Europa

12 coisas para fazer em São Miguel, Açores

É claro que há mais de 12 coisas para fazer em São Miguel. Mas estas são as melhores, aquelas que não podes mesmo perder, enquanto estiveres a explorar a Ilha.

Arquipélago dos Açores

O Arquipélago dos Açores, são conjunto de ilhas 9 ilhas no Atlântico, um destino turístico com uma beleza ímpar.

São Miguel em particular, vai ganhar o teu coração pela sua diversidade paisagística, com lagoas de diferentes cores, montanhas cobertas de nevoeiro e muitos desfiladeiros com vistas deslumbrantes sobre a costa atlântica.

Visitar São Miguel vai dar-te a oportunidade de desfrutar de uma natureza quase intocada e de uma costa deslumbrante, com uma vista para o azul penetrante do oceano atlântico.

Também, vais poder nadar nas piscinas naturais de águas quente, formadas pela atividade vulcânica, visitar praias de areia preta, cascatas e florestas verdejantes.

Geologia da ilha de São Miguel

A ilha de São Miguel é a maior e mais vulcânica ilha do arquipélago.

Nos últimos 5000 ocorreram várias erupções nos três vulcões centrais ativos, Sete Cidades, Fogo e Furnas, e nos sistemas de fissuras basálticas de Picos e Congro.

Embora os detalhes do primeiro povoamento da ilha no século XV sejam incertos, há indícios de que Furnas estava em erupção na época da chegada dos primeiros colonos, entre 1439 e 1443.

Nos séculos XVI e XVII ocorreram duas erupções em São Miguel: Fogo 1563 e Furnas 1630. A última erupção em terra ocorreu, em 1652.

Prepara a máquina fotográfica e prepara-te para visitar a beleza única da Ilha de São Miguel, uma das mais bonitas do arquipélago.

12 coisas para fazer em São Miguel

Lagoa das Sete Cidades

Sete Cidades, é uma freguesia do concelho de Ponta Delgada, localizada a noroeste de Ponta Delgada.

É composta por uma lagoa azul e uma lagoa verde que estão pitorescamente situadas a cerca de 260 metros de atitude, no interior da caldeira do vulcão das Sete Cidades.

Curiosidade: A lagoa azul tem cerca de 33 metros de profundidade e reflete a cor do céu, dando-lhe um tom azul profundo.

A lagoa verde é comparativamente mais rasa, com cerca de 19 metros de profundidade e reflete a cor das algas, e do verde da vegetação que a rodeia.

Esta área está repleta de belos miradouros e trilhos para caminhadas.

Trilhos e Miradouros

Para vistas deslumbrantes sobre a totalidade das Sete Cidades, visita o Miradouro da Vista do Rei, o ponto mais alto da caldeira, ou o Miradouro do Cerrado das Freiras.

A partir do Miradouro da Vista do Rei, é possivel fazer um trilho que serpenteia ao longo do lado poente da caldeira e desce até à pequena aldeia.

Há também o trilho (mais longo) da Mata do Canário. Começa no deslumbrante Miradouro da Boca do Inferno ou da Grota do Inferno, serpenteia pelo lado leste da caldeira e segue até à aldeia.

A partir deste miradouro é possível ver a Lagoa do Canário, a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa Rasa e parte da aldeia Sete Cidades.

Ambos os trilhos apresentam vistas deslumbrantes sobre os lagos, as exuberantes paisagens florestais que as circundam e, em alguns pontos, flores silvestres e vistas da costa.

Nota importante: estas caminhadas são muito longas (pelo menos duas horas ida), por isso, se decidires aventurar-te pelos trilhos, leva água, boas botas de caminhada (principalmente em épocas mais chuvosas) e planeia o transporte de volta ao carro.

Na aldeia das Setes Cidades, no fundo da caldeira, existem caiaques e paddle disponiveis para alugar.

Dica muito importante: o clima nos Açores é muito incerto.

Por isso, segue para as Sete Cidades numa altura em que as previsões meteorológicas sejam melhores e certifica-te de que verificas as webcams dos Açores, antes de sair do hotel.

Quando chegares podes ficar desapontado ao encontrar nuvens e neblina a cobrir toda a área. Vais ter pouca ou nenhuma visibilidade dos lagos ou da caldeira.

Dica: mesmo quando em dias de calor, leva sempre um casaco, uma vez que faz muito vento no topo da caldeira.

Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é outra impressionante cratera que não podes deixar de visitar. Localizada no centro de São Miguel, é mais isolada do que a das Sete Cidades.

Como chegar à Lagoa do Fogo

Quando chegares ao Miradouro da Lagoa do Fogo (a pouca distancia do Miradouro do Pico da Barrosa), desce durante cerca de 30 minutos, até ao lago.

Considerando a falta de boas opções de estacionamento na estrada EN5-2A, é melhor chegar cedo devido aos autocarros de turismo que se aglomeram neste local.

Mais uma vez, não te esqueças de confirmar a meteorologia com antecedência, neste caso devido ao nevoeiro.

Para uma caminhada mais longa, aventura-te no deslumbrante trilho Praia – Lagoa do Fogo.

Esta caminhada de ida e volta, com quase 21 quilómetros passa por uma grande variedade de paisagens.

Considerando a extensão da caminhada, provavelmente encontrarás muito pouca gente.

Lembra-te que o governo açoriano não permite nadar no lago.

Vale das Furnas

A área das Furnas é basicamente um vulcão gigante adormecido. Como tal, a área encontra-se repleta de fontes termais, fumarolas, fontes de lama e geiseres.

Os habitantes locais passaram a usar essas “ofertas” geológicas de várias maneiras, desde tomar banho até cozinhar.

Aqui, podes tomar banho em águas minerais, comer alimentos cozinhados a vapor (como o cozido das Furnas) e tomar chá embebido com água de um vulcão (encontrado no Chalet da tia Mercês).

Caldeiras das Furnas

Começa a visita pelas Caldeiras das Furnas, o melhor local para observar a atividade vulcânica da zona.

Podes caminhar pelas fumarolas, fontes de lama borbulhantes, geiseres e além disso, é aqui que o cozido das Furnas é preparado.

Se tiveres sorte, conseguirás ver os cozinheiros a levar a comida desde o subsolo para os restaurantes próximos.

Parque Terra Nostra

Um dos pontos altos da visita a São Miguel.

O Parque Terra Nostra, é um grande jardim botânico com mais de 2.000 tipos diferentes de árvores, incluindo cedros vermelhos japoneses, tulipas, palmeiras e muito mais.

É aqui também, onde está localizada a maior piscina de água termal da Europa.

A água desta piscina em particular, deve a sua intensa cor castanho-avermelhada ao rico teor de óxidos de ferro que também irão colorir um pouco as tuas toalhas.

A uma temperatura da água situa-se entre os 35ºC e 40ºC.

Horários

  • Das 10h30 às 16h30

Preçário:

  • Crianças dos 0 aos 2 anos : entrada gratuita
  • Crianças dos 3 aos 10 anos: 4.00€
  • Adultos: 8.00€

Poça da Dona Beija

A Poça da Dona Beija é composta por 5 piscinas termais e está localizada na vila de Furnas.

Devido à grande afluência de pessoas, foram obrigados a começar a cobrar pela entrada.

Por 6 euros tens acesso às casas de banho, chuveiros e vestiários. Deixa tuas malas e escolhe uma piscina, depois passa a tarde a relaxar.

Caldeira Velha

A Caldeira Velha encontra-se a 25 minutos da cidade de Ponta Delgada.

Está localizada na saída da estrada EN5-2A, a mesma estrada onde se encontra o Salto do Cabrito e a Lagoa do Fogo.

A Caldeira Velha, também é conhecida por Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha.

Desde 2008, que se encontra-se inscrita na Lista dos Monumento Naturais.

O Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha é constituído por fontes termais, um pequeno trilho interpretativo e um centro de informação, localizado no perímetro do vulcão do Fogo.

Devido à água mineral de origem ferruginosa que corre de cima, a Caldeira Velha oferece três piscinas termais artificiais e mais uma piscina natural com cascata.

O Centro de Interpretação oferece aos visitantes a oportunidade de aprender mais sobre as origens vulcânicas dos Açores, bem como dar informações sobre a grande biodiversidade que a área tem para oferecer.

No Trilho das Termas, podes ver uma vegetação única, por exemplo, incenso, bambu, samambaias, hera e acácia.

Fábrica de Chá Gorreana

A fábrica de Chá Gorreana está localizada na Maia, a norte da ilha de São Miguel.

Os chás da Chá Gorreana são reconhecidos internacionalmente como uma rara coleção de chás. Esta é a fábrica de chá mais antiga da Europa.

Ao visitar a fábrica, podes aprender como é feito o chá verde e preto e, provar alguns dos chás produzidos localmente.

A loja de presentes vende chás produzidos localmente, bem como uma deliciosa seleção de atum marinado em diferentes ervas e chutneys.

Aproveita para tirar algumas fotos dos campos verdes que se estendem ao longo das colinas até ao mar.

Trilho Chá Gorreana: à saída da fábrica de Chá Gorreana, encontrará um trilho que te levará por todos os campos de chá para apreciar algumas vistas intermináveis da plantação.

Horário

  • Segunda a Sexta: 8:00h – 18:00h
  • Sábados e Domingos: 9:00 – 18:00h

Mosteiros

Mosteiros é uma pequena vila pitoresca situada na fantástica costa nordeste.

Esta é uma aldeia com grande ligação e relação com o oceano. Tem tradição de pesca milenar, mas também agrícola, aproveitando os solos férteis da Ilha de São Miguel.

O pitoresco cais de pesca, assim como as piscinas naturais, conhecidas como Poço da Pedra, são os grandes destaques desta pequena vila.

Nos meses de verão é bastante procurada pelas suas agradáveis praias de areia escura, paisagens e também pelas propriedades terapêuticas de suas algas e águas.

Termas da Ferraria

A Ponta da Ferraria é uma nascente termal e um miradouro na costa oeste de São Miguel.

Aqui terás a oportunidade de nadar em águas quentes e vulcânicas, enquanto desfrutas de uma vista deslumbrante do mar e das falésias.

Programa a tua visita à Ponta da Ferraria de maneira a que consigas desfrutar das águas mornas com menos gente.

Normalmente, a melhor época para visitar as piscinas naturais de água é durante a maré baixa.

Consulta este site para ficares a conhecer os horários das marés de São Miguel.

No entanto, como podes calcular, os outros viajantes também estão cientes da “regra da maré baixa”, por isso a Ponta da Ferraria fica cheia na primeira maré do dia.

Dica: visita a Ponta da Ferraria mais à noite – durante a segunda maré baixa do dia – quando a maioria dos turistas se estão a preparar para jantar.

Normalmente, a primeira maré baixa é ideal para tirar fotos e a segunda maré baixa (à noite) é ideal para relaxar.

Ilhéu de Vila Franca do Campo

A aldeia de Vila Franca do Campo soube manter a sua tradicional tranquilidade aliada a um bonito e interessante património natural e arquitetónico.

Daqui avista-se e acede-se ao maravilhoso Ilhéu de Vila Franca do Campo, situado a cerca de 1km da costa, numa bonita cratera de um vulcão extinto.

A erosão devido à exposição contínua ao vento e à água criou diferentes formações rochosas ao redor do ilhéu, incluindo uma estrutura fascinante em forma de coluna.

Ao longo dos anos, o ilhéu ajudou baleeiros e também serviu como um forte militar.

Em 1983, o local foi declarado Reserva Natural para proteger a vegetação endêmica ao redor da cratera, bem como, os crustáceos e pássaros que fizeram da ilhéu, o seu lar.

Curiosidade: O ilhéu também é famoso pela Red Bull Cliff Diving World Series.

O ilhéu só pode ser visitado na época alta, entre junho e setembro, período em que um serviço especial de barco leva passageiros diariamente, de Vila Franca até ao ilhéu.

Ponta Delgada

Ponta Delgada, a capital de São Miguel, foi fundada no século XV.

Visita o cais de São Miguel. Um cais cheio de iates e veleiros, também encontrarás uma área destinada à natação e uma infinidade de restaurantes.

Passa pelo Mercado da Graça, onde os agricultores locais vendem frutas frescas, vegetais, queijos e pães.

E por último, visita o Jardim António Borges, construído entre 1858 e 1861.

Passeia pelas amplas ruas, com jardins e explora as grutas e pequenos lagos. O ponto central do jardim é uma enorme árvore antiga.

Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões

Situado no Nordeste (parte nordeste da ilha) encontra-se o bonito Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões.

O parque natural é um dos locais mais procurados e visitados da região do Nordeste.

O parque inclui uma grande extensão de vegetação variada, cascatas e moinhos de água (alguns ainda estão em funcionamento, enquanto outros agora abrigam lojas de artesanato e o posto de turismo), fontes, trilhos para caminhada e churrasqueiras.

Dentro do parque existem também duas propriedades – Casa Moleiro e Casa Granel – que dão para alugar.

Todo o parque é agradável, com vegetação em todos os tons de verde, grandes cedros e samambaias de todos os tipos.

Podes facilmente passar o dia inteiro no Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões sem ficar entediado.

O melhor, é que tanto a entrada no parque, como o estacionamento são gratuitos.

Como se movimentar em São Miguel

Existem poucos autocarros na lha de São Miguel, então a maneira mais fácil de te deslocares é de carro alugado.

Melhor época para visitar São Miguel

A melhor altura visitar São Miguel é entre maio e outubro.

Em Julho e Agosto vais encontrar mais turistas e os preços também são consideravelmente mais altos em Julho e Agosto.

De forma geral, a ilha tem um clima bastante temperado.

Mesmo nos meses mais frios, as temperaturas mínimas rondam os 10ºC, enquanto que, as temperaturas máximas nos meses mais quentes rondam os 25ºC.

Se está a planear uma viagem aos Açores e queres ver baleias, os meses de Abril e Maio são a melhor altura para visitar.

Onde ficar em Ponta Delgada

Opta por ficar em Ponta Delgada, uma vez que é a capital e tem mais ofertas.

Casa do Campo de São Francisco – Bed & breakfast de luxo.

CC Guest House – Ao Mercado – Casa de hóspedes na serra junto a um centro comercial

Grand Hotel Açores Atlântico – Hotel de luxo com piscina interior

Azor Hotel – Hotel à beira mar com casino.

Hotel Casa Hintze Ribeiro – Hotel de 4 estrelas com piscina exterior.

Viagens:

Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

Compadre Abalar

Recent Posts

Roteiro em Budapeste

Roteiro em Budapeste, conhecida como a Pérola do Danúbio, uma cidade que é mais do…

2 anos ago

17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque

Estas são as melhores 17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque (também referida como Nova York),…

2 anos ago

Melhores praias para crianças em Menorca

As melhores praias para crianças em Menorca, localizam-se em localidades ou junto a zonas residenciais, permitindo desfrutar de…

2 anos ago

Os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini

Estes são os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini, uma das ilhas Cíclades situadas no…

2 anos ago

O que visitar em Santorini, Grécia

O que visitar em Santorini, também chamada Thera, Thira ou Fira, a ilha é famosa…

2 anos ago

Top 21 locais mais instagramáveis de Paris

Estes são os 21 locais mais instagramáveis de Paris, a cidade recordista no Instagram, Paris…

2 anos ago

This website uses cookies.