Neste roteiro de 7 dia em Pernambuco, vais percorrer a costa, desde a Ilha de Itamaracá até à praia dos Caneiros, onde uma sucessão de pequenas cidades e vilas interrompe uma gloriosa extensão de praia com palmeiras, grandes ondas e piscinas cristalinas e recifes.
Pernambuco é um dos destinos mais estimulantes do Nordeste.
Recife, a capital do estado de Pernambuco, partilha com São Luís a distinção de não ter sido fundada por portugueses.
Quando os portugueses chegaram, na década de 1530, instalaram-se logo ao norte, construindo a bela cidade colonial de Olinda.
Um século depois, os holandeses, incendiaram Olinda, optando por construir uma nova capital, Recife, num terreno pantanoso mais a sul, onde existia o belo porto natural que faltava a Olinda.
Os portugueses desenvolveram primeiro o litoral, ao norte do Recife até a ilha de Itamaracá, cultivando cana-de-açúcar, em cada centímetro disponível.
Mas a joia mais brilhante de Pernambuco fica a mais de 500 km no Atlântico. O arquipélago de Fernando de Noronha é um refúgio tropical que faz sonhar qualquer pessoa.
Um paraiso fervorosamente protegido, com praias quase vazias, que mais parecem postais, cercado por águas mornas e cristalinas. É um dos destinos mais incríveis do Brasil.
A extensão de areia mais deslumbrante da ilha é a Baía do Sancho. Uma baia protegida, com águas azuis turquesa apoiada por falésias cobertas de floresta.
Relaxa na praia da Boa Viagem, a mais famosa do Recife.
Relaxa na praia da Boa Viagem, a mais famosa do Recife. A praia possui águas mornas e esverdeadas, proporcionando não só um bom mergulho no mar, como também uma linda paisagem.
A faixa de areia é longa cheia de coqueiros.
No calçadão encontram-se quiosques que vendem bebidas e, nas areia, é normal encontrar vendedores ambulantes e barracas (essas com preços mais altos que os dos quiosques).
Boa Viagem é uma praia de ondas relativamente fracas, porque a orla está protegida por um grande recife. Na maré baixa formam-se várias piscinas naturais.
Há várias placas na praia alertando para o risco de ataque de tubarões.
Dica: no Recife ocorrem ataques de tubarões, por isso é importante tomar alguns cuidados, como por exemplo: evitar o mergulho na maré alta ou se estiver a sangrar, não usar objetos brilhantes e não te afastares muito da areia.
Visite a Oficina Francisco Brennand, um artista plástico pernambucano, nascido em 1927.
A oficina Francisco Brennand foi criada em 1971, a partir das ruínas de uma olaria do início do século XX.
Situa-se a 11 km a oeste do centro de Recife nas terras do Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro histórico da Várzea.
Apanhar o autocarro da CDU / Caxangá (R $ 3,20) de Boa Viagem até ao final do percurso, na Rua Acadêmico Hélio Ramos.
Depois apanha um táxi de ida e volta, desde a paragem de autocarro para o Instituto Ricardo Brennand (cerca de 10km no total) por cerca de R $ 80 a R $ 100.
De Boa Viagem, um táxi de ida custa R $ 45 a R $ 50.
A Rua da Aurora ainda preserva construções seculares, nas margens do Rio Capibaribe. Caminha até à Praça da República, no bairro de Santo António, na zona central.
O Palácio do Campo das Princesas, é a sede do Governo de Pernambuco e situa-se em frente à praça da república.
Possui oito estátuas de bronze que representam as divindades clássicas da mitologia greco-romana e postes de iluminação em ferro, símbolos das filhas de Vénus.
Próximo do Palácio, o Teatro de Santa Isabel (levou cerca de dez anos a ser construído).
O Teatro de Santa Isabel é o expoente da arquitetura neoclássica pernambucana. Em 1949, foi nomeado Património Histórico e Artístico Nacional.
Inaugurado em 1860, foi obra do arquiteto francês Louis Léger Vauthier.
O Palácio da Justiça e o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco também se situam em redor da praça.
Almoça no restaurante Leite, o mais antigo em funcionamento do Brasil.
Após o almoço visita os mercados de São José, da Boa Vista e da Madalena, paragens obrigatórias para comprar artesanato local, iguarias gastronómica e a cachaça regional.
Os corredores da Casa da Cultura, antiga casa de detenção do Recife, completa o roteiro comercial.
Para lanchar, prova uma fatia do famoso bolo de rolo, um doce que se tornou Património Imaterial de Pernambuco, em 2007. Pode ser encontrado em diversas lojas, mas o clássico é vendido na Casa dos Frios, com sede no bairro das Graças.
No fim da tarde ou noite adentro, embarca num passeio imperdível: a Catamaran Tours faz trajetos diários pelo Rio Capibaribe, às 16h e às 20h.
É uma oportunidade de navegar pelo principal trecho do rio que corta as três ilhas do centro: a do Recife, de Santo António e da Boa Vista. O passeio dura, em média, 70 minutos, e custa 9€ por pessoa.
Marco Zero marca o local onde o Recife foi encontrado pela primeira vez em 1537. A placa de bronze que aqui se encontra, detalha como as distâncias foram medidas em Recife a partir da placa marcada neste local.
O bom deste monumento à beira-mar é que fica bem próximo de outras atrações como o Mercado de São José e o forte de Brum
Este museu incrivelmente vermelho, é uma pequena e moderna casa de culto ao frevo, a dança do carnaval do Recife, que é facilmente identificada pelo uso de pequenos guarda-chuvas coloridos.
No Paço do Frevo há uma grande energia no local, que oferece exposições, além de apresentações e aulas de frevo.
No último andar existe uma exposição permanente, que apresenta as insígnias dos famosos blocos de Recife do Carnaval.
Inaugurado em 2014, o Museu Cais do Sertão destaca a cultura do sertão, principalmente, no que se refere ao padrinho da música forró, o Luiz Gonzaga, que foi um grande intérprete.
O museu está dividido em espaços temáticos que abrangem, a música e a vida no sertão e inclui recriações de uma casa típica; exposições interativas, digitais e audiovisuais; uma sala de karaoke e uma sala de instrumentos, onde podes experimentar um acordeão.
A entrada é gratuita às terças-feiras e no primeiro domingo do mês.
Segue até ao Pátio de São Pedro, onde se localiza a Concatedral de São Pedro dos Clérigos.
Além disso, a Casa do Carnaval, centro de pesquisa de festividades populares, está situada no Pátio.
Olinda situada a 6 km do Recife, foi classificada como Património Histórico e Cultural da Unesco.
Visita as igrejas seculares de Olinda. A Igreja da Sé, foi a primeira paróquia do Brasil, a Igreja do Carmo, foi a mais antiga da Ordem Carmelita no país, e a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, que foi parcialmente destruída num incêndio em 1631.
Visita ainda, a feira de artesanato do Mercado da Ribeira, construção do século XVI.
Excursão pela cidade de Olinda incluindo o Instituto Ricardo Brennand.
Segue rumo ao litoral sul de Pernambuco.
Praia dos Carneiros – excursão de um dia inteiro, saindo de Porto de Galinhas.
A praia de Porto de Galinhas, situada a 60 km do Recife, no município de Ipojuca, possui cerca de 100 pousadas como alternativas de alojamento, aproximadamente 70 restaurantes e mais de dez bares e discotecas.
Os passeios de barco e o batismo para mergulho são duas das atrações disponíveis.
Na manhã do quinto dia, explora os 18 km de praia de Ipojuca.
No Muro Alto encontram-se resorts cinco estrelas. A Praia de Ipojuca é menos agitada que a vizinha Porto de Galinhas, mas também possui águas claras e mornas. Se gostares de ondas segue até a praia de Maracaípe.
Acorda cedo e segue em direção ao município de Tamandaré. Percorre 50 km pela BR-101 Sul e chegarás em um dos destinos mais disputados do verão pernambucano.
A praia de Tamandaré, de águas claras e mornas.
A menina dos olhos da região é a praia dos Carneiros, com 5 km de coqueiros nas suas margens. Quase deserta, abriga na faixa de areia, a igrejinha rústica de São Benedito. Ideal para descansar.
Segue em direção ao litoral norte do estado pela BR-101 Norte.
A Ilha de Itamaracá, fica a cerca de 50 km do Recife e oferece uma paisagem única.
A ilhota da Coroa do Avião, é um banco de areia, situado a sul da cidade de Itamaracá, e de onde se avista o Forte Orange e o Canal de Santa Cruz.
Viagem de um dia para Igarassu e Ilha de Itamaracá.
O verão é a época mais seca, com temperaturas médias na casa dos 28ºC, enquanto que o inverno, é mais chuvoso e regista temperaturas em torno dos 25ºC.
Finais de dezembro, janeiro, o Carnaval e julho, correspondem à época alta.
O Carnaval é celebrado em grande estilo tanto no Recife como em Olinda e quem viaja nesse período precisa programar tudo com antecedência.
O Carnaval de Olinda é mundialmente conhecido pelos bonecos gigantes, que a cada ano ganham o rosto de novas personalidades.
Nas ladeiras do centro histórico, bonecos como o Homem da Meia-Noite, que abre o sábado de Zé Pereira, e a Mulher do Dia fazem a alegria dos turistas que participam nos blocos e pulam ao ritmo do frevo e do maracatu.
No Recife, o destaque fica por conta do Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo.
A capital pernambucana é famosa por oferecer espaço para diversas culturas e manifestações populares: escolas de samba, blocos, maracatus, agremiações de Olinda e espetáculos de diversos artistas fazem parte do Carnaval.
O Aeroporto Internacional do Recife (Guararapes) é um dos aeroportos mais modernos do Brasil, que serve não apenas voos de capitais brasileiras, assim como estrangeiros.
O aeroporto está bem localizado, perto do bairro de Boa Viagem, e serve a cidade de Recife e também as cidades vizinhas como Olinda, Porto de Galinhas ou Maragogi, além de ser ponto de conexão para Fernando de Noronha.
Para sair do aeroporto, podes apanhar o autocarro, que passa em frente do terminal do desembarque, ou o metro, pois há uma estação próxima ao aeroporto.
Embora, o autocarro ou o metro serem mais baratos, usar os táxis acaba sendo vantajoso para muitas pessoas devido à curta distância do aeroporto até a maioria dos hotéis.
Se a distância do aeroporto até os hotéis facilita a chegada ao Recife, chegar de autocarro a história é bem diferente. A Rodoviária de Recife (TIP – Terminal Interestadual de Passageiros) fica na Várzea, um bairro mais afastado da região hoteleira.
Para fazer o deslocamento entre o TIP e Boa Viagem, poderá utilizar o autocarro, metro (há uma estação próxima ao terminal) e os táxis (cerca de 15€ até Boa Viagem).
A proximidade entre as capitais nordestinas faz com que as viagens de carro sejam uma boa opção para ir de um estado ao outro.
Quem quiser alugar um veículo e ir explorando o litoral, pode seguir pela, BR-101, que serve de acesso para várias cidades do litoral, incluindo João Pessoa e Maceió, as capitais vizinhas.
Saindo do Recife, são 120km até João Pessoa, 300km até Natal, 285km a Maceió e 501km até Aracaju – todas essas viagens são feitas em grande parte pela BR-101.
Viagens:
A Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.
Alojamento:
Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda.
Rent a car:
Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget
Excursões:
Reserve excursões e passeios turísticos com Viator
Agência de viagens:
Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.
Roteiro em Budapeste, conhecida como a Pérola do Danúbio, uma cidade que é mais do…
Estas são as melhores 17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque (também referida como Nova York),…
As melhores praias para crianças em Menorca, localizam-se em localidades ou junto a zonas residenciais, permitindo desfrutar de…
Estes são os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini, uma das ilhas Cíclades situadas no…
O que visitar em Santorini, também chamada Thera, Thira ou Fira, a ilha é famosa…
Estes são os 21 locais mais instagramáveis de Paris, a cidade recordista no Instagram, Paris…
This website uses cookies.
View Comments