As Ilhas Pelágias são algumas das ilhas mais deslumbrantes de Itália, e ostentam também algumas das melhores praias de Itália.
Estão as três Ilhas Pelágias – Lampedusa, Linosa, e Lampione, estão localizadas ao largo da Sicília, mas a maioria das pessoas ainda nem sequer ouviu falar destas belas ilhas na Sicília.
As ilhas deste arquipélago são um autêntico paraíso, adequado para aqueles que querem desfrutar do mar e da natureza longe do stress.
Estão situadas no arquipélago mais a sul de Itália, no coração do Mediterrâneo, entre a Sicília e as costas da Tunísia. Por esta razão, apesar de fazerem parte do território italiano, as ilhas pertencem geologicamente a África.
Se, por outro lado, estiveres a pensar como lá chegar, fica a saber que as ligações mudam consoante a ilha que pretendes visitar.
Portanto, podes chegar num voo a partir das principais cidades italianas, ou por mar com partidas de Trapani e Porto Empedocle.
Lampedusa é famosa pelas suas águas cristalinas, a ilha é muito pequena e pode ser coberta calmamente num dia.
O centro da cidade é muito bonito e pitoresco. A praia mais próxima da cidade é Cala Guitgia, apesar de ser um local maravilhoso, durante o Verão é muito concorrido devido à proximidade à cidade e à maioria das instalações de alojamento em Lampedusa.
Portanto, se estiveres à procura de recantos mais calmos, segue até à vizinha Cala Croce e Cala Madonna .
As praias mais famosas e idílicas são Cala Pulcino e Spiaggia dei Conigli. Finalmente, se quiser contornar a ilha de carro, basta tomar a espetacular Strada Panoramica di Lampedusa que segue ao longo da costa norte.
Aqui os cenários são verdadeiramente únicos e inesquecíveis!
É uma das praias mais bonitas em toda a zona mediterrânica e do mundo. A ilha é protegida, devido à sua população de tartarugas marinhas que colocam os seus ovos aqui.
Esta obra da natureza é absolutamente cativante, e pode ser alcançada até mesmo por que não sabe nadar – fica a apenas 100m da costa de Lampedusa, ao longo de um estreito de água.
Localizada a cerca de 40 quilómetros a norte de Lampedusa, Linosa é muito mais pequena, mas também diferente. A ilha é de facto de origem vulcânica e é um destino para os caminhantes de todo o mundo.
Por conseguinte, as suas costas são na sua maioria íngremes e constituídas por numerosos penhascos.
Além disso, a sua pequena cidade é uma verdadeira joia onde as típicas casas coloridas contrastam maravilhosamente com o mar.
Finalmente, não podes deixar de fazer uma excursão de barco entre as baías de Linosa. Em particular, nas piscinas e em Secchitella, poderá admirar as famosas tartarugas de Linosa.
Linosa é um lugar onde a tranquilidade reina, o mar é de fazer inveja a qualquer outro local e o pôr do sol é um cenário inesquecível. É o local ideal para os amantes do mergulho.
Em Linosa há uma única estrada que leva para os mais belos e fascinantes lugares, mas precisas ir a pé ou de bicicleta, uma vez que no verão é proibido aterrar em Linosa com o carro.
É uma bela praia, muitas vezes o destino escolhido pelas tartarugas-cabeçudas (Caretta caretta) para colocar seus ovos.
Na sua água de cor azul-turquesa, clara e fresca, é possível observar belos cardumes de peixes de diferentes tamanhos.
Não percas Punta Beppe Tuccio, um pequeno promontório com uma pequena lagoa junto com umas pequenas ilhas.
Grotta del Greco, situada no lado leste da ilha e da praia de Cala di Levante Pozolana e a Punta Calcarella localizado no lado sul de Linosa.
O Monte Vulcano, com o seu cume a uma altitude de 195 metros é facilmente acessível através de um caminho.
A montanha é rica em vegetação, com um matagal mediterrânico típico, bem como grandes extensões de figos.
Do cimo, é possível ter uma visão completa da ilha, também podes encontrar diferentes espécies de aves que utilizam Linosa, durante os períodos de emigração, como um ponto de paragem: como falcões e garças, mas os mais numerosos são as cagarra-de-cory, grandes aves típicas de Linosa que chegam à ilha durante a época de reprodução.
Um serviço diário de ferry e catamarã ligam Linosa, Lampedusa e Porto Empedocle, na Sicília.
Sai às 23:00 do porto de Porto Empedocle e chega a Linosa às 6h30 da manhã seguinte.
O sábado é dia de descanso.
Lampione é a menor das Ilhas Pelágias. Tem apenas a 700 metros de comprimento e 180 metros de largura, com uma área total de 1,2 quilómetros quadrados.
O ponto mais alto fica a apenas 36 metros acima do nível do mar. A ilha está desabitada e o único edifício é um farol abandonado.
Toda a área é uma reserva de vida selvagem, que serve para proteger muitas espécies raras, incluindo tubarões.
Para chegar até aqui o é necessário navegar até à ilha de “Cape Ponente” localizada a cerca de 18km a oeste.
A partir do porto são cerca de uma hora e meia de vela, marcada pela presença de golfinhos e tartarugas.
O porto de Lampione está localizado no sudeste da ilha.
Roteiro em Budapeste, conhecida como a Pérola do Danúbio, uma cidade que é mais do…
Estas são as melhores 17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque (também referida como Nova York),…
As melhores praias para crianças em Menorca, localizam-se em localidades ou junto a zonas residenciais, permitindo desfrutar de…
Estes são os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini, uma das ilhas Cíclades situadas no…
O que visitar em Santorini, também chamada Thera, Thira ou Fira, a ilha é famosa…
Estes são os 21 locais mais instagramáveis de Paris, a cidade recordista no Instagram, Paris…
This website uses cookies.
View Comments