Escócia,  Europa,  Roteiros

Visitar a Escócia

Visitar a Escócia, num roteiro de 6 dias por uma terra de contrastes. A Escócia orgulha-se de ter cidades cheias de animação, bem como lagos, montanhas, um litoral e ilhas deslumbrantes.

A Escócia faz fronteira com a Inglaterra ao Sul, com o Oceano Atlântico ao Oeste e com o Mar do Norte ao Leste.

É um país diversificado e extraordinário, com um passado histórico, rico e fascinante.

Das quase 800 ilhas deste país apenas 300 são habitadas, e estas ilhas têm algumas das paisagens mais belas do mundo. 

Visitar a Escócia: dia 1

Edimburgo

Há muito para ver em Edimburgo, mas felizmente, as atrações encontram-se a uma curta distância umas das outras, por isso num dia consegues facilmente ter uma ideia geral da cidade.

Passeia pela Royal Mile, a estrada principal do centro de histórico de Edimburgo. Faz a ligação desde entre dois locais históricos da cidade, o Castelo de Edimburgo e a Abadia de Holyroodhouse, um palácio em funcionamento do século XVII, onde viveu Mary Queen of Scots.

Edimburgo

Se fores amante de arte deves visitar a Galeria Nacional de Arte da Escócia, na Princes Street, ou à Galeria de Arte Moderna, a poucos minutos do West End.

Para fazer compras, dirige-te à Princes Street e, para comer algo, para na New Town, uma bela parte georgiana da cidade, onde há muitos pubs e excelentes restaurantes. Existem excelentes restaurantes de frutos do mar nas docas de Leith.

Segue até Calton Hill ou Arthur’s Seat, de onde terás excelentes vistas da cidade e do mar.

No entanto se desejas visitar Edimburgo mais ao pormenor, deves considerar adicionar um ou dois dias inteiros ao teu itinerário.

Uma excursão a pé grátis por Edimburgo é uma ótima opção para conhecer a cidade e saber mais sobre sua história.

Aproveita para passear pela cidade e aluga um carro no aeroporto para os próximos dias.

Importante lembrar: na Escócia dirige-se do lado esquerdo da estrada e o lado do condutor é o lado direito.

Se esta é a primeira vez que diriges no Reino Unido, reserva um pouco de tempo para te familiarizares com essas diferenças.

Os carros alugados costumam ter mudanças manuais.

O Google Maps prefere a rota “mais curta”, que geralmente consiste em estradas secundárias ou terra batida. Normalmente são mais estreitas e o limite de velocidade é muito mais lento.

Visitar a Escócia: dia 2

Dunkeld

Segue para a pitoresca aldeia de Dunkeld, onde poderás passear pelas pitorescas ruas estreitas e visitar a Catedral de Dunkeld (entrada gratuita), situada na margem do rio Tay.

Catedral de Dunkeld

A Catedral de Dunkeld foi construída em honra a São Columba (também conhecido como Columba de Iona, ou, em Gaélico, Colm Cille ou Columcille), uma grande figura missionária da Escócia).

Dunkeld

The Hermitage, encontra-se a uma curta distancia de Dunkeld (5 minutos de carro).

The Hermitage

O Hermitage é um desfiladeiro arborizado, atravessado pelo Rio Braan e onde vais encontrar rápidos e cascatas.

Hermitage

Continua para norte em direção ao Parque Nacional Cairngorms.

Parque Nacional Cairngorms

Situado no coração das Terras Altas escocesas, é o Parque Nacional Cairngorms, é maior parque nacional da Grã-Bretanha, ocupando praticamente 10% da Escócia. 

Cairngorms Visitar a Escócia

O Parque Nacional de Cairngorms é o lar de algumas das mais fascinantes paisagens da Grã-Bretanha.

A próxima paragem será em Clava Cairns.

Clava Cairns

Clava Cairns é um complexo cemitério da Idade do Bronze, bem preservado, formado por antas, sepulturas e menires, estrategicamente colocados para fins astronómicos.

Clava Cairns

É um fantástico exemplo da história da região de Highland, que remonta a cerca de 4.000 anos.

Clava Cairns Visitar a Escócia

Culloden Moor

Culloden Moor (ou pântano de Culloden). Neste local teve lugar a Batalha de Culloden no dia 16 de Abril de 1746, entre as tropas do governo britânico e os rebeldes jacobitas, perto de Inverness que terminou com uma vitória para as tropas do governo inglês.

Os jacobitas (católicos), fiéis ao jovem pretendente ao trono, foram derrotados por cerca de 9 mil soldados, fiéis à casa de Hanôver, comandados pelo Duque de Cumberland.

Chegada a Inverness, capital da região de Highland (fica duas noites).

Visitar a Escócia: dia 3

Segue viagem para Assynt e para a península Coigach. Uma área de grande beleza que engloba centenas de lagos naturais, um belo litoral, grande matas e pinhas, tudo isto com a montanha na retaguarda.

Passa por Ullapool, antes de continuares para noroeste, uma paisagem única de Assynt e a Reserva Natural de Inverpolly, onde grande parte do interior é composto por montanhas escarpadas, distintas e isoladas, nas planícies, tudo se encontra coberto por lagos.

Inverpolly

Um lugar remoto, onde os cervos são mais prováveis de serem encontrados do que os seres humanos. O litoral é recortado por inúmeros lagos e penínsulas, produzindo uma deslumbrante beleza selvagem.

Montanhas famosas, como Suilven e Stac Pollaidh nunca se perdem de vista. A estrada de Badnagyle para Lochinver, é das estradas mais bonitas do pais.

Segue então até à deslumbrante praia de Achmelvich, para desfrutar da costa selvagem e das belas areias.

Achmelvich

Continua até as ruínas do Castelo de Ardvreck, do século XV, nas margens do Loch Assynt, antes de terminares o dia no dramático desfiladeiro de Corrieshalloch (61 m de altura) e na Cascata Measach (46m de altura).

Cascata Measach Visitar a Escócia

Visitar a Escócia: dia 4

Segue para oeste para a Ilha de Skye através das montanhas escarpadas de Torridon. Esta área é bem conhecida pelos escaladores, fotógrafos, amantes da vida selvagem e amantes de lugares selvagens.

Montanhas como Liathach n Beinn Eighe sobem acentuadamente a partir da estrada, acrescentando um cenário dramático a Wester Ross.

Segue junto ao Loch Torridon (uma ria) antes de ir apanhar uma das estradas mais famosas do país, a Bealach na Ba e passar na aldeia de Applecross. Se o tempo permitir, a vista daqui para Skye e Outer Hebrides são sensacionais.

Bealach na Ba

Desde Applecross continuar até à aldeia ‘tropical’ de Plockton onde, curiosamente, umas palmeiras se encontram alinhadas na rua principal devido à proximidade da corrente do Golfo nesta parte da costa escocesa.

Segue para a ponte de Skye e para Sligachan, para observar a famosa cordilheira Cuillin.

A última paragem será na capital da ilha, Portree (fica duas noites).

Portree

Visitar a Escócia: dia 5

Ilha de Skye

Dependendo das condições meteorológicas, aproveita para passear pela ilha de Skye. Visita o penhasco Kilt Rock, o Old Man of Storr e Quiraing.

Kilt Rock

Kilt Rock é uma das paisagens mais famosas de Skye. É um penhasco de basalto hexagonal do período jurássico, que faz lembrar um traje escocês.

Kilt Rock

Fica próxima das aldeias de Elishader e Staffin. Mealt Waterfall é uma cascata de com 60 metros de altura, em que a água cai diretamente para o mar.

Mealt Cascata Visitar a Escócia

Old Man of Storr

Old Man of Storr encontra-se a apenas 10 km de distância de Portree e é formada por um conjunto de pináculos, onde o pináculo que mais se destaca é justamente o Old Man of Storr, com aprox. 50m de altura.

Old Man of Storr

Há um trilho que leva até ao topo (são cerca de 1.30h a 3h). A lenda local diz que Skye era habitada por gigantes, e que a montanha foi escolhida como o túmulo de um deles.

Os pináculos seriam, portanto, os dedos do gigante, que acabaram ficando do lado de fora.

Quiraing

Quiraing é uma área formada por picos, planícies, lagos e prados, com o mar como pano de fundo. Diz a lenda que é neste lugar que moram as fadas da ilha.

Segue até Fairy Glen, uma paisagem Highland em miniatura, encantadora e a lendária casa do “povo wee”!

Quiraing Visitar a Escócia

…e até ao farol de Neist Point para uma vista espetacular para as Western Isles.

Neist Point Farol

Continua para sul, para o vale verde esmeralda de Glen Brittle, aninhado sob as montanhas de Cuillin. Neste local podes desfrutar de um passeio às Fairy Pools ou passear na bela praia de areia.

Fairy Pools

A casa do século XIII do Clã McLeod, Dunvegan Castle, também é uma popular atracão. Faz uma paragem na destilaria de whisky de malte Talisker para degustar a famosa “água da vida”!

Dunvegan Castle Visitar a Escócia

Visitar a Escócia: dia 6

O primeiro destino será, talvez o mais famoso castelo Highland de sempre – Eilean Donan.

Eilean Donan

É um dos mais fotografados castelos da terra, é icónico, espetacular, histórico e romântico…tem sido usado exaustivamente em diversos filmes.

Eilean Donan

Após esta paragem, continua e passa por Five Sisters of Kintail em direção Loch Ness, o lendário lago da Escócia.

Aproveita para passear pelas margens do lago e por Fort Augustus na ponta sul de Loch Ness.

Loch Ness

A melhor época para visitar a Escócia

A melhor época para visitar a Escócia é durante a primavera (final de março a maio) e o outono (setembro a novembro).

As temperaturas são mais quentes na primavera, com médias de 6 °C a 15 °C, embora ainda haja neve nas montanhas das Terras Altas e nos Cairngorms. Os meses de verão (junho a agosto) são os mais quentes do ano, com extensas horas de luz do dia em julho e agosto.

Os turistas começam a dispersar a partir do final de outubro. Em meados de novembro pode ser uma época maravilhosa para ver a gloriosa folhagem de outono da Escócia, no entanto, muitos locais fecham no inverno a partir de meados de outubro.

Viajar de dezembro a fevereiro pode tornar a viagem complicada devido à neve, embora sejas recompensado por cenas invernais espetaculares.

Como te deslocares pela Escócia

Carro

A melhor maneira para te deslocares pela Escócia, é de carro. Muitas das principais atrações e destinos estão muito distantes uns dos outros e podem levar muito tempo para chegar por meio de transporte público.

No entanto, se não te sentires confortável a dirigir no lado esquerdo da estrada, ou disposto a pagar taxas exorbitantes para alugar um carro, opta por comboios ou autocarros.

Transportes públicos

Felizmente, a Escócia tem uma ferrovia bem conectada que atende às cidades das Highlands, incluindo Fort William, Aviemore e Inverness.

Os autocarros também chegam a essas cidades e podem ser mais baratos do que viajar de comboio.

Avião

A melhor maneira de chegar à Escócia é voar para os aeroportos internacionais de Glasgow (GLA) ou Edimburgo (EDI) e, em seguida, alugar um carro ou apanhar um autocarro ou comboio.

Visitar a Escócia

Estás a planear visitar a Escócia? Quantos dias estás a planear ficar pela Escócia? Deixa nos comentários a tua resposta.

Queres ver mais? Vê o meu Instagram aqui, meu Facebook aqui e o meu Pinterest aqui.

Gostaste deste post? Porque não guardá-lo no Pinterest?!

Visitar Highlands Escocia Roteiro

Viagens:

Edreams procura viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda.

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

2 Comments

  • Maladviagem

    Olá Estéfany,

    O mais simples é recorrer ao google maps que tem toda a essa informação, bem como informação em tempo real do transito ao longo do trajeto que percorrer.
    O Tripadvisor é uma boa ferramenta para a ajudar a encontrar os restaurantes nas proximidades.

    Obrigado 🙂

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *