Europa,  Portugal

Queda do Vigário, Algarve

A Ribeira de Alte que alimenta a Queda do Vigário, nasce na Quinta do Freixo. Ao chegar às proximidades de Alte, alimenta-se das águas da Fonte Grande, passa a Fonte Pequena e precipita-se a 24 metros de altura (a Queda do Vigário) num lago.

Queda do Vigário

Foi construída no século XVII por Duarte de Melo Ribadeneyra para conduzir as águas da ribeira para o Tanque Grande e daí regar o pomar do Morgado. Há quem afirme que a Cascata de Alte é artificial.

Junto à cascata, encontra-se uma zona de lazer com um relvado onde podes aproveitar para relaxar e apreciar a tranquilidade da paisagem envolvente.

Queda do Vigário

A cerca de 1.5 km da cascata do Vigário, encontram-se as nascentes da Fonte Grande.

Como chegar à Queda do Vigário

Estacionar o carro junto ao cemitério de Alte. O acesso é feito através de uma caminhada um pouco íngreme, são cerca de 300 metros em terra batida.

Quando visitar a Queda do Vigário

A melhor altura do ano, é durante a primavera e o outono, uma vez que, durante o clima quente do verão, a ribeira e a cascata podem secar.

Fonte Grande de Alte

Fonte Grande, é uma das joias escondidas da vila de Alte. Os tanques de águas cristalinas de Alte encontram-se cercados por árvores e são atravessados por pontes pitorescas.

Nos meses de verão encontra-se um pequeno quiosque, que vende gelados e bebidas geladas.

Há locais de merendas com mesas e bancos de pedra, situadas de forma a aproveitar a sombra natural e fresca das árvores.

Também existem áreas reservadas a churrascos, para que, os visitantes possam trazer e grelhar as suas próprias refeições.

Fonte Grande Alte

Durante séculos, as águas da ribeira, abastecidas pela Fonte Grande, alimentavam a aldeia, eram utilizadas pelas lavadeiras e regavam as hortas em seu redor.

Hoje, após vários melhoramentos, a Fonte Grande é uma verdadeira piscina, atraindo a visita de milhares de turistas, nacionais e estrangeiros.

É junto à Fonte Grande que se realizam os tradicionais festejos do 1º de Maio e festivais de folclores.

Alte

Alte já foi considerada uma das aldeias mais típicas do Algarve. Um paraíso escondido nas colinas da Serra do Caldeirão, que outrora serviu de ponto de referência para os navegadores portugueses, devido à sua localização elevada e estratégica.

Alte

O elevado número de casas caiadas de branco, com telhados simples com as belas chaminés de renda do Algarvias, levou muitos a acreditar que talvez tenha sido habitada pelos árabes

Como chegar a Alte

Autocarro

Não há transporte público direto para Alte. O município mais próximo, com uma ligação direta para a vila de Alte, é de Loulé.

Carro

Alte fica a 45 minutos de carro desde Faro pela rota A22. Esta é a rota mais rápida, mas terás que pagar as SCUT. De forma a evitar a pagamento da SCUT, segue para Alte pela IC4.

Comboio

Podes viajar de comboio desde Faro para Messines-Alte, no comboio Intercidades, que custará entre 4 e 7 €.

Depois, apanhas o autocarro da Eva da estação de São Bartolomeu de Messines para Alte, que custará de 2 a 4 €.

Viagens:

Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *