Europa

15 coisas que não podes perder em Praga

15 coisas a não perder em Praga, a “Cidade das Cem Torres” ou “a Cidade Dourada”.

Praga é considerada uma joia arquitetónica, para onde quer que olhes, podes contemplar no horizonte, as deslumbrantes igrejas e torres antigas.

Belos exemplos dos estilos gótico, barroco, renascentista e Art Nouveau pontilham a cidade, contrastando com o robusto Castelo de Praga.

Com um dos centros históricos mais bem preservados da Europa, o charmoso centro histórico de Praga tem vielas estreitas que levam a praças espetaculares, cada uma com prédios históricos bem preservados esperando para serem explorados.

Os pontos turísticos imperdíveis incluem a famosa Ponte Carlos sobre o Rio Moldava, o esplêndido Bairro Judeu com sua antiga sinagoga e, claro, as muitas igrejas históricas da cidade.

15 coisas que não podes perder em Praga

1. Praça da Cidade Velha (Staroměstské námestí)

A Praça da Cidade Velha ou Staroměstské námestí é o principal ponto de encontro no centro de Praga e, junto com a Ponte Carlos e a Golden Lane, é o lugar mais instagramável da capital checa.

“Staromák” em checo é, foi fundada no século XII e segundo muitos é uma das mais belas praças europeias. Não só foi o local de inúmeros eventos históricos dramáticos, mas é incrivelmente bonita e encantadora.

Além da Antiga Câmara Municipal e da Igreja de Nossa Senhora de Týn (ou Igreja da Mãe de Deus frente à Týn, ou simplesmente Igreja de Týn), a praça é dominada pela Igreja Barroca de São Nicolau, o Palácio Rococó Kinský, a Casa Gótica do Sino de Pedra e o monumento a Jan Hus.

No pavimento da praça podes ver pedras memoriais que marcam a execução de 27 senhores checos em 1621 e o meridiano de Praga.

2. Relógio Astronómico da Cidade Velha de Praga (Orloj)

O Relógio Astronómico da Cidade Velha de Praga é, definitivamente uma das maiores atrações “imperdíveis” não apenas de Praga, mas da Europa.

Todos os anos, há mais de seis séculos, centenas de milhares de turistas de todo o mundo visitam o Relógio e esperam pacientemente na Praça da Cidade Velha pelo início do espetáculo.

A marcar o ritmo da praça desde o ano de 1410, quando foi instalado pelo relojoeiro Hanus.

Diz-se que que os responsáveis ​​da câmara municipal o cegaram para que não conseguisse criar um relógio tão notável noutro lugar.

Quando o relógio bate a hora certa (das 9h00 às 23h00), começa a procissão dos Doze Apóstolos.

3. Charles Bridge (Karlův most)

A ponte mais antiga de Praga foi construída para substituir a Ponte Judite, que havia sido gravemente danificada pelas inundações em 1342.

A Charles Bridge tem 516 metros de comprimento, 9,5 metros de largura, 13 metros de altura e fica assente em 15 pilares. Também faz parte da chamada Rota Real.

A construção da nova ponte, originalmente chamada de Ponte de Pedra ou Ponte de Praga, começou em 1357 sob os auspícios de Carlos IV e foi concluída em 1402.

Em 1870 a ponte foi chamada de Charles Bridge. É construída de blocos de arenito, ladeada em cada extremidade por torres fortificadas (Lesser Town Bridge Towers, Old Town Bridge Tower).

De 1683 a 1928, 30 estátuas de santos foram esculpidas para decorar a ponte, sendo a mais famosa a estátua de São João Nepomuk.

4. Castelo de Praga (Pražský hrad)

O Castelo de Praga, é definitivamente um dos pontos turísticos mais significativos e interessantes da capital da República Checa. Encontra-se repousando sobre uma colina acima do rio Vltava.

Foi fundado no século IX e tornou-se a sede dos governantes checos. O castelo, um dos maiores complexos do mundo, é composto por palácios históricos, escritórios, igrejas e fortificações, jardins e locais pitorescos.

Abrange uma área de 45 hectares. A vista panorâmica do Castelo de Praga é uma das mais espetaculares do mundo.

5. Colina Petřín

A colina de Petřín (anteriormente um dos vinhedos do Rei Charles) oferece belas vistas de Praga e várias atrações para adultos e crianças.

A colina é facilmente reconhecível pela torre de TV que é uma miniatura da Torre Eiffel em Paris.

Podes subir à torre para ver as vistas e desfrutar de outras atividades enquanto estiveres em Petřín.

Como ir à Colina de Petřín

Para ir ao topo da colina, podes caminhar, apesar do caminho ser u m pouco íngreme e por um caminho arborizado ou apanhar o funicular na rua Újezd.

Chegar a pé à Colina de Petřín

Durante a caminhada, podes parar na estátua de Karel Hynek Mácha, o grande poeta romântico checo e autor do poema de amor Máj (maio).

Como chegar no funicular à Colina de Petřín

O funicular que vai até o topo de Petřín começa na rua Újezd ​​(apanhar o tram 9, 12, 20 ou 22 e descer em Újezd) e pode ser uma atividade emocionante para ti e até para os teus filhos.

O funicular funciona diariamente das 9h às 23h30 (de abril a outubro) ou das 9h às 22h20 (de novembro a março) e passa a cada 10 a 15 minutos.

Precisarás de um bilhete de transporte público, que podes comprar no funicular, se necessário. Desce no topo (é a segunda paragem, uma vez que a primeira fica a meio da colina).

6. Dancing House (Tančící dům)

O edifício Nationale Nederlanden, conhecido como “Casa Dançante” ou às por vezes “Fred e Ginger”, é um dos marcos mais significativos de Praga e definitivamente a peça de arquitetura checa pós-1989 mais conhecida internacionalmente.

É um edifício com quase 3.000 metros quadrados de escritórios, um restaurante, uma galeria e um centro de conferências.

No topo há um terraço onde podes observar o panorama de de Praga.

Como chegar à Dancing House (Tančící dům)

Podes ir de tram, a estação “Jiraskovo namesti” fica ao lado do edifício. Se preferires o metro, podes caminhar um pouco desde a estação “Karlovo namesti”.

Horário de funcionamento, ingressos e taxa de entrada para a Dancing House

É claro que não há taxa de entrada para o prédio em si, e o prédio está aberto diariamente das 10h às 22h. O terraço com uma vista incrível é acessível através do Glass Bar.

A galeria está aberta todos os dias das 10h às 20h. e a taxa de entrada é de 190 CZK.

O restaurante está aberto todos os dias das 11h à meia-noite.

O Glass Bar está aberto todos os dias das 10h à meia-noite.

7. Mánes Bridge (Mánesův most)

A ponte tem o nome de um famoso pintor do século XIX Josef Mánes (um dos representantes proeminentes do romantismo checo) e é a nona ponte sobre o rio Vltava.

A ponte tem 186 metros de comprimento, 16 metros de largura e é composta por 4 arcos segmentados.

A decoração ficou a cargo de escultores checos, que criaram frisos figurativos com os temas da vida dos nadadores do Vltava.

Desde 2009 existe uma Calçada da Fama, onde se encontram estrelas de bronze instaladas em homenagem aos compositores checos.

Além disso, é uma das poucas pontes sobre o rio Vltava usadas por carros, pedestres e elétricos.

8. Museu Nacional de Praga (Národní muzeum)

O Museu Nacional de Praga é o museu checo mais importante. O edifício principal, um magnífico monumento neo-renascentista do século XIX, está localizado no topo da Praça Venceslau.

Está fechado desde julho de 2011 para obras de reconstrução essenciais, mas, enquanto isso, ainda há muito para ver no Novo Edifício do Museu Nacional, o Museu Náprstek das Culturas Asiáticas, Africanas e Americanas, o Museu Checo de Música e outros edifícios pertencentes ao Museu Nacional, todos eles absolutamente dignos de visita.

Como chegar ao Museu Nacional de Praga

Para chegar ao museu, podes seguir nas linhas de metro A ou C até a estação “Muzeum”, ou o tram número 11 ou 13 até a estação “Muzeum” e descer.

Alternativamente, podes ir para a estação “Vaclavske namesti” no tram número 3, 9, 17, 21 ou 24 e caminhar pela Praça Venceslau.

Horário de funcionamento, ingressos e taxa de entrada

O museu está aberto de segunda a domingo, das 10h às 18h.

O preço do bilhete normal é de 260 CZK, com desconto de 170 CZK (idosos acima de 65 anos, crianças de 6 a 15 anos e estudantes) e família 440 CZK (2 adultos + 3 crianças).

Crianças menores de 6 anos têm entrada gratuita.

Os ingressos podem ser adquiridos na entrada do museu ou online.

9. Clementinum (Klementinum)

Clementinum são um dos maiores complexos de edifícios da Europa. Foram construídos de meados do século XVI a meados do século XVIII, originalmente como dormitório jesuíta.

Na sua Torre Astronómica, são coletadas as medições meteorológicas desde 1775.

O salão mais bonito do complexo é a Biblioteca Barroca, com belos afrescos e globos historicamente valiosos.

A Capela dos Espelhos, com o seu interior ricamente desenhado e a instalação única de espelhos, é um local onde se realizam regularmente concertos de música clássica.

Como chegar ao Clementinum

Para chegar ao grande complexo Clementinum, pode-se caminhar da Ponte Carlos ou da Praça da Cidade Velha.

Existem três entradas, uma pela rua “Karlova”, outra pela praça “Mariánské náměstí” e a última pela rua “Křížovnická” (atualmente fechada).

Horário de funcionamento do Clementinum, taxa de entrada e ingressos

Clementinum está aberto diariamente a partir das 10h, incluindo fins de semana.

O horário de fechamento varia de acordo com a temporada:

  • Janeiro e fevereiro: das 10h às 16h30
  • Março a outubro: 10h às 18h
  • Novembro e dezembro: 10h às 17h30

A taxa de entrada é de 220 CZK para adultos, 500 CZK para família, 140 CZK para estudantes e idosos e a entrada é gratuita para crianças menores de 7 anos.

Os turistas com o Prague Card têm direito a 25% de desconto na taxa de admissão.

10. John Lennon Wall (Zeď Johna Lennona)

Pouco depois da morte de John Lennon, este muro em torno dos Jardins Maltês foi transformado num memorial improvisado com uma pintura do rosto do cantor.

Velas acesas acompanhavam citações de canções de John sobre paz e liberdade no mundo, e logo começaram a aparecer slogans criticando o regime totalitário.

Com a chegada da democracia, o muro perdeu parte do seu significado. Agora é decorado por um retrato de John Lennon e imagens criadas por mais de 30 artistas de cinco países.

O novo motivo central da parede renovada é o mapa-múndi onde se encontra a palavra “LIBERDADE” escrita em 30 idiomas.

A parede renovada foi inaugurada em 7 de novembro de 2019 e foi declarada um local memorial.

O Muro é propriedade da Soberana Ordem Militar de Malta.

Onde fica o Muro John Lennon?

Podes encontrar o muro em Praha 1, o bairro mais central de Praga, ao lado da Embaixada da França.

Ele pode ser facilmente alcançado a partir da icónica Ponte Carlos. Basta dar um passeio até o outro lado da ponte depois de visitar os pontos turísticos da Praça da Cidade Velha.

11. Estátuas a Urinar (The Kafka Museum)

Em 2004 foram instaladas numa praça pitoresca do lado de fora do Museu Franz Kafka de Praga, duas figuras masculinas de bronze a urinar para um lago com a forma da República Checa.

Foram criadas pelo famoso e muitas vezes provocador artista David Černý.

As estátuas contêm um dispositivo eletrônico que lhes permite girar os quadris e levantar o pénis de forma a que o fluxo de água escreva letras na superfície.

12. Kampa

O Parque Kampa está situado numa ilha à beira-mar chamada Malostranské nábřeží e é um dos lugares mais românticos, e pitorescos da cidade.

Foi considerado pelo VirtualTourist, a segunda ilha urbana mais bonita do mundo. As áreas relvadas da ilha são utilizadas para piqueniques e para relaxamento.

A Corrente do Diabo (Čertovka) é um canal artificial do rio Vltava, originalmente chamado de Raça Rosenberg (Rožmberská strouha) em 1585, em homenagem ao proprietário da terra local Vilém de Rožmberk.

O charmoso recanto de Praga também é chamado de Veneza de Praga (Pražské Benátky).

13. Castelo de Vysehrad (Fortaleza)

Vysehrad, o famoso forte histórico localizado no coração de Praga, está entre os mais importantes Monumentos Culturais Nacionais da República Checa.

De acordo com lendas antigas, Vyšehrad é a sede mais antiga dos príncipes checos, estabelecida em meados do século X.

Situado num promontório rochoso acima do rio Vltava, oferece vistas deslumbrantes da cidade, e a área do parque guarda tesouros arquitetónicos escondidos, como a rara Rotunda românica de São Martinho, a Igreja neogótica de São Pedro e São Paulo e o cemitério nacional Slavín.

Como chegar a Vysehrad

Para chegar a Vysehrad, podes ir para a estação de metro “Vysehrad”, ou para a estação de tram “Albertov” ou “Výtoň”.

O horário de funcionamento do Vysehrad é das 9h30 às 17h (de novembro a março) e das 9h30 às 18h (de abril a outubro), e está aberto ao público todos os dias.

Não há taxa de entrada para a área, mas precisas de pagar para visitar as exposições – The Old Burgrave’s Residence por 60 CZK, Vysehrad Gallery por 20 CZK, The Brick Gate and Casemate por 60 CZK e The Gothic Celler por 50 CZK.

14. Terasa U Prince

Situado no topo do exclusivo Hotel U Prince, este bar e restaurante, fica na Praça da Cidade Velha, vizinho do Relógio Astronómico.

Do rooftop tens uma bela vista de 360 ​​graus de toda a cidade de Praga, incluindo um pôr do sol mágico.

Aberto e arejado no verão, o bar da cobertura Terasa U Prince está disponível durante todo o ano graças a um teto parcial e aquecedores.

Aqui podes desfrutar de uma grande variedade de coquetéis, incluindo a assinatura ‘Prince Julep’, criada para marcar a abertura do hotel U Prince em 2000.

Há também uma ampla seleção de vinhos e podes pedir comida gourmet, desde massas a pratos checos.

15. Hanavský Pavilion

O popular restaurante Hanavsky pavilon em Letenske sady possui uma das mais belas vistas das pontes de Praga sobre o rio Vltava.

O Hanavsky pavilon (Pavilhão de Hanau) foi construído por ocasião da Exposição Jubileu Checa em 1891 no distrito de Praga Holesovice para representar Komarov Ironworks.

Foi o primeiro edifício de ferro fundido em Praga, construído em ferro fundido, cimento e vidro. O proprietário da siderúrgica, o príncipe Vilem Hanavsky, que deu o nome ao pavilhão, doou-o à cidade.

Hoje é um restaurante de luxo com uma das mais belas vistas panorâmicas das pontes de Praga.

Daqui, consegues ver a Ponte Manes em primeiro plano, a Ponte Carlos atrás dela e depois ao longe a Ponte da Legião, a Ponte Jirasek e a Ponte Palacky.

Diretamente à nossa frente está a Cidade Velha com a Igreja Tyn dominante na Praça da Cidade Velha.

15 atracções a não perder em Praga

São 15 atracções que não podes perder quando visitares ou estiveres a planear a tua viagem a Praga, na República Checa. Conheces mais algum que não esteja nesta lista? Qual é o teu preferido? Deixa nos comentários.

Consulta o nosso roteiro em Praga. Foram 3 dias completos na capital da República Checa.

Queres ver mais? Vê o meu Instagram aqui, meu Facebook aqui e o meu Pinterest aqui.

Gostaste deste post? Porque não guardá-lo no Pinterest?!

Compadre Abalar

View Comments

Recent Posts

Roteiro em Budapeste

Roteiro em Budapeste, conhecida como a Pérola do Danúbio, uma cidade que é mais do…

2 anos ago

17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque

Estas são as melhores 17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque (também referida como Nova York),…

2 anos ago

Melhores praias para crianças em Menorca

As melhores praias para crianças em Menorca, localizam-se em localidades ou junto a zonas residenciais, permitindo desfrutar de…

2 anos ago

Os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini

Estes são os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini, uma das ilhas Cíclades situadas no…

2 anos ago

O que visitar em Santorini, Grécia

O que visitar em Santorini, também chamada Thera, Thira ou Fira, a ilha é famosa…

2 anos ago

Top 21 locais mais instagramáveis de Paris

Estes são os 21 locais mais instagramáveis de Paris, a cidade recordista no Instagram, Paris…

2 anos ago

This website uses cookies.