanhas cobertas de neve e charmosas vilas nas montanhas, todos proporcionam excelentes oportunidades para fotos.

Os comboios partem da estação Zürich Hauptbahnhof a cada hora, começando às 6h. Precisas apanhar o comboio em Zentralbahn e descer na estação de Lucerna 45 minutos depois. Aqui, encontras o comboio para Engelberg, que sai de hora em hora.


Basileia


Basileia está situa-se junto às margens do rio Reno e tem mais de 300 dias de sol todos os anos, uma combinação perfeita que convida os visitantes a passear de canoa rio abaixo, fazer um cruzeiro com jantar ou mergulhar nas águas cristalinas para nadar.

É conhecida como a cidade mais artística da Suíça e suas principais atrações incluem mais de 40 museus.

Basileia

Além de museus importantes, como o Kunstmuseum (Museu de Belas Artes) e o Museu de História Natural, também hospeda várias coleções peculiares.

Visita o Spielzeug Welten Museum, um museu de brinquedos com uma grande coleção de ursos de peluche, e segue para o único museu de desenhos animados da Suíça.

Se gostas mais de ciências, podes visitar o Pharmazie-Hostorisches Museum (Museu da Farmácia), situado no que já foi a casa de um famoso alquimista.


Como chegar a Basileia

A viagem de comboio de Zurique a Basileia leva cerca de 55 minutos e há vários comboios por hora.


Rheinfall (Rhine Falls)


Depois de emergir da extremidade oeste do Lago de Constança, o Rio Reno flui através de um belo vale verde, e então mergulha nas Cataratas do Reno, antes de seguir em direção a Basileia.

As Rheinfall, as quedas de água mais poderosas da Europa Central surgem sobre uma saliência de calcário jurássico de 150 metros de largura e até 21 metros de altura, com duas rochas mais altas no meio do rio.

O fluxo de água atinge seu ponto máximo em junho e julho, depois que a neve da montanha derrete.

Rhine Falls

As Rhine Falls são facilmente visíveis de ambos os lados e podes vê-las de baixo num passeio de barco de 30 minutos pelas águas turbulentas.

Outro excelente ponto de observação, especialmente à noite, quando as cataratas são iluminadas, é do Schlössli Wörth, situado numa pequena ilha, que dos séculos XIII a XIX foi uma importante área de embarque e recarga de mercadorias na rota comercial do Lago Constança até Basileia.

Hoje, é um restaurante e café requintado com uma esplanada com vista para as cataratas.

Excursão para as Cataratas do Reno.


Como chegar às Rhine Falls

As cataratas ficam a menos de uma hora de comboio de Zurique.

Para chegar lá, precisarás sair de Zürich Hauptbahnhof (estação principal de Zurique HB) e descer numa das duas estações: estação ferroviária SBB Neuhausen am Rheinfall ou estação ferroviária SBB Schloss Laufen am Rheinfall.

Ambas as estações ficam a cerca de 50 minutos de Zurique e a mesma distância das cataratas, mas em lados opostos do rio.

Depois de sair do comboio, sai da estação e as cataratas estarão a apenas alguns minutos de distância.


Schaffhausen


A cidade velha de Schaffhausen, a cerca de 50 quilómetros de Zurique, é um cenário de cartão-postal, com casas de madeira pintadas com cores vivas, janelas de vidro e brasões nas fachadas.

Na Fronwagplatz estão a torre Fronwag e duas fontes do século XVI, enquanto a Münster de torre única, construída de 1087 a 1150, era originalmente a igreja de uma abadia beneditina.

Schaffhausen Roteiro de 2 dias em Zurique

Os belos edifícios do convento, agora abrigam o Museu de Todos os Santos, um dos museus locais mais ricos da Suíça, com coleções de material pré-histórico, arte sacra, salas de época, trajes tradicionais e obras de artistas suíços modernos.

Também vale a pena ver as suas duas capelas do século XI e uma loggia românica.

Com vista para a cidade velha e o rio de uma colina coberta de vinhas, está o Kastell Munot do século XVI, um castelo circular fortificado com paredes de mais de cinco metros de espessura.

O castelo bem preservado não é apenas interessante, mas também oferece belas vistas da cidade e do vale do Reno.


Como chegar a Schaffhausen

Apanha o comboio que te levará de “Zürich HB” (estação ferroviária principal) diretamente para “Schloss Laufen am Rheinfall” (troca de comboio em Winterthur).


Como chegar a Zurique


Como centro de negócios e hub da aviação da Suíça, Zurique está extremamente bem conectada ao resto da Europa. Aqui está, o que precisas saber sobre tua chegada a Zurique.


Avião

O aeroporto Kloten de Zurique está localizado a cerca de 12 minutos de comboio e a 25 minutos de carro do centro da cidade.

Os comboios conectam o aeroporto à cidade 24 horas, saindo a cada 10 minutos nos horários de pico. Uma passagem só de ida para a Estação Central custa CHF 6,20.

Os táxis do aeroporto para o centro da cidade são, não surpreendentemente, caros. Um táxi leva custa cerca CHF 50.

Além da companhia aérea de bandeira da Suíça, a SWISS, o aeroporto de Kloten é servido por várias companhias aéreas internacionais, bem como por comapanhias low-cost como a easyJet e a Air Berlin.


Comboio

A Hauptbahnhof de Zurique, ou Estação Central, está localizada no coração da cidade, perto de lojas, museus e hotéis.

Com uma média de 1.900 comboios por dia, a estação oferece conexões eficientes para toda a Suíça.

Schweizerische Bundesbahnen (SBB) é a companhia ferroviária nacional suíça, e o site da SBB fornece informações úteis sobre tarifas e horários.


Autocarro

O terminal de autocarro intermunicipal – às vezes conhecido como Terminal “Sihlquai” partilha o prédio da estação ferroviária principal.

As cidades dos Balcãs podem ser alcançadas a partir daqui por autocarros noturnos de longa distância.

Para a maioria dos destinos, porém, as melhores apostas continuam a ser os comboios, quer em termos de tempo ou de conforto.


Onde ficar em Zurique


Motel One Zürich – Hotel com bar/lounge. Bahnhofstrasse a 0,5 km.

Leoneck Swiss Hotel – Hotel que aceita animais de estimação com restaurante, junto a um centro comercial e perto de Instituto Federal de Tecnologia de Zurique.

Bristol Hotel – Hotel no centro da cidade. Museu Nacional Suíço a 0,2 km.

easyHotel Zürich City Centre – Hotel no centro da cidade. Bahnhofstrasse ao virar da esquina.

Viagens:

A Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda.

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget.

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator.

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *