Visitar a Escócia, num roteiro de 6 dias por uma terra de contrastes. A Escócia orgulha-se de ter cidades cheias de animação, bem como lagos, montanhas, um litoral e ilhas deslumbrantes.
A Escócia faz fronteira com a Inglaterra ao Sul, com o Oceano Atlântico ao Oeste e com o Mar do Norte ao Leste.
É um país diversificado e extraordinário, com um passado histórico, rico e fascinante.
Das quase 800 ilhas deste país apenas 300 são habitadas, e estas ilhas têm algumas das paisagens mais belas do mundo.
Há muito para ver em Edimburgo, mas felizmente, as atrações encontram-se a uma curta distância umas das outras, por isso num dia consegues facilmente ter uma ideia geral da cidade.
Passeia pela Royal Mile, a estrada principal do centro de histórico de Edimburgo. Faz a ligação desde entre dois locais históricos da cidade, o Castelo de Edimburgo e a Abadia de Holyroodhouse, um palácio em funcionamento do século XVII, onde viveu Mary Queen of Scots.
Se fores amante de arte deves visitar a Galeria Nacional de Arte da Escócia, na Princes Street, ou à Galeria de Arte Moderna, a poucos minutos do West End.
Para fazer compras, dirige-te à Princes Street e, para comer algo, para na New Town, uma bela parte georgiana da cidade, onde há muitos pubs e excelentes restaurantes. Existem excelentes restaurantes de frutos do mar nas docas de Leith.
Segue até Calton Hill ou Arthur’s Seat, de onde terás excelentes vistas da cidade e do mar.
No entanto se desejas visitar Edimburgo mais ao pormenor, deves considerar adicionar um ou dois dias inteiros ao teu itinerário.
Uma excursão a pé grátis por Edimburgo é uma ótima opção para conhecer a cidade e saber mais sobre sua história.
Aproveita para passear pela cidade e aluga um carro no aeroporto para os próximos dias.
O Google Maps prefere a rota “mais curta”, que geralmente consiste em estradas secundárias ou terra batida. Normalmente são mais estreitas e o limite de velocidade é muito mais lento.
Segue para a pitoresca aldeia de Dunkeld, onde poderás passear pelas pitorescas ruas estreitas e visitar a Catedral de Dunkeld (entrada gratuita), situada na margem do rio Tay.
A Catedral de Dunkeld foi construída em honra a São Columba (também conhecido como Columba de Iona, ou, em Gaélico, Colm Cille ou Columcille), uma grande figura missionária da Escócia).
The Hermitage, encontra-se a uma curta distancia de Dunkeld (5 minutos de carro).
O Hermitage é um desfiladeiro arborizado, atravessado pelo Rio Braan e onde vais encontrar rápidos e cascatas.
Continua para norte em direção ao Parque Nacional Cairngorms.
Situado no coração das Terras Altas escocesas, é o Parque Nacional Cairngorms, é maior parque nacional da Grã-Bretanha, ocupando praticamente 10% da Escócia.
O Parque Nacional de Cairngorms é o lar de algumas das mais fascinantes paisagens da Grã-Bretanha.
A próxima paragem será em Clava Cairns.
Clava Cairns é um complexo cemitério da Idade do Bronze, bem preservado, formado por antas, sepulturas e menires, estrategicamente colocados para fins astronómicos.
É um fantástico exemplo da história da região de Highland, que remonta a cerca de 4.000 anos.
Culloden Moor (ou pântano de Culloden). Neste local teve lugar a Batalha de Culloden no dia 16 de Abril de 1746, entre as tropas do governo britânico e os rebeldes jacobitas, perto de Inverness que terminou com uma vitória para as tropas do governo inglês.
Os jacobitas (católicos), fiéis ao jovem pretendente ao trono, foram derrotados por cerca de 9 mil soldados, fiéis à casa de Hanôver, comandados pelo Duque de Cumberland.
Chegada a Inverness, capital da região de Highland (fica duas noites).
Segue viagem para Assynt e para a península Coigach. Uma área de grande beleza que engloba centenas de lagos naturais, um belo litoral, grande matas e pinhas, tudo isto com a montanha na retaguarda.
Passa por Ullapool, antes de continuares para noroeste, uma paisagem única de Assynt e a Reserva Natural de Inverpolly, onde grande parte do interior é composto por montanhas escarpadas, distintas e isoladas, nas planícies, tudo se encontra coberto por lagos.
Um lugar remoto, onde os cervos são mais prováveis de serem encontrados do que os seres humanos. O litoral é recortado por inúmeros lagos e penínsulas, produzindo uma deslumbrante beleza selvagem.
Montanhas famosas, como Suilven e Stac Pollaidh nunca se perdem de vista. A estrada de Badnagyle para Lochinver, é das estradas mais bonitas do pais.
Segue então até à deslumbrante praia de Achmelvich, para desfrutar da costa selvagem e das belas areias.
Continua até as ruínas do Castelo de Ardvreck, do século XV, nas margens do Loch Assynt, antes de terminares o dia no dramático desfiladeiro de Corrieshalloch (61 m de altura) e na Cascata Measach (46m de altura).
Segue para oeste para a Ilha de Skye através das montanhas escarpadas de Torridon. Esta área é bem conhecida pelos escaladores, fotógrafos, amantes da vida selvagem e amantes de lugares selvagens.
Montanhas como Liathach n Beinn Eighe sobem acentuadamente a partir da estrada, acrescentando um cenário dramático a Wester Ross.
Segue junto ao Loch Torridon (uma ria) antes de ir apanhar uma das estradas mais famosas do país, a Bealach na Ba e passar na aldeia de Applecross. Se o tempo permitir, a vista daqui para Skye e Outer Hebrides são sensacionais.
Desde Applecross continuar até à aldeia ‘tropical’ de Plockton onde, curiosamente, umas palmeiras se encontram alinhadas na rua principal devido à proximidade da corrente do Golfo nesta parte da costa escocesa.
Segue para a ponte de Skye e para Sligachan, para observar a famosa cordilheira Cuillin.
A última paragem será na capital da ilha, Portree (fica duas noites).
Dependendo das condições meteorológicas, aproveita para passear pela ilha de Skye. Visita o penhasco Kilt Rock, o Old Man of Storr e Quiraing.
Kilt Rock é uma das paisagens mais famosas de Skye. É um penhasco de basalto hexagonal do período jurássico, que faz lembrar um traje escocês.
Fica próxima das aldeias de Elishader e Staffin. Mealt Waterfall é uma cascata de com 60 metros de altura, em que a água cai diretamente para o mar.
Old Man of Storr encontra-se a apenas 10 km de distância de Portree e é formada por um conjunto de pináculos, onde o pináculo que mais se destaca é justamente o Old Man of Storr, com aprox. 50m de altura.
Há um trilho que leva até ao topo (são cerca de 1.30h a 3h). A lenda local diz que Skye era habitada por gigantes, e que a montanha foi escolhida como o túmulo de um deles.
Os pináculos seriam, portanto, os dedos do gigante, que acabaram ficando do lado de fora.
Quiraing é uma área formada por picos, planícies, lagos e prados, com o mar como pano de fundo. Diz a lenda que é neste lugar que moram as fadas da ilha.
Segue até Fairy Glen, uma paisagem Highland em miniatura, encantadora e a lendária casa do “povo wee”!
…e até ao farol de Neist Point para uma vista espetacular para as Western Isles.
Continua para sul, para o vale verde esmeralda de Glen Brittle, aninhado sob as montanhas de Cuillin. Neste local podes desfrutar de um passeio às Fairy Pools ou passear na bela praia de areia.
A casa do século XIII do Clã McLeod, Dunvegan Castle, também é uma popular atracão. Faz uma paragem na destilaria de whisky de malte Talisker para degustar a famosa “água da vida”!
O primeiro destino será, talvez o mais famoso castelo Highland de sempre – Eilean Donan.
É um dos mais fotografados castelos da terra, é icónico, espetacular, histórico e romântico…tem sido usado exaustivamente em diversos filmes.
Após esta paragem, continua e passa por Five Sisters of Kintail em direção Loch Ness, o lendário lago da Escócia.
Aproveita para passear pelas margens do lago e por Fort Augustus na ponta sul de Loch Ness.
A melhor época para visitar a Escócia é durante a primavera (final de março a maio) e o outono (setembro a novembro).
As temperaturas são mais quentes na primavera, com médias de 6 °C a 15 °C, embora ainda haja neve nas montanhas das Terras Altas e nos Cairngorms. Os meses de verão (junho a agosto) são os mais quentes do ano, com extensas horas de luz do dia em julho e agosto.
Os turistas começam a dispersar a partir do final de outubro. Em meados de novembro pode ser uma época maravilhosa para ver a gloriosa folhagem de outono da Escócia, no entanto, muitos locais fecham no inverno a partir de meados de outubro.
Viajar de dezembro a fevereiro pode tornar a viagem complicada devido à neve, embora sejas recompensado por cenas invernais espetaculares.
A melhor maneira para te deslocares pela Escócia, é de carro. Muitas das principais atrações e destinos estão muito distantes uns dos outros e podem levar muito tempo para chegar por meio de transporte público.
No entanto, se não te sentires confortável a dirigir no lado esquerdo da estrada, ou disposto a pagar taxas exorbitantes para alugar um carro, opta por comboios ou autocarros.
Felizmente, a Escócia tem uma ferrovia bem conectada que atende às cidades das Highlands, incluindo Fort William, Aviemore e Inverness.
Os autocarros também chegam a essas cidades e podem ser mais baratos do que viajar de comboio.
A melhor maneira de chegar à Escócia é voar para os aeroportos internacionais de Glasgow (GLA) ou Edimburgo (EDI) e, em seguida, alugar um carro ou apanhar um autocarro ou comboio.
Roteiro em Budapeste, conhecida como a Pérola do Danúbio, uma cidade que é mais do…
Estas são as melhores 17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque (também referida como Nova York),…
As melhores praias para crianças em Menorca, localizam-se em localidades ou junto a zonas residenciais, permitindo desfrutar de…
Estes são os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini, uma das ilhas Cíclades situadas no…
O que visitar em Santorini, também chamada Thera, Thira ou Fira, a ilha é famosa…
Estes são os 21 locais mais instagramáveis de Paris, a cidade recordista no Instagram, Paris…
This website uses cookies.
View Comments
Olá gostaria de saber quais as distâncias entre locais das cidades bases e também se durante o trajeto tem posto de gasolina e restaurantes
Obrigada!
Olá Estéfany,
O mais simples é recorrer ao google maps que tem toda a essa informação, bem como informação em tempo real do transito ao longo do trajeto que percorrer.
O Tripadvisor é uma boa ferramenta para a ajudar a encontrar os restaurantes nas proximidades.
Obrigado :)