Roteiros

Roteiro 5 dias na Ilha da Madeira, Portugal

Este roteiro 5 dias na ilha da Madeira, irá guiar-te por um verdadeiro paraíso natural, rodeado pelo Oceano Atlântico. Irá mostrar-te o que há de melhor para fazer e experiências a não perder.

São 5 dias completos a percorrer toda a ilha da Madeira.

Apelidada de a Pérola do Atlântico ou ilha da eterna primavera, a pequena ilha vulcânica da Madeira, situa-se entre a Europa e as Américas.

O clima é ameno durante todo o ano, o que torna a Madeira um local ideal para eventos e atividades ao ar livre, como fazer os trilhos das famosas levadas ou veredas.

As melhores levadas da Madeira. Aventura-te pelas veredas, levadas ou pelos trilhos de montanha. São mais de 1200 Km de trilhos.

Eleita quase todos os anos, como o melhor destino insular da Europa e até do mundo, a Madeira é um lugar diversificado.

É uma ilha bastante diversificada. Praias de areia preta, uma deslumbrante costa rochosa e escarpada, riachos, cascatas e canais de irrigação, fazem desta ilha um nirvana ao ar livre.

Mas também é um local de prazeres mais suaves, como degustação de vinhos, visitar jardins botânicos exuberantes, e até observar bordadeiras e tecelões de vime a trabalhar.

O ideal é alugar um carro e percorrer toda a ilha, sem estar dependente de transportes públicos ou de horários.

Dia 1: Funchal e Monte

Funchal

Se pretenderes um roteiro mais detalhado sobre o Funchal, consulta os 15 lugares que não podes perder no Funchal.

Mercado dos Lavradores

Mercado dos Lavradores é uma verdadeira explosão de cor e sensações únicas. Foi inaugurado em 1940 e apresenta uma arquitetura própria do Estado Novo.

Aproveita para observar ou comprar flores, legumes, frutas tropicais, bem como as diversas variedades de peixe da ilha.

Bem perto do Marcado encontra-se a Bordal, uma fábrica de bordados tradicionais da Madeira.

Em 2013 foi criado um Roteiro Histórico do Bordado Madeira onde são retratados 150 anos de tradição do processo da sua produção artesanal.

Passeia pelas artérias mais emblemáticas do Funchal como, a Praça do Município, Igreja do Colégio, um dos mais interessantes exemplares artísticos deixados pelos Jesuítas em Portugal, a Sé Catedral e a Avenida Arriaga.

Avenida Arriaga

Na Avenida Arriaga encontra-se o museu da Blandy’s Wine Lodge. Instalado numa das mais antigas adegas do Funchal, pertencente à Madeira Wine Company, onde mais de 650 barris e cubas são armazenados, envelhecendo os melhores vinhos da família no tradicional método “canteiro”.

A Visita Premium é a visita mais abrangente, onde são explicados desde a confecção de barris na Tanoaria, o processo da transformação da uva ao vinho Madeira, os balseiros de cetim brasileiro e uma visita ao nosso museu com artefactos únicos da história do vinho Madeira, seguidos de provas de vinhos.

Horário

  • Diariamente.

Duração: 45 Minutos – 9.50€

Jardim Botânico

No Jardim Botânico podes observar plantas de todo o mundo, e o Museu de História Natural, o mais antigo Museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira.

Horário

  • Aberto todos os dias do ano, exceto no dia de Natal.
  • Entre 1 de outubro e 29 de abril: 9:00h às 18:00h sendo as entradas vendidas até às 17:30h.
  • Entre 30 de abril e 30 de setembro: 9:00h às 19:00h sendo as entradas vendidas até às 18:30h.

Preço do bilhete: 5.50€

Como chegar: situado junto da Igreja de São Pedro.

Do Miradouro da Eira do Serrado a 1094m, observa-se a povoação do Curral das Freiras, situada no interior de uma enorme cratera de um vulcão extinto.

Excursão particular de meio dia a Curral das Freiras, uma das joias escondidas da Madeira.

Continua para até freguesia do Monte, para visitar á Igreja de Nossa Senhora do Monte. Aproveita para descer nos tradicionais “carros de cestos”. Se tiveres de carro, voltas a subir de teleférico.

A viagem de 2 km entre o Monte e o Funchal (até à localidade do Livramento), efetua-se em cerca de 10 minutos.

Excursão de meio dia de catamarã saindo de Funchal.

Onde ficar no Funchal

Pestana Carlton Madeira Ocean Resort Hotel – Hotel de luxo com spa. Museu CR7 a 0,8 km.

Golden Residence Hotel – Hotel de 4 estrelas com spa. Complexo Balnear do Lido a 1,8 km.

Porto Mare Hotel – Hotel de 4 estrelas com spa. Complexo Balnear do Lido a 0,5 km.

Hotel Orca Praia – Hotel de 3 estrelas à beira da praia, com piscina exterior. Praia Formosa a 2,1 km.

Dia 2: Camara de Lobos – Cabo Girão – Ribeira Brava – Calheta – Paul da Serra

Segue ao longo da costa sul, em direção a Camara de Lobos.

Câmara de Lobos

Câmara de Lobos, uma bonita aldeia piscatória situada a oeste do Funchal, onde é possível observar os barcos coloridos sendo puxados para as pedras escuras da praia.

A cerca de 3m de Camara de Lobos, encontra-se a primeira grande atração do dia, o Cabo Girão.

Cabo Girão

O Cabo Girão, é considerado o segundo Promontório mais alto do Mundo e o maior da Europa, com 580 metros.

A plataforma de observação é espetacular. O piso da plataforma é feito de vidro e fica pendurado num penhasco. Um verdadeiro desafio para quem sofre de vertigens. É uma experiência que enfraquece os joelhos e os dedos dos pés!

Cabo Girão significa “Cabo do Regresso” ou “Volta”. Diz-se que no século XV, o capitão João Gonçalves Zarco teria feito a primeira viajem de exploração da costa.

Mas que ao navegar “rumo a um objeto escuro e imponente”, decidiu não aventurar-se mais e regressou em busca de um lugar seguro.

Fajã dos Padres

A Fajã dos Padres é pequeno pedaço de terreno, no sopé de uma falésia com cerca de 250 metros de altura, localizada na costa sul da Madeira.

A arriba representa uma enorme barreira a norte, pelo que a Fajã abre-se amplamente para sul, permitindo um fácil acesso ao mar através de uma estreita praia rochosa, que formando uma pequena baía.

A história da Fajã dos Padres remonta aos anos 1700, altura em que os padres da Companhia de Jesus viveram neste pedaço de terra durante mais de 150 anos.

Teleférico

O teleférico, foi inaugurado em 2016. É uma descida quase vertical de 300 metros, durante 2 minutos e meio.

Funciona diariamente, das 10h00 às 19h00 no verão e das 10h00 às 18h00 no inverno.

Preço: 10 euros por pessoa. Crianças menores de 11 anos não pagam.

Continua a viagem até à Vila da Ribeira Brava.

Ribeira Brava

Esta simpática vila, encaixada entre vales ingremes, foi fundada em 1440 na foz da Ribeira Brava (o seu rio), daí o nome.

É um dos locais mais ensolarados da ilha e é um destino popular para passeios de barco a partir do Funchal.

Sobe a rua principal, a Rua do Visconde para ver algumas lojas locais.

Igreja de São Bento

Visita a Igreja de São Bento, considerada ao longo dos anos como o monumento regional mais bem conservado. Apresenta valiosas pinturas que datam do século XVI. Esta igreja está aberta ao público.

Junto ao mar, mas protegida das ondas do Atlântico, encontra-se uma praia artificial de areia preta, piscina infantil e um passeio com cafés, snack-bar e restaurantes, onde podes passar uma tarde tranquila e agradável.

Sobe a escadas em espiral na extremidade leste da vila, para uma vista espetacular ou caminha pelo túnel de pedra adjacente até o porto de pesca.

Cascata dos Anjos

A Cascata dos Anjos é uma cascata localizada na freguesia dos Anjos, município de Ponta do Sol. É uma das cascatas mais pitorescas e fotografadas da Madeira.

A Cascata dos Anjos cai por uma escarpa, na estrada ER 101, para oceano.

Como a água da cascata ainda molha um bocado de estrada, os locais dizem que é uma lavagem natural de carros, e grátis.

Prossegue em direção à Praia da Calheta.

Calheta

Antigamente a Calheta, era uma vila tranquila construída em torno de uma igreja do século 17.

Mas, tornou-se um dos pontos turísticos mais procurados da Madeira, com uma pequena marina e duas praias artificiais de areia dourada.

É feita com areia trazida do continente, mas as multidões parecem não se importar. É um ótimo lugar para relaxar por um ou dois dias.

Fundada em 1430, a Calheta possui um grande leque de igrejas históricas e foi um dos primeiros locais a ser explorado pelos primeiros colonizadores.

A Calheta é também famosa pela produção da melhor aguardente, um ingrediente especial da bebida típica madeirense ‘Poncha’.

Se estiveres interessado em saber como é feita a aguardente, faz um passeio pelo Engenho da Calheta, a destilaria de rum onde poderás passear e provar os produtos.

Horário de Funcionamento

  • Segunda – Sexta-feira: 10:00 – 18:30;
  • Sábado, Domingo e feriados: 10:00 – 18:30

Interrupção

  • 1 de janeiro, Sexta-feira santa e Domingo de Páscoa, e 25 e 26 de dezembro.

Segue em direção ao planalto mais alto da ilha, Paul da Serra, a 1500 metros de altitude.

Paul da Serra

O Paul da Serra é o maior planalto da ilha da Madeira e é uma visita obrigatória. Situa-se no centro da ilha o seu ponto mais alto atinge e altitude de 1640 metros (o Pico Ruivo do Paul).

O Pico Bica da Cana é o segundo pico mais alto com 1620m. A altitude aproximada situa-se entre 1300 e 1500 metros. O planalto oferece uma paisagem muito única acima das nuvens.

No cruzamento com a ER110, se virares à direita segues para o Paul da Serra, no entanto, se ainda for cedo e estiveres com motivação para uma boa caminhada, segue para a esquerda onde vais encontrar o inicio da Levada das 25 fontes e Levada do Alecrim.

Encontra aqui os melhores trilhos na ilha da Madeira!

Levadas das 25 Fontes

  • Distância: 4,3 Km (+ 4,3 Km regresso)
  • Dificuldade: Média
  • Duração: 3h00

Levada do Alecrim

Distância: 3,5 km (+ 3,5 km regresso)

Dificuldade: Fácil

Duração: 2h30m

No regresso ao Funchal, passa na Taberna da Poncha, situada em Serra de Água. É considerada pelo Tripadvisor, a melhor Poncha da Madeira.

Dia 3: São Vicente – Miradouro do Véu da Noiva – Porto Moniz

Miradouro da Encumeada

O Miradouro da Encumeada, é um miradouro situado a 1007 metros acima do nível do mar que oferece uma vista fenomenal das costas Norte e Sul e dos vales da Ribeira Brava e de São Vicente.

É uma fantástica paisagem onde se respira ar puro e tranquilidade. Este espaço está ligado por um bar de apoio e um espaço de venda de artesanato e produtos regionais.

São Vicente

São Vicente situa-se num dos mais belos vales da Madeira e inserido na Floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade.

Grutas de São Vicente

Mesmo à saída da aldeia de São Vicente, encontrarás uma série de grutas subterrâneas formadas durante a última erupção vulcânica da Madeira, há cerca de 890.000 anos.

Com duração de cerca de meia hora, os passeios guiados descem cerca de 1 km.

Atenção: o piso é escorregadio.

Visita também o Centro Museológico Rota da Cal (Rota do Cal), composto por um passeio a pé de 30 minutos pelas pedreiras de calcário.

Miradouro do Véu da Noiva

Situado a norte, entre o Seixal e São Vicente, o miradouro do Véu da Noiva deve o seu nome à cascata, que pode ser avistada deste local.

São 30 metros de uma cortina d’água que desce a montanha, desaguando no Oceano Atlântico, a fazer lembrar os véus brancos que as noivas tradicionalmente usam durante o casamento.

Este miradouro oferece também uma vista sobre o mar e sobre a encosta norte da ilha.

Piscinas Naturais do Seixal

As Piscinas Naturais do Seixal são delimitadas por formações rochosas vulcânicas e com diversas facilidades. A piscina de água salgada natural oferece vigilância durante o verão.

Pode alugar um caiaque ou simplesmente relaxar nas cadeiras confortáveis do famoso Clube Naval Bar.

Piscinas Naturais de Porto Moniz

Piscinas Naturais de Porto Moniz são provavelmente as piscinas mais famosas da Madeira. Situadas em Porto Moniz, são uma paragem obrigatória para qualquer visitante.

É sempre um prazer contemplar estes “tesouros” de origem vulcânica, onde a água salgada circula livremente , trazida pelo mar.

Existem algumas áreas nas piscinas com pouca profundidade e outras partes mais fundas, que permitem belos mergulhos. A entrada é paga.

Dia 4: Camacha – Ribeiro Frio – Santana – Machico – Caniçal

Sai em direção a Camacha, um local conhecido pela indústria do vime e pelo seu folclore.

Camacha

Camacha continua a ser uma das zonas mais visitadas pelos turistas, dada a sua tradição folclórica e da indústria do vime.

A nível desportivo também é um local importante, pois foi primeiro local onde se jogou futebol em Portugal, em 1875, quando um estudante britânico residente na Madeira, Harry Hinton, apresentou o desporto.

Foi no Largo da Achada, onde ainda hoje se pode visitar uma parede comemorativa com o mesmo nome.

Café Relógio

No Café Relógio, visite uma das maiores mostras de artesanato das famosas “Obras de vime” onde poderás encontrar diferentes tipos de peças, feitas à mão, que vão desde móveis a utensílios de cozinha.

O Café Relógio, foi pensado pelo Dr. Michael Grabham e inaugurado em 1896. O relógio e o sino desta famosa torre foram trazidos de Liverpool, da Igreja Paroquial de Walton.

Igreja Matriz da Camacha

A Igreja Matriz da Camacha foi construída no final do século XVIII por Francisco Gonçalves Salgado. Com uma arquitetura barroca e neoclássica, no seu interior é possivel ver azulejos neoclássicos e pinturas no teto da nave.

É dedicada a São Lourenço, padroeiro desta freguesia.

Ribeiro Frio

O Ribeiro Frio ainda conserva grande parte da vegetação original. A ilha já foi totalmente coberta pela floresta ‘Laurissilva’, uma relíquia dos tempos pré-históricos.

Para além de ser um ponto de partida algumas das grandes caminhadas de levada, o outra grande atração de Ribeiro Frio são os viveiros de trutas.

Posto Aquícola do Ribeiro Frio

Centenas de trutas concentram-se em enormes tanques, alimentados com água gelada de levada.

Não alimentes os peixes – é estritamente proibido.

A quinta de trutas de Ribeiro Frio vale sempre a pena uma visita. Poderás ver o viveiro e terminar a visita num restaurante local, com uma truta acabada de cozer.

Aventura-te pela Vereda dos Balcões (PR 11) até chegar ao Miradouro dos Balcões.

  • Distância: 1,5 Km (+ 1,5 Km regresso)
  • Dificuldade: Fácil
  • Duração: 1:30 horas

Miradouro dos Balcões

É um pequeno mas muito bonito percurso pedestre, que segue a Levada da Serra do Faial, até ao Miradouro dos Balcões. É um roteiro marcado pela sua exuberância natural e diversidade de flora e fauna.

Desde o Miradouro é possivel admirar a crista central da ilha e muitos picos cobertos por uma vegetação exuberante e altura impressionante.

Em dias de bom tempo, avista-se o Pico Ruivo, o Pico do Areeiro, o Pico do Gato, o Pico das Torres e a rocha da Penha d’Águia.

Continua até à Vila de Santana.

Santana

Santana é uma terra de boa comida e da floresta Laurissilva (o município é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera).

É conhecida pelas famosas casas com telhados de colmo. É uma das imagens tradicionais da ilha. Vais reconhecer as famosas casinhas que encontras nos postais da Madeira.

Visita o Parque Temático da Madeira, único em Portugal, é um fantástico recinto de exposições, dedicado à história, à ciência e à tradição do Arquipélago da Madeira.

Visita a vila piscatória do Caniçal e a cidade do Machico, que dispõe de uma das melhores praias da Madeira.

Machico

Ao chegar a Machico salta á vista, a moderna e artificial praia de seixos e areia amarela.

Para além da convidativa praia, esta freguesia é muito rica em património, a começar pela Igreja Matriz, situada em frente à Câmara Municipal e dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Igreja Matriz de Machico

A Igreja Matriz, situada em frente à Câmara Municipal é dedicada a Nossa Senhora da Conceição.

Diz-se que foi erguido pela família dos capitães donatários da ilha. Certo é que este monumento do século XV-XVI conserva ainda hoje, as suas características do gótico tardio e do manuelino.

No interior, vale a pena visitar os altares de talha dourada.

Forte de São João Baptista

O Forte de São João Baptista, foi construído em 1708, com uma capela neogótica dedicada ao santo que dá o nome à fortaleza.

Outro ponto de interesse é a igreja do Piquinho ou Caramanchão.

Igreja do Piquinho

Inaugurado em 1967, a igreja do Piquinho é dedicada a São José, cuja evocação é feita em homenagem a um pequeno Solar, que existiu no alto de uma colina, no Sítio do Piquinho, com uma capela dedicada a este santo do século XVIII.

A beleza natural deste local é tão atraente quanto sua rica história. Foi na baía de Machico onde desembarcaram os primeiros descobridores da Madeira, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, entre 1418 e 1420.

Caniçal

No Caniçal, localiza-se um dos mais importantes portos de pesca do arquipélago.

Visita o Museu da Baleia da Madeira, localizado no Caniçal, que conta a história da caça à baleia na Madeira e desenvolve um trabalho de sensibilização e conservação dos cetáceos.

Outra atracão de destaque é a Ponta de São Lourenço.

Ponta de São Lourenço

A Ponta de São Lourenço é um dos últimos locais quase intocados da Madeira. Este é o lugar onde uma fantástica combinação de rochas, mar e natureza criou uma das obras-primas da Mãe Natureza.

Excelentes vistas tanto para o lado norte como para o sul da ilha e, quando as condições meteorológicas o permitem, é possivel avistar a ilha do Porto Santo.

Se te sentires com forças e for cedo, percorre a Vereda da Ponta de São Lourenço (PR 8).

  • Distância: 3 Km (+ 3 Km ida e volta)
  • Grau de dificuldade: Moderado
  • Duração: 2:30 horas

Dia 5: Pico do Areeiro

Este último dia começa bem cedo. Não podes perder o nascer do sol no Pico do Areeiro.

Pico do Areeiro

O Pico do Areeiro é o mais visitado do arquipélago da Madeira. É o terceiro pico mais alto da região, a seguir ao Pico das Torres, com 1851 metros de altitude, e ao Pico Ruivo, com 1862 metros.

Com bom tempo, é possível avistar a Ponta de São Lourenço, o Curral das Freiras e até a ilha do Porto Santo.

Deste miradouro também é possível desfrutar da paisagem formada pelos verdes vales da Laurissilva.

PR 1 – Vereda do Areeiro ( Pico do Areeiro – Pico Ruivo)

  • Comprimento do PR1: 7km (só ida)
  • Duração: 3,30h a 4 horas (só ida)
  • Dificuldade: moderada

O Pico do Arieiro e o Pico Ruivo são dois dos picos mais altos da Madeira, sendo o Pico Ruivo o mais alto. A caminhada da levada PR1 é um trilho deslumbrante que liga esses dois picos.

Em certas partes da caminhada, irás caminhar na pela encosta da montanha ou por túneis feitos pelo homem.

Uma vez que a caminhada se faz acima de 1500m, na maior parte do tempo estarás a caminhar por cima das nuvens.

Após esta longa caminhada regressa ao Funchal. Aproveita para passear pelas ruas do centro histórico do Funchal e fazer as últimas compras ou relaxar na Praia Formosa.

Quando ir à ilha da Madeira

A melhor época para visitar a Madeira são a primavera e o verão, entre março e setembro, no entanto o clima ameno da ilha torna a visita agradável todo o ano.

Como chegar à ilha da Madeira

Para chegar à Madeira, a forma mais usada é por via aérea pois os voos com destino ao Aeroporto Internacional do Funchal são frequentes e são facilmente acessíveis um pouco de toda a Europa.

O Porto do Funchal faz parte da rota dos grandes navios de cruzeiro. Assim, poderás chegar à Madeira a bordo de um destes navios.

A partir da Ilha da Madeira, poderás também deslocar-te à Ilha do Porto Santo de barco, no ferry Lobo Marinho ou, se preferires, de avião na companhia de aérea SATA.

No verão, existem alguns voos charter diretos para o Porto Santo provenientes da Europa assim como de Lisboa.

Como ir do aeroporto da Madeira para o Funchal

À chegada estão disponíveis: autocarros, táxis, transferes privados e rent a car que podes utilizar para chegar ao teu destino final.

Autocarros: Aerobus e Linhas Regulares

O Aerobus são um serviço de autocarro expresso, realizado pela empresa SAM (Sociedade de Automóveis da Madeira), que faz a ligação entre o aeroporto e diversos locais e hotéis na Madeira (direção Funchal – Praia Formosa).

No total, o itinerário tem 20 paragens incluindo a Estrada Boa Nova, Rua Ribeiro João Gomes, Rua do Anadia, Av. do Mar, Av. Arriaga, Estrada Monumental, e Praia Formosa. O tempo de viagem é de aproximadamente 45 minutos.

A paragem do Aerobus está localizada à saída da zona das chegadas. O bilhete simples de adulto custa 5€ e bilhete o de ida e volta 8€. O bilhete criança (1 aos 6 anos) custa 2,50€.

Os autocarros urbanos que passam pelo Funchal são o 20, 53, 78, 113 e 156, dependendo do momento do dia. O bilhete para a cidade do Funchal custa 2€.

Táxis

É o meio de transporte mais cómodo para chegar ao centro do Funchal ou outra localidade da ilha, principalmente se transportar várias peças de bagagem.

A praça de táxis do aeroporto da Madeira está situada na zona de chegadas (piso 0).

Uma corrida de táxi entre o aeroporto e a cidade do Funchal custa em média 20€, sendo que o taxímetro deve marcar 4€ no início da viagem.

Todos os táxis cobram um serviço adicional de 20% nos dias úteis durante o período noturno (entre as 21h e as 6h), bem como aos sábados, domingos e feriados.

O transporte de bagagem ou animais está sujeito ao pagamento de um valor adicional de 1,50€.

Rent a car

Quem chega à Madeira frequentemente opta pelo aluguer de automóvel. Os balcões das empresas de rent-a-car estão localizados no piso 0, após a saída da área de recolha de bagagens.

A Avis, Hertz, Europcar, Goldcar, Sixt, Rodavante e Guerin são algumas das empresas que oferecem serviços no aeroporto da Madeira.

Transferes Privados – A empresa Madeira Airport Transfers oferece um serviço especializado de e para o aeroporto para transporte entre 1 e 8 pessoas.
Os transferes para o Funchal custa 20€ (até 2 pessoas) e o pagamento é feito diretamente ao motorista.

A empresa oferece ainda transporte para outros locais da ilha, a preços diferenciados, com serviços para o Caniço, Cabo Girão, Calheta, Camacha, Monte, Ponta Delgada, entre outros destinos.

Viagens:

Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:
Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

Compadre Abalar

Recent Posts

Roteiro em Budapeste

Roteiro em Budapeste, conhecida como a Pérola do Danúbio, uma cidade que é mais do…

2 anos ago

17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque

Estas são as melhores 17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque (também referida como Nova York),…

2 anos ago

Melhores praias para crianças em Menorca

As melhores praias para crianças em Menorca, localizam-se em localidades ou junto a zonas residenciais, permitindo desfrutar de…

2 anos ago

Os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini

Estes são os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini, uma das ilhas Cíclades situadas no…

2 anos ago

O que visitar em Santorini, Grécia

O que visitar em Santorini, também chamada Thera, Thira ou Fira, a ilha é famosa…

2 anos ago

Top 21 locais mais instagramáveis de Paris

Estes são os 21 locais mais instagramáveis de Paris, a cidade recordista no Instagram, Paris…

2 anos ago

This website uses cookies.