Ao visitar Monsaraz, temos a sensação que paramos no tempo. As ruas de xisto e as suas casas caiadas de branco, atraem cada vez mais turistas a Monsaraz.
Situada no Alentejo a cerca de 50 km de Évora, a pequena vila medieval de Monsaraz encontra-se empoleirada no alto de uma colina, com vistas espetaculares sobre as planícies alentejanas e sobre a barragem do Alqueva.
Em 2007, venceu o concurso das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, na categoria Aldeias Monumento, em 2017, a CNN considerou Monsaraz uma das mais bonitas vilas em colina da Europa e em 2014, a National Geographic destacava-a como um dos 21 destinos mundiais a visitar.
Devido à sua localização privilegiada, situada no topo da colina, com vista sobre o rio Guadiana e perto da fronteira com Espanha, Monsaraz tornou-se fortemente cobiçada pelos povos que a disputaram.
Foi então, conquistada aos mouros por Geraldo Sem Pavor em 1167. Reconquistada definitivamente em 1232, D. Sancho II, que doou a região aos Cavaleiros Templários como agradecimento pela sua ajuda. O castelo foi adicionado em 1310.
Reza a lenda que: devido à localização estratégica da fortaleza, aliada à capacidade de improviso do povo português, Nuno Álvares Pereira em 1384, investiu sobre Monsaraz então sob domínio espanhol, quando desconfiou que as tropas leais a Castela estariam com falta de comida.
Soltou então, seis vacas nas proximidades da vila fazendo as tropas espanholas saírem do perímetro amuralhado para tentaram capturar os animais.
Nesse momento, os homens de Nuno Álvares, que haviam permanecido escondidos, entram no perímetro amuralhado da povoação e encerram de imediato as portas impedindo o regresso dos inimigos.
Estacionamento: há um estacionamento em frente à entrada da vila.
A muralha de Monsaraz tem quatro grandes portas por onde pode entrar na vila. A principal, a Porta da Vila, A Porta d’Évora, no lado norte, a Porta d’Alcoba e a Porta do Buraco.
Percorre a muralha até ao castelo de Monsaraz, só assim faz sentido visitar Monsaraz.
O castelo de Monsaraz foi concluído por D. Dinis no século XIV e está classificado como Monumento Nacional, assim como a sua muralha. Foi palco de grandes batalhas entre cristãos e mouros, entre portugueses e espanhóis.
Por volta de 1830 e após desativação de funções militares, a antiga praça de armas do castelo passou a servir como praça de touros, para uma tourada anual, que decorre durante as festas, em honra de Nosso Senhor Jesus dos Passos.
A vista do castelo para a Barragem do Alqueva é espetacular!
É no Largo Dom Nuno Álvares Pereira que se encontram:
A Igreja matriz de Nossa Senhora da Lagoa, uma igreja quinhentista, veio substituir o anterior templo gótico dado que estava contaminado pela peste.
Apresenta uma fachada decorada por um painel de azulejos e uma Cruz da Ordem de Cristo, em honra de Nossa Senhora da Conceição.
No seu interior encontra-se o túmulo do cavaleiro templário, primeiro alcaide e povoador de Monsaraz Gomes Martins Silvestre, construído em mármore, onde está retratado um cortejo fúnebre com 17 pessoas.
Em frente à Igreja Matriz encontra-se o Pelourinho oitocentista, construído em mármore branco de Estremoz. Foi construído sobre as ruínas do seu antecessor, desfeito no terramoto de 1755.
Horário:
Os Antigos Paços de Audiência ficam situados na Rua Direita, uma das principais ruas de Monsaraz, tendo sido construído em meados do século XIV. Albergou os serviços administrativos da vila e a cadeia.
A Sala do Tribunal foi decorada no séc. XV com o Fresco do Bom e Mau Juiz que esteve durante séculos tapado com um tabique de tijolo, mas no entanto, só em 1958 é que este exemplar único em Portugal, foi redescoberto e salvo da destruição.
O fresco representa Cristo em cima de um globo terrestre. Em baixo, surge outro fresco simbolizando um julgamento.
A Câmara Municipal de Monsaraz, oferece características arquitetónicas de fins do século XVII.
A construção da Igreja da Misericórdia de Monsaraz teve lugar a partir do século XVI e é um bom exemplo da arquitetura religiosa barroca na região do Alentejo.
No seu interior exibe uma imagem do Senhor Jesus dos Passos, padroeiro da vila, uma escultura provavelmente do século XVII oferecida por Teodósio II, Duque de Bragança.
Horário:
A Capela de São José é uma capela barroca, fundada em 1708 por Domingos Lourenço Perdigão. Situa-se no segundo piso de uma moradia, à qual se acede por uma escada estreita exterior.
Era utilizada como Capela da antiga cadeia contígua. Era aqui que os presos da cadeia da Comarca vinham cumprir os ofícios divinos.
Supõe-se que este edifício tenha estado ao serviço da Inquisição, não como tribunal, mas como arquivo de processos ou como prisão temporária dos prisioneiros, que mais tarde seriam julgados no Tribunal do Santo Ofício em Évora.
A Casa do Juiz de Fora foi inicialmente uma habitação senhorial, mais precisamente a residência dos governadores da vila e dos juízes de fora.
No século XX, em 1970, é doado ao Instituto Universitário de Évora e hoje serve de casa de apoio aos investigadores a Universidade de Évora.
De acordo com fontes conhecidas, igreja de Santiago já existia, na segunda metade do século XIII. Sabe-se, no entanto, que teria sido uma primitiva benesse da Ordem de Santiago da Espada e mais tarde integrada na Ordem de Cristo.
Foi destruída com o terramoto e mais tarde recuperada pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, transformando o templo religioso num espaço cultural, onde se realizam atualmente debates, colóquios e exposições.
Situada junto à porta do Buraco, a Cisterna da vila, que dizem ter sido uma mesquita originalmente, tinha como função recolher e armazenar as águas pluviais.
Esta cisterna medieval, data do século XIV era o principal reservatório que abastecia as populações.
Em 1950 passou a servir apenas para regas domésticas, dada a implementação do sistema público de abastecimento de água, é uma obra de engenharia hidráulica, sendo de notar a técnica construtiva, onde se podem ver grandes arcos de volta perfeita.
A Capela de São João Batista, também conhecida por Cuba situa-se na estrada principal de acesso à vila, perto do estacionamento (no google a capela está marcada de forma errada como Igreja de São Bento).
É uma pequena capela do século XIV, de construção quinhentista, é o monumento mais antigo da freguesia.
É conhecida por Cuba devido à sua forma curiosa forma cúbica, de influência mourisca. O seu interior abriga pinturas de diversos artistas do ano de 1622.
Se tiveres tempo e interesse, aproveita para visitar as Ermidas de São Bento, São Lázaro, Santa Catarina e São Sebastião, todas tão diferentes, todas tão especiais e únicas.
As capelas de São Lázaro, Santa Catarina e São Sebastião, encontram-se fora das muralhas de Monsaraz, com acesso pela M514, enquanto que a Ermida de São Bento se encontra junto à porta da Vila.
A Ermida de São Lázaro encontra-se junto ao caminho para a ermida de Santa Catarina. Foi fundada no séc. XIV com a função de apoio espiritual à leprosaria que lhe estava anexa. Atualmente encontra-se em ruínas.
A Capela de Santa Catarina foi construída no século XVIII pelos Templários e pode ter servido como reduto defensivo para os peregrinos e viajantes que cruzavam esta área.
A Capela de São Sebastião de arquitetura quinhentista, é igual a tantas outras igrejas rurais do Alentejo.
A praia fluvial de Monsaraz fica situada a cerca de 4 km de Monsaraz, no Centro Náutico de Monsaraz.
A praia está inserida na albufeira de Alqueva, tem bandeira azul e nadador salvador.
Em 2017, a praia fluvial de Monsaraz recebeu o título de praia mais acessível, disponibilizando condições para que as pessoas com mobilidade reduzida também possam usufruir em pleno de todo o espaço.
Estes são alguns dos alojamentos perto de pontos de interesse e atrações populares em Monsaraz.
Casa Dona Antonia – Turismo Rural em Monsaraz
Alguns dos pratos típicos de Monsaraz são a Açorda à Alentejana de alho (pão fatiado com alho, ovos, azeite e coentros) e a Perna de Borrego Asada. Podes encontrar estes e outros pratos locais nos seguintes restaurantes.
Restaurante São Lourenço do Barrocal
O Alentejo é das mais quentes de Portugal, com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC no Verão, enquanto que no Inverno a temperatura média fica por volta de 10º C.
A melhor altura para visitar esta região é durante a Primavera, quando as vastas planícies se encontram todas floridas e as temperaturas variam entre os 17 e os 25º C.
Monsaraz faz parte do conselho de Reguengos de Monsaraz, mas fica a uns 15 quilómetros de distância. É possível ir até lá através dos autocarros da Rede Expressos e da RodoAlentejo e depois apanhar um táxi.
No entanto, é carro que faz mais sentido visitar a vila, porque só assim conseguirás visitar a vila e os arredores, como a praia fluvial. Se não tens carro, podes alugar aqui.
Viagens:
A Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.
Alojamento:
Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda.
Rent a car:
Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget
Excursões:
Reserve excursões e passeios turísticos com Viator
Agência de viagens:
Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.
Roteiro em Budapeste, conhecida como a Pérola do Danúbio, uma cidade que é mais do…
Estas são as melhores 17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque (também referida como Nova York),…
As melhores praias para crianças em Menorca, localizam-se em localidades ou junto a zonas residenciais, permitindo desfrutar de…
Estes são os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini, uma das ilhas Cíclades situadas no…
O que visitar em Santorini, também chamada Thera, Thira ou Fira, a ilha é famosa…
Estes são os 21 locais mais instagramáveis de Paris, a cidade recordista no Instagram, Paris…
This website uses cookies.
View Comments
Muito obrigada por referenciar o nosso alojamento, Charme de Monsaraz II, no vosso magnifico site.
Quando nos quiserem visitar, será um gosto recebe los.
Bem hajam!
Cumpr. Tânia Amaro
Muito obrigado. Fica combinado uma visita quando passarmos por Monsaraz.
Cumprimentos