As melhores levadas da Madeira
Percorrer as levadas da ilha da Madeira é um sonho para os verdadeiros amantes de caminhadas.
A Ilha da Madeira, apesar do seu pequeno tamanho, ilha oferece uma diversidade incrível de paisagens que te levam por caminhos através das nuvens e até, por caminhos ao longo do oceano, de forma a mostrar-te toda a beleza desta ilha.
A paisagem inspiradora desta paisagem pode ser obtida em rotas relativamente planas que seguem os canais de irrigação, únicos da Madeira: as famosas levadas e veredas.
Existem florestas subtropicais, quedas de água, penhascos elevados e recortados, lagoas de sonho e muito mais para descobrir. E devido ao seu clima subtropical, as caminhadas na Madeira são agradáveis durante todo o ano.
Onde ir e o que esperar são explicados pelo excelente WalkMe, um site e uma app dedicada ao trekking na Madeira. A aplicação classifica as rotas, fornece instruções e pode rastrear a tua localização GPS caso estejas preocupado em te perderes.
A melhor e única forma de explorar a Madeira é de carro. Aluga o carro com a Logitravel, com todas as garantias e cancelamento gratuito.
Passar uma semana na Madeira vai dar-te uma ideia do que é este arquipélago português, ao mesmo tempo que te vai permitir ver mais do que apenas a capital Funchal.
Explora a ilha num ritmo mais lento, enquanto aproveitas algum tempo para relaxar ao sol.
Levadas e veredas da Madeira
As levadas percorrem os diversos canais de rega, uma peculiaridade da ilha. Elas transportam água doce das montanhas chuvosas do norte, para o árido sul.
Essa água é usada para irrigar campos e fornecer água potável. Junto a cada levada existem caminhos estreitos utilizados para reparações e abertos ao público para caminhadas.
Um percurso de aventura pelas montanhas que permite ao caminhante inexperiente um fácil acesso às montanhas.
Existem caminhadas nas montanhas na zona central da ilha com diferentes níveis de dificuldade, de fácil a difícil e, passeios costeiros com vistas espetaculares das falésias.
Vereda do Pico do Areeiro – PR 1
- Distância: 7 Km (só ida)
- Duração: 3 a 4 horas (só ida)
- Dificuldade: Moderada
A Vereda do Areeiro é um trilho linear que começa tecnicamente no Pico do Areeiro. Este trilho liga os dois picos mais altos da Madeira – o Pico do Arieiro (1817 m) e o Pico Ruivo (1861 m). É considerado o trilho mais bonito da ilha.
O Pico do Areeiro é considerado o local mais bonito para ver o nascer do sol na Madeira.
Nascer do sol no Pico do Areeiro – caminhada guiada em grupos pequenos pelo Pico Ruivo.
Como a caminhada é feita acima dos 1500m, na maior parte do tempo estarás a caminhar por cima das nuvens e algumas pessoas podem sentir o que o ar está mais pesado ou rarefeito.
Ao longo do trilho vais encontrar túneis esculpidos pelo homem, em tufo vulcânico. Um dos locais mais que vais encontrar é o miradouro do Ninho da Manta com vista sobre o Vale da Fajã da Nogueira, São Roque do Faial e grande parte do Maciço Central.
Num determinado ponto deste trilho junta-se o caminho da Achada do Teixeira, PR 1.2.
Agora que atingiste o pico do Pico Ruivo, coloca-se a questão: se pretendes que esta seja uma caminhada de ida ou volta, voltando ao Pico Arieiro vou se segues para Achadas do Teixeira, onde se encontra outro estacionamento.
Como chegar ao Pico do Arieiro
Geralmente, a viagem de carro dura cerca de 45 minutos a uma hora, do Funchal até o Pico do Arieiro.
Existe um grande parque de estacionamento no Pico do Arieiro onde podes deixar o carro ou apanhar um táxi (30 a 40 euros só de ida). Embora o estacionamento seja muito grande, costuma ficar lotado a partir do meio da manhã, especialmente durante a época alta
Existe um miradouro no Pico do Arieiro, juntamente com uma casa de banho pública (50 cêntimos), um café e loja de souvenirs.
Vereda do Pico Ruivo – PR 1.2
- Distância: 2,8 Km (linear)
- Dificuldade: Médio
- Duração: 1:30 horas
O PR 1.2 – Vereda do Pico Ruivo é o trilho mais popular para chegar ao Pico Ruivo. São 2,8 km, com vista para o Vale da Ribeira Seca com os cumes do Pico das Torres e Pico Areeiro e o Vale do Ribeira Grande, com os vulcões Caldeirão Verde e Caldeirão do Inferno.
Dado que é mais curto e garante as mesmas vistas de 360 graus do Pico Ruivo, é muito popular. Ao contrário do Pico Arieiro, não é possível aos visitantes conduzir até ao Pico Ruivo e, por isso, só é acessível a pé. Assim que estiveres perto do café, basta uma subida de 10 minutos e chegarás ao cume do Pico Ruivo.
Como chegar à Vereda do Pico Ruivo
A estrada para a Achada do Teixeira (ER218) começa em Santana, e fica a 9km (16min) de carro.
O PR 1.2 começa no estacionamento da Achada do Teixeira, este estacionamento é amplo e gratuito.
Táxi da Achada do Teixeira para o Pico do Arieiro
Reserva com antecedência o transporte das Achadas do Teixeira para o Pico do Arieiro, se quiseres fazer a trilho só de ida.
A tarifa de táxi de ida das Achadas do Teixeira para o Pico do Arieiro custa cerca de 80 euros e a viagem demora cerca de uma hora. Tens de avisar o taxista da hora, a que tensionas chegar às Achadas do Teixeira vindo do Pico Ruivo. Leva algum dinheiro contigo. Pergunta ao taxista um valor estimado para fazer o serviço.
Levada das 25 fontes – PR 6 e Levada do Risco – PR 6.1
- Dificuldade: Média
- Distância: 11 Km (circular)
- Duração: 3 horas
A Levada das 25 fontes – PR 6 e Levada do Risco – PR 6.1, são dois trilhos começam na E.R. 105 (Antiga E.R. 110) e descem até o abrigo do Rabaçal. Os trilhos continuam ao longo de duas levadas paralelas em níveis diferentes.
O trilho PR 6.1 percorre ao longo da Levada do Risco, situada a 1000 m acima do nível do mar, até às impressionantes e imponentes Cascata do Risco, que caem verticalmente formando um “risco” na rocha.
No trilho PR 6, podes visitar a cascata da Lagoa das 25 Fontes, que é formada pelas águas que correm do Paul da Serra e onde se podem ver mais de 25 nascentes.
Como chegar ao inicio da Levada das 25 Fontes
O percurso da Levada das 25 Fontes situa-se no Rabaçal, uma reserva natural no sudoeste da ilha. O principal ponto de partida da caminhada é de fácil acesso com um enorme estacionamento.
Acompanhamento especializado para fazer a caminhada Risco – Passeio Levada 25 Fontes.
Levada do Alecrim – PR 6.2
- Distância: 6 Km (circular).
- Duração: 2 horas.
- Dificuldade: Fácil
O percurso da Levada ao Alecrim tem início e fim no Rabaçal. Este passeio pela Levada do Alecrim é muito mais tranquilo do que as 25 Fontes e oferece vistas espetaculares sobre o planalto do Paúl da Serra.
É também chamada de rota dos Lagos da Madeira. A vegetação exuberante torna o passeio mais agradável e também poderás encontrar muitos animais, principalmente muitas espécies de pássaros e algumas trutas.
O trilho passa por por alguns lagos como a Lagoa D. Beja e a Lagoa a Vento.
A Levada do Alecrim é uma trilha fácil para fazer com as crianças. O caminho da levada é muito acessível, sem exigir descidas ou subidas, e durante todo o percurso poderás desfrutar das muitas e belas vistas panorâmicas sobre as montanhas circundantes e o vale abaixo.
A meio da caminhada, irás encontrar uma pequena escada íngreme. Ao chegar ao final da escada, aprecia a vista ampla em todas as direções.
Após cerca de uma hora de caminhada ao longo da levada chega-se ao início da levada e ao final desta caminhada: a Ribeira Grande, uma grande e impressionante cascata.
Como chegar à Levada do Alecrim – PR 6.2
O trilho para a levada do Alecrim começa na estrada ER110 (também conhecida como a estrada mais pitoresca da Madeira). O parque de estacionamento é também o início do trilho da levada mais populosa da Madeira – PR6 Levada das 25 Fontes.
Acompanhamento especializado para fazer a caminhada Lagoa do Vento e Levada do Alecrim.
Vereda da Lagoa do Vento – PR 6.3
- Distância: 1,8km (+ 1,8km regresso)
- Dificuldade: Fácil
- Duração: 1h30
A Vereda da Lagoa do Vento – PR 6.3, atravessa um pequeno troço da Levada do Alecrim e segue à descoberta da Lagoa do Vento, um dos locais mais bonitos da ilha, com uma impressionante cascata que cai formando uma enorme lagoa.
Desfruta de vistas panorâmicas dos vários miradouros que irás encontrar ao longo do trilho. Continua a descer até chegar à magnífica Lagoa do Vento. A imensidão, tranquilidade e beleza desta lagoa fazem dela um lugar inspirador.
O trilho leva ao topo da Cascata do Risco.
Como chegar à Lagoa do Vento – PR 6.3
O trilho inicialmente coincide com a Levada do Alecrim – PR 6.2 junto ao Rabaçal.
Vereda da Ponta de São Lourenço – PR 8
- Distancia: 4 Km + 4 Km (circular)
- Dificuldade: Médio
- Duração: 2 a 3 horas
A Vereda da Ponta de São Lourenço – PR 8, é definitivamente uma das melhores caminhadas da Madeira, localizada no lado leste da ilha, é o local ideal para admirar a costa acidentada da Madeira. O trilho chega ao Cabo de São Lourenço, a ponta oriental da ilha.
Da Vereda da Ponta de São Lourenço avistam-se as Ilhas Desertas e a ilha de Porto Santo.
O clima aqui é semidesértico, por isso não é aconselhado fazer o trilho num dia quente porque fica totalmente exposto.
Ao longo do trilho é possível encontrar muitas espécies de plantas endémicas, várias espécies de aves, o lagarto da Madeira – o único réptil da ilha, e as focas mais raras do mundo – os lobos do mar. No final do trilha, pode-se mergulhar no Porto da Sardinha.
Passeio na Ponta de São Lourenço.
Como chegar à Ponta de São Lourenço do Funchal
A forma mais fácil de chegar à Ponta de São Lourenço é de carro a partir do Funchal. Fica a cerca de 50 minutos de carro do Funchal em direção ao aeroporto.
Se não tiveres carro, podes apanhar um autocarro do Funchal até o ponto de São Lourenço. O autocarro SAM 113 leva-te do Edifício 2000 perto do centro comercial ‘La Vie’ no Funchal até à Baia D’Abra, a última paragem.
A bilhete de autocarro de ida e volta para uma pessoa custa cerca de 6 euros. A viagem leva cerca de uma hora e 20 minutos.
Como chegar à Vereda da Ponta de São Lourenço
A Vereda da Ponta de São Lourenço – PR8 começa num amplo parque de estacionamento do Parque Natural da Madeira.
Levada do Caldeirão Verde – PR 9
- Distância: 12 Km
- Duração: 4 a 5 horas
- Dificuldade: Fácil / Moderada
A Levada do Caldeirão Verde, é uma das caminhadas preferidas da Madeira. É uma caminhada relativamente fácil, não é íngreme (são apenas, cerca de 100 m de desnível do início ao fim) e leva-te através da Floresta Laurissilva densa e preservada.
O percurso segue uma levada que conduz ao vale profundo da Ribeira de São Jorge. Esta levada é uma impressionante obra de arte construída no século XVIII. Desfruta de um passeio tranquilo enquanto aprecias as vistas sobre São Jorge.
No caminho, existem quatro túneis. Um dos túneis é denominado “Quebra-Cabeças” é bastante longo e baixo. São cerca de 5 minutos para o atravessar de um lado ao outro, e agachado!
A meio do caminho (6 km dentro) chega-se ao Caldeirão Verde, uma bela cascata de 100m de altura. O caldeirão vulcânico é coberto por uma vegetação verde exuberante, daí seu nome, Caldeirão Verde. Um local perfeito para relaxar e comer qualquer coisa!
Se te sentires motivado, podes seguir por mais 2,4 km até uma segunda cascata, o Caldeirão do Inferno. Isso provavelmente adicionará duas horas à tua viagem, mas vale a pena se tiveres tempo.
Esta é um trajeto linear, o que significa que terás de usar o mesmo caminho para voltar.
Caminhada na Levada do Caldeirão Verde de Funchal.
Como chegar à Levada Caldeirão Verde
A Levada Caldeirão Verde está localizada no Norte da Madeira no concelho de Santana. Se estás hospedado no Funchal, demorarás cerca de 45 minutos a uma hora, a chegar ao início da caminhada.
Podes estacionar o carro no início do trilho, que fica logo abaixo de um conjunto de casas antigas, com um café e área de receção. As casas também oferecem acomodação durante a noite.
Uma vez nos edifícios, sobe o largo caminho arborizado à direita dos edifícios e ficas de frente para o início do passeio.
O custo do estacionamento: 3€ por dia.
Vereda dos Balcões – PR 11
- Distância: 1,5 Km (linear)
- Duração: 1h30
- Dificuldade: Fácil
Esta caminhada Vereda dos Balcões – PR 11 começa logo na saída da estrada ER103 em Ribeiro Frio. É curto e fácil, num único sentido, que segue a Levada da Serra do Faial até ao Miradouro dos Balcões, com as vistas mais deslumbrantes dos picos da Madeira.
Em dias claros, é possível ver a cadeia montanhosa central, incluindo os picos mais altos da ilha: Pico Ruivo, Pico do Arieiro, Pico do Gato e Pico das Torres.
Antes ou depois da caminhada, podes parar para um almoço de truta fresca num dos dois restaurantes que circundam a estrada principal, E.R. 103.
Como chegar ao à Vereda dos Balcões – PR 11
O percurso começa no Ribeiro Frio e segue a Levada da Serra do Faial até ao miradouro dos Balcões.
Como Ribeiro Frio é bastante popular, pode ser difícil conseguir estacionamento nas proximidades. O trilho começa a cerca de 50 metros dos restaurantes de estrada.
Vereda do Fanal – PR 13
- Distância: 10,8 Km
- Dificuldade: Médio
- Duração: 4 horas
A Vereda do Fanal – PR 13 é um passeio de um dia inteiro, mas com certeza vale a pena para quem quer mergulhar na natureza. O percurso começa no planalto do Paul da Serra e termina no Fanal, junto à torre de vigia florestal. Há também uma cratera de vulcão no topo.
De lá, podes desfrutar de vistas espetaculares da ilha e do oceano. O percurso está inserido na zona de floresta Laurissilva, classificada como Património Natural da Humanidade pela UNESCO, e também membro da Natura 2000.
Como chegar à Vereda do Fanal
Como a caminhada da Vereda do Fanal é uma caminhada linear, lembra-te que tens de fazer 11 km para ir e depois caminhar 11 km para volta para o carro. Se tiveres oportunidade combina com um amigo e levem dois carros, assim poderás estacionar um carro no início e o outro carro no final da caminhada. Outra opção é chamar um táxi.
A caminhada do Fanal localiza-se no planalto do Paul da Serra, no noroeste da Madeira. Deverás começar no sinal PR13 Vereda do Fanal, localizado ao longo da ER209.
Estaciona o carro no estacionamento junto ao sinal e inicia a caminhada na placa PR 13.
Levada do Rei – PR 18
- Distância: 5,3 Km (+ 5,3 Km regresso)
- Dificuldade: Médio
- Duração: 3:30 horas
A Levada do Rei, é assim chamada porque foi construída por ordem do Rei D. Manuel II (o último rei de Portugal). A construção da levada foi árdua e demorou mais de 20 anos.
O percurso linear passa pelo norte da Madeira, começa nas Quebradas e termina no Ribeiro Bonito, onde nasce a levada. O trilho passa por uma zona de mata, mas depois pode-se desfrutar de umas belas vistas de São Jorge e dos campos de Santana. A água da levada alimenta o histórico moinho de água de São Jorge, que funciona continuamente há 300 anos.
Acompanhamento especializado para fazer a caminhada Levada do Rei.
Como chegar à Levada do Rei
A paragem de autocarro mais próxima fica a aproximadamente 15-20 minutos a pé do início do trilho. Lá passa o autocarro # 103 e a viagem dura mais de 2 horas.
É muito, muito mais fácil chegar à levada de carro ou com um passeio organizado.
O trilho começo em frente ao café Quinta Levada do Rei. Podes estacionar no café.
Quando visitar a Madeira
A Madeira possui um clima mediterrânico ameno durante todo o ano, então a melhor época para ir é quando estiveres uns dias livres.
Apesar da sua vegetação exuberante, a ilha não recebe grandes quantidades de chuva, mas também não fica desconfortavelmente quente.
Devido ao terreno montanhoso irás encontrar microclimas variados, sendo a mais notável a distinção entre o nordeste húmido e ventoso, e o sul mais árido e abrigado.
O Carnaval e a Festa da Flor, decorrem na primavera e são os destaques do calendário de eventos da Madeira.
A melhor altura para fazer caminhadas é durante todo o ano, mas são particularmente adoráveis na primavera com vegetação exuberante e sol quente.
Onde ficar na Madeira
Reid’s Palace, A Belmond Hotel – Hotel de luxo à beira da praia, com spa.
Sentido Galomar – Hotel à beira da praia com campo de golfe e spa.
Muthu Raga Madeira Hotel – Hotel de 4 estrelas com piscina exterior. Complexo Balnear do Lido a 0,5 km.
Stay Inn Funchal – Pensão no centro da cidade. Marina do Funchal ao virar da esquina.
Viagens:
A Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.
Alojamento:
Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda.
Rent a car:
Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget
Excursões:
Reserve excursões e passeios turísticos com Viator
Agência de viagens:
Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.
2 Comments
Gabriela
Adorei suas dicas da Madeira, está me ajudando muito a criar o meu roteiro.
Obrigada por compartilhar 🙂
Compadre Abalar
Obrigado Gabriela 😀 Boas viagens