O que visitar em Santorini, Grécia
O que visitar em Santorini, também chamada Thera, Thira ou Fira, a ilha é famosa em todo o mundo pelos seus deslumbrantes pôr do sol.
Mas há muitas outras coisas incríveis para fazer em Santorini, a ilha abriga tesouros históricos e naturais, como a impressionante caldeira, que torna a ilha única.
Está localizada no extremo sul das ilhas Cíclades, na Grécia, a ilha em forma de meia-lua deve a sua existência a inúmeras erupções vulcânicas que aconteceram ao longo dos anos naquela que ainda é a área vulcânica mais ativa do Mar Egeu.
Estes são os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini, adiciona estes locais ao teu roteiro.
A ilha é muito compacta por isso a melhor maneira para conhecer a ilha é alugar um carro. Desta forma, ficas totalmente autónomo e não ficas dependente dos atrasos do autocarro.
Férias e viagens baratas a Santorini.
Combinados Santorini. Viagem combinada de 2 ou mais destinos, de forma totalmente flexível e personalizável.
Encontra o teu voo + hotel a Santorini com o melhor preço.
Viagens para Santorini com ofertas Tudo Incluído.
Geologia de Santorini
A última grande erupção do vulcão data de 3.600 anos (século XVII a.C.), até o final da Idade do Bronze.
Trinta milhões de metros cúbicos de magma e cinzas foram soprados a uma altura de até 36 km de altura.
Depósitos de pedra-pomes, com dezenas de metros de espessura, enterraram um dos povoados pré-históricos mais prósperos daquele período, alimentando o mito da Atlântida perdida.
Após esta grande erupção, uma atividade leve do vulcão continua até o presente (a erupção mais recente ocorreu em 1950) construindo duas pequenas ilhas dentro da caldeira, Palea e Nea Kameni.
A ilha de Santorini é composta pelas seguintes ilhas: a ilha principal Thira, Therasia, Aspronisi, Palea Kameni e a ilha de Nea Kameni (ou o vulcão como é chamado pelos habitantes locais).
O que visitar em Santorini
Fira, a capital de Santorini
A movimentada Fira é a capital de Santorini.
É um óptimo lugar para ver as tradicionais casas localizadas nas íngremes falésias da caldeira e muitas das igrejas com as cúpulas azuis.
Igrejas de Santorini
Com mais de 600 templos, mosteiros, igrejas, catedrais e capelas na ilha de Santorini, muita delas tornaram-se bastante procuradas pelos turistas e instagramáveis.
A Catedral Metropolitana Ortodoxa, localizada na praça principal de Fira, foi construída em 1827 e reconstruída após o terremoto de 1956.
Tanto o exterior como o interior são imponentes, com arcos elaborados, uma torre sineira impressionante, belos afrescos e piso de mosaico. É inteiramente caiada, incluindo a cúpula, e é aberto ao público.
A Catedral Católica de São João Batista, construída em 1823 em estilo barroco foi também restaurada após o terramoto de 1956.
Tem uma elegante combinação de cores azul claro, cinza e bege, e uma torre do relógio.
Está aberta diariamente das 10h às 13h e das 17h às 20h.
A Igreja Católica de St. Stylianos localizada na passagem para Firostefani é uma pequena igreja muito colorida e pitoresca, no entanto, fechada ao publico.
Imerovigli
Imerovigli é uma vila de Santorini, situada a apenas 3 km de Fira, a capital da ilha. Conhecida como “a varanda do Egeu” é particularmente popular entre os casais apaixonados, especialmente durante o pôr do sol. Oferece a melhor vista do vulcão.
É o ponto mais alto da Caldeira com vistas deslumbrantes sobre o mar e sobre o vulcão.
Imerovigli é um como povoado tradicional caracterizado por casas totalmente brancas com flores coloridas nos pátios e janelas, hotéis, cafés e restaurantes, construídos à beira mar.
Igreja de Panagia Theoskepasti
Um dos símbolos de Santorini, a Igreja de Panagia Theoskepasti, está localizada perto do porto de Andres, na Rocha Skaros, uma península rochosa que se projeta no mar.
O edifício branco com uma cúpula azul que abriga a igreja está aberto durante o dia até as 16h.
Depois de visitar a igreja, visita uma caverna fica à direita do trilho e é um dos poucos elementos que restaram da estrutura original do castelo.
Caminhada para Skaros
Skaros é uma rocha íngreme que resiste à passagem do tempo, para relembrar sua importância histórica.
Skaros era uma movimentada cidade-castelo com mais 200 casas, ruas de paralelepípedos e igrejas. O mais importante dos cinco povoados fortificados de Santorini.
Caminhada de Fira para Oia
A Caminhada de Fira para Oia é uma das melhores coisas para fazer durante a tua estadia em Santorini. É percurso ao redor da caldeira proporciona-te uma das melhores vistas da ilha. É considerado um dos mais belos trilhos de caminhada da Grécia.
O percurso é totalmente grátis e está sinalizada ao longo do caminho, no entanto se não és bom com direções ou tens medo de te perder, faz o download do mapa que se segue.
É possivel fazer esta caminhada de 10 km em cerca de 2 a 5h, dependendo do teu nível de preparação física, paragens e temperatura.
Esta caminhada tem subidas e descidas, independentemente da direção que escolheres (de Fira a Oia ou vice-versa), além disso, não há absolutamente nenhuma sombra ao longo da rota.
O percurso começa na praça de Fira, atravessa a rua pedonal e o bairro católico, Firostefani, Imerovigli e, seguindo ao longo da Caldera e terminando em Oia.
Se visitares Santorini no verão, tenta partir para a caminhada no início da manhã para evitar o calor insuportável. Lembra-te que ao longo do caminho as sombras são praticamente inexistentes.
O preço do autocarro de Oia para Fira é de apenas 1,60 euros.
Oia
Oia (pronuncia-se Ia) é a cidade mais fotografada de Santorini, da Grécia e das ilhas gregas. Arquitetonicamente falando, Oia é única, com as suas casas e terraços caiados de branco, moinhos de vento, cúpulas azuis e outras coisas incríveis.
Empoleirada no extremo norte da caldeira, toda a cidade de Oia está esculpida na rocha com vista para o Mar Egeu. É provavelmente o melhor local em Santorini para contemplar o vulcão e o pôr do sol.
Passear pelos becos pitorescos de Oia parece um sonho do qual nunca irás querer acordar e está entre as melhores coisas gratuitas para fazer em Santorini.
Pôr do sol no Castelo de Oia
O famoso Castelo Veneziano de Oia é um dos principais marcos para visitar na vila. Também conhecido como o Castelo de São Nicolau, o castelo do século XV foi construído durante o período de ocupação veneziana.
Está localizado na ponta da vila com vista para o mar Egeu, o que o torna num local perfeito para ver o pôr do sol.
Infelizmente, o local fica muito lotado durante essa hora do dia, o que significa que para encontrar um lugar para ficar de pé ou sentar precisas estar lá pelo menos uma hora antes do pôr do sol.
Porto de Ammoudi
Junto ao mar Egeu, encontra-se o pequeno povoado de Ammoudi, que é na verdade o porto de Oia.
São cerca de 300 degraus até Ammoudi diretamente do Castelo de Oia, embora também possa ser alcançado de carro.
De lá, poderás chegar à ilha de Thirassia de barco, ou simplesmente passar algum tempo em Ammoudi, olhando o mar e os barcos de pesca enquanto saboreias o peixe fresco numa das tavernas locais.
Cruzeiro pela caldeira de Santorini incluindo refeição grega completa e bebidas.
Cruzeiro em catamarã de luxo em Santorini ao pôr do sol, com churrasco e bebidas.
Se quiseres nadar na área de Ammoudi, perto da baía encontrarás as Termas de Ammoudi, bem como um ponto de salto das rochas em Zoodochos Pigi e a pequena ilhota de St Nikolas.
As águas são de um azul deslumbrante, mas lembra-te que o mar aqui é bastante profundo, o que para alguns é emocionante, mas para outros intimidador. O fundo é imponente, com as rochas vulcânicas escarpadas “decorando” o porto.
Visita a livraria Atlantis
Passeando pela rua principal de Oia, irás deparar-te com a única livraria da cidade, a famosa Atlantis Books.
O que começou como uma ideia maluca de dois amigos americanos que estavam passando as férias de verão na ilha de Santorini e perceberam que não havia onde comprar livros quando terminaram os seus, cresceu e tornou-se numa das melhores e mais pitorescas livrarias do mundo.
A Atlantis Books tem uma ampla seleção de literatura em vários idiomas, como inglês, italiano, espanhol, grego, francês, alemão e mandarim. Entrar na pitoresca caverna é uma experiência única por si só.
Red Beach (Kokkini Beach)
A Praia Vermelha de Santorini (Red Beach) é um dos lugares mais famosos da ilha. Esta é uma visão bastante rara (embora não seja única no mundo, como alguns escrevem).
Batizada com o nome da cor de sua areia e rochas, a paisagem única das falésias vermelhas mergulhando no azul profundo do mar é fascinante.
Vulcão de Santorini
Um dos locais imperdíveis de Santorini é seu antigo vulcão, e um passeio ao redor e dentro dele deve ser uma de tuas principais prioridades.
As duas ilhas na caldeira, Palea Kameni e Nea Kameni foram formadas há cerca de 440 anos e visitá-las é uma das experiências mais fascinantes de Santorini.
Do Porto Velho de Fira saem várias excursões, em vários momentos durante o dia.
Usa roupa confortável e leve, botas, meias “resistentes”, protetor solar suficiente e um chapéu, e descobre um mundo de águas coloridas, uma variedade de rochas, bem como numerosas fontes termais subaquáticas.
Pyrgos
Pyrgos, a antiga capital da ilha, fica na encosta do monte Profitis Ilias, oferecendo vistas magníficas de toda a ilha.
Situada longe da intensa agitação turística das aldeias da Caldera e preserva o ritmo da vida local da ilha.
As casas caiadas de branco, igrejas tradicionais e vielas pavimentadas são alguns de seus elementos arquitetônicos, enquanto o castelo “Kasteli” é seu maior marco.
Está rodeada pelas famosas vinhas que produzem o famoso vinho Assyrtiko.
Kamari Beach
A história vulcânica de Santorini levou à formação de algumas das praias mais singulares das ilhas gregas, e Kamari não é exceção.
Situada a cerca de 6,4 km a sudeste de Fira, na costa leste da ilha, este trecho de areia preta é um dos maiores de Santorini. A praia é apoiada pela cidade de Kamari, uma área de resorts, onde irás encontrar vários hotéis, restaurantes e bares.
Onde comer em Santorini
A essência da cozinha tradicional grega está nestes pequenos restaurantes familiares ou tabernas. Ao visitar uma, poderás desfrutar de deliciosas refeições caseiras a preços acessíveis.
Em Santorini, poderás saborear iguarias deliciosas feitas com ingredientes frescos e locais e seguindo receitas consagradas pelo tempo que celebram a simplicidade.
Excursão gastronómica Eat & Walk Santorini.
Petra Kouzina Cooking Experience
Como chegar a Santorini
Existem apenas duas maneiras de chegar a Santorini: de barco ou de avião.
De ferry
Existem ferry que ligam Santorini a outras ilhas gregas. As rotas mais comuns de/para são: Atenas, Creta e Mykonos.
De e para Atenas: o ferry convencional demora entre 6h e 8h e o de alta velocidade entre 4h e 5h. Compra os bilhetes online e com antecedência.
Pode consultar os preços e horários aqui.
De avião
Há um aeroporto internacional em Santorini que recebe voos de Atenas durante todo o ano e voos internacionais na alta temporada.
Encontra voos baratos para Santorini com a Skyscanner
As empresas que operam de Atenas para aeroporto de Santorini são: Aegean Air, Ryanair e Volotea (somente alta temporada).
Melhor época para visitar Santorini
A melhor época para visitar Santorini é de setembro a outubro e de abril a maio, quando o clima é quente e as multidões são escassas.
Os melhores preços acontecem no inverno, quando as tarifas dos quartos tendem a cair, no entanto, os dias são mais pequenos, poucos ferry e muita precipitação.
As multidões também estarão baixas na primavera, embora os turistas comecem a invadir as ilhas em maio.
Onde ficar em Santorini
Os 8 melhores hotéis em Santorini:
Andromeda Villas (Andromeda Villas & Spa Resort)
Como deslocar em Santorini
A melhor maneira para te deslocares em Santorini é a pé ou de autocarro. É fácil caminhar pelas pequenas vilas e cidades do litoral, mas o autocarro é melhor para ir de uma cidade a outra.
Existem rotas de autocarro KTEL de Fira (a capital) para muitos destinos diferentes ao redor da ilha principal.
A KTEL também vai ao Aeroporto Nacional da Ilha de Santorini (Thira) (JTR), mas podes achar mais fácil apanhar um táxi para chegar à cidade.
Se estás a planear fazer um pequeno passeio de ilha em ilha, podes apanhar um ferry em Athinios (cerca de 8 km ao sul de Fira).
Um carro pode ser conveniente se estiveres hospedado numa cidade densamente povoada. Também é possivel alugar uma mota ou um veículo todo-o-terreno (ATV) para percorrer rotas menos percorridas.
As agências de rent-a-car estão localizadas no aeroporto e também em Fira.
Quantos dias em Santorini?
Em suma, o numero de dias que deves passar em Santorini depende do que queres ver e fazer.
Se quiseres apenas ver as vistas do vulcão e tirar a famosa foto do pôr do sol de Oia, até meio dia pode pode ser suficiente.
Passar 2 dias em Santorini é tempo suficiente para ver os destaques da ilha, desfrutar do famoso pôr do sol e sentir a ilha. Uma estadia mais longa em Santorini proporcionará uma experiência mais completa e permitirá que vejas mais destaques.
De um modo geral, 4 dias em Santorini é tempo suficiente para aproveitar e conhecer a ilha.
Enquanto algumas pessoas visitam Santorini como parte de uma viagem de barco de cruzeiro mais longa, outras preferem passar mais tempo na ilha.
O que visitar em Santorini
Tens o sonho de visitar Santorini e os seus lindos sunsets? Deixa a resposta nos comentários.
Queres ver mais? Vê o nosso Instagram aqui, o nosso Facebook aqui e o nosso Pinterest aqui.
Gostaste deste post? Porque não guardá-lo no Pinterest?!
Voos:
A Edreams procura viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.
Onde ficar:
Encontra rapidamente o alojamento ideal em Agoda
Rent a car:
Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget
Excursões:
Reserve excursões e passeios turísticos com Viator
Agência de viagens:
Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.
One Comment
Pingback: