Roteiro de 3 dias na Ilha de São Miguel, também conhecida como ilha verde. É a maior ilha do arquipélago dos Açores.
São Miguel forma o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores juntamente com a ilha de Santa Maria, situada a 81 km de distância.
O ponto mais elevado da ilha, aos 1105 m de altitude, está situado no Pico da Vara.
A paisagem caracteriza-se por prados extensos e manchas de florestais implantadas nos vales das ribeiras e em zonas de difícil acesso.
Alugar um carro em São Miguel, é a melhor maneira de aproveitar tudo o que a ilha tem a oferecer.
O transporte público não é confiável, podes movimentar-te na ilha muito mais facilmente se tiveres um carro disponível e o maravilhoso Google Maps.
Estas são as 12 locais coisas mais importantes para fazer enquanto estiveres a visitar a ilha.
Podes começar este roteiro de 3 dias a passear por Ponta Delgada durante a manhã cedo.
Mas, a melhor opção é deixar a visita mais para o final do dia quando regressares ao Hotel ou mesmo à noite.
Ponta Delgada é a capital e a maior cidade da Ilha de São Miguel nos Açores. É uma cidade pequena, mas vibrante, que merece ser visitada.
Localizada bem no centro da ilha, esta é provavelmente, o melhor lugar ficar hospedado, durante a visita a São Miguel. Cada atração fica a 30 minutos de carro.
Em Ponta Delgada podes visitar igrejas do século XVII, um jardim botânico urbano com trilhos e grutas, portões do século XVIII, um belo calçadão com vista para o oceano Atlântico e um forte do século XVI.
Portões da Cidade
Os Portões da Cidade são um símbolo da cidade Ponta Delgada. São três arcos, construídos em 1783 e estão adornadas com a coroa real e o brasão da cidade.
Esta curiosa construção está localizada no Largo de Gonçalo Velho Cabral.
Se isto não bastasse, ainda tens vários bares e restaurantes que servem culinária local, tudo acessível a pé.
Excursão pelo litoral a partir de Ponta Delgada: Sete Cidades, Furnas ou Lagoa do Fogo.
Parte de Ponta Delgada em direção ao Miradouro Pico do Carvão, a primeira paragem do dia.
Do Miradouro Pico do Carvão é possível ver as costas norte e sul da ilha, assim como a zona central, denominada de Zona dos Picos, devido aos inúmeros cones vulcânicos.
Segue para as Lagoas Empadadas, um conjunto de pequenas lagoas rodeadas por um denso bosque e separadas entre si por uma estreita faixa de terra.
Volta para a carro e segue para o Lagoa do Canário, uma lagoa de pequenas dimensões rodeada por um parque florestal, uma zona de merendas e um miradouro com uma das melhores vistas para a Lagoa da Sete Cidades.
O Miradouro da Boca do Inferno ou Grota do Inferno, é um dos locais mais deslumbrantes e emblemáticos de toda a ilha de São Miguel.
Se as condições meteorológicas o permitirem, deste miradouro consegues ter uma vista panorâmica de quase 360º, onde consegues avistar a lagoa azul das Sete Cidades, a Lagoa do Canário e a Lagoa Rasa.
Estaciona o carro no estacionamento da Lagoa do Canário.
Do teu lado direito encontra-se a Lagoa do canário e um portão. Segue por esse portão, ao longo de numa estrada de terra batida, até encontrares um desvio para a esquerda.
Vira para esse caminho e chegarás ao miradouro.
São poucos minutos a caminhar, mas o caminho é um pouco inclinado
Segue até ao Miradouro da Vista do Rei e de seguida, desce até à Lagoa de Santiago, que fica no caminho em direção às lagoas.
O Miradouro da Vista do Rei é um dos locais mais visitados da ilha de São Miguel. É considerado por muitos visitantes, o mais belo e deslumbrante miradouro da ilha.
Daqui tens uma vista espetacular sobre a Lagoa das Sete Cidades.
Ele está situado na estrada ao lado de um hotel abandonado, o Hotel Monte Palace.
O Monte Palace Hotel, foi construído nos anos 80, por investidores franceses e belgas.
Foi considerado o hotel mais luxuoso dos Açores, mas após 18 meses aberto e ter ganho o prémio de “melhor hotel do ano”, o hotel encerrou.
Desde miradouro parte um trilho em direção à Lagoa das Sete Cidades.
O Trilho Vista do Rei é uma rota linear e fácil de alcançar. Inicia-se no miradouro da Vista do Rei, partindo do lado poente da caldeira das Sete Cidades.
Do lado direito avistam-se as lagoas da Caldeira Seca e das Sete Cidades e do lado esquerdo a costa ocidental da ilha de S. Miguel.
Após o caminho de terra batida, basta virar à direita para chegar à aldeia das Sete Cidades.
Este trilho percorre uma área de Paisagem Protegida. Extensão: 7,7 km.
Sete Cidades é na verdade o nome de uma aldeia com uma população inferior a 1.000 habitantes, localizada no centro de uma enorme cratera de um vulcão, com 4,8 km de largura.
Foi assim chamada depois que o Rei D. Carlos I e a Rainha D. Amélia a visitaram, a 6 de Julho de 1901.
Em 2010, as Sete Cidades foram eleitas como uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal.
A Lagoa das Sete Cidades são dois lagos da cratera, uma Lagoa Verde que apresenta cor verde devido à vegetação circundante e também porque é mais rasa, e uma Lagoa Azul.
Ao sair da Lagoa das Sete Cidades faz um desvio e segue em direção a Ponta da Ferraria, uma pequena praia de águas cristalinas, com um areal muito pequeno e com muitas rochas e escarpas.
Consulta o tempo no SpotAzores para escolher o melhor tempo e ter a melhor vista.
A estrada para a Ponta da Ferraria dá-te uma vista perfeita da paisagem. Faça uma paragem no Miradouro da Ilha Sabrina (ou Miradouro da Ponta da Ferraria).
O miradouro da Ponta da Ferraria tem uma vista impressionante das falésias de basalto e o sobre o litoral rochoso. Também é possível ver o Farol da Ponta da Ferraria.
A Ponta da Ferraria é uma formação geológica única no seu género. Devido ao contacto da lava quente com a água do mar e formaram-se piscinas termais e naturais, onde é possível nadar no mar, com águas quentes.
A água do mar pode chegar a 40 graus no verão.
É classificado como Monumento Natural e Paisagem Protegida.
Duas nascentes de água termais de origem vulcânica aquecem as piscinas naturais e abastecem também o complexo Spa Termal da Ferraria.
Continua em direção ao miradouro ponta do Escalvado, com vista para a freguesia de Mosteiros. O pôr do sol visto daqui é espetacular!
Visita os Mosteiros com as suas piscinas naturais e continua até ao Miradouro Porto das Capelas.
De seguida, continua em direção à Caldeira Velha.
A Caldeira Velha uma zona de vulcanismo secundário, onde sobressai um campo de fumarolas, associado a um sistema de nascentes termais, que caem em cascata numa pequena represa de águas acastanhadas, devido à grande abundância de ferro.
Resumindo, aproveita para tomar belo banho nas águas quentes.
Antes de rumar até à Lagoa do Fogo, verifica se existe boa visibilidade neste site.
O Miradouro da Lagoa do Fogo oferece uma vista fantástica sobre a lagoa sobre e sobre a costa Norte e Sul da ilha.
Deste miradouro existe um trilho que te permite descer até junto à margem do lago.
No Miradouro do Pico da Barrosa podes desfrutar de uma vista deslumbrante sobre a Lagoa do Fogo e das margens Norte e Sul da ilha.
Este Miradouro está situado no território de Vila Franca, na estrada que atravessa a ilha de norte a sul com a Ribeira Grande. Aproveite para apreciar a bela vista.
A Lagoa do Fogo, situa-se numa posição central de S. Miguel. A caldeira vulcânica, onde se encontra a lagoa, corresponde ao colapso da cratera do estratovulcão do Fogo.
A lagoa tem uma cor azul intensa e cristalina que se destaca no meio de uma vegetação de cor verde vivo.
É considerado o maior lago vulcânico da região e um dos vulcões mais jovens, tendo entrado em erupção no século XVI.
Após visitares a Lagoa, e no regresso a Ponta Delgada, visita as Estufas e Plantações de Ananases, situados na Fajã de Baixo.
Excursão de meio dia para a Lagoa do Fogo, Caldeira Velha e fontes termais.
A plantação de ananases Arruda tem mais de 100 anos de história. Aqui poderás explorar o local e aprender sobre o cultivo do ananás, que cresce em estufas.
Partida desde Ponta Delgada em direção à fábrica de cerâmica Viera, em Lagoa.
As loiças típicas de São Miguel, de cor azul, estão bem patentes em todas as peças e ainda hoje são produzidas segundo o método artesanal.
Segue em direção ao miradouro do Pisão, em Água de Pau, que oferece uma bela vista panorâmica sobre o porto da Caloura e sobre a costa sul da ilha de São Miguel.
Continua para Vila Franca do Campo, para visitar o Miradouro de Nossa Senhora da Paz, onde se encontra uma ermida, com uma fantástica vista sobre Vila Franca e o seu ilhéu
O Ilhéu de Vila Franca do Campo, é classificado como Reserva Natural, e como tal, o número de visitantes por dia está limitado.
Situa-se em frente à povoação de Vila Franca do Campo, a cerca de 1 km da costa, e é, o resultado da cratera de um antigo vulcão submerso.
É considerado um dos principais atracões turísticas da ilha de São Miguel desde que, aqui se começaram a realizar uma das etapas do Red Bull Cliff Diving – o campeonato mundial de mergulho em penhascos.
As paredes da cratera são revestidas por uma vegetação endémica, enquanto que no seu interior existe uma piscina natural, com uma forma quase circular, que comunica com o mar através uma passagem estreita, designada por Boquete
Durante os meses de Junho a Setembro há um serviço regular entre Vila Franca do Campo e o ilhéu. O acesso é limitado a 400 turistas por dia.
A bilheteira abre às 9:45h, mas podes comprar os seus bilhetes online aqui
Preço dos Bilhetes:
Após visitar o ilhéu, segue para as Furnas.
É nas Furnas onde se encontram a Lagoa das furnas e as caldeiras onde são “cozinhados” os famosos cozidos das furnas (se pretenderes comer o cozido, tens de telefonar e reservar com antecedência). É parecido ao cozido à portuguesa.
Após o comer o cozido e de barriga cheia, aproveita para passear pelo Parque Terra Nostra.
Parque Terra Nostra tem mais de 200 anos, uma área de 12,5 hectares e fica na cratera de um vulcão que não dá sinais atividade, desde 1630, data da última erupção.
Bem perto, encontram-se os relaxantes tanques/piscinas da Poça da Dona Beija.
A Poça da Dona Beija, é uma nascente pública onde a água quente e sulfurosa sai de aberturas nas paredes e nos cai sobre os ombros e cabeça.
O bilhete custa 6€ e inclui um cesto de plástico para colocar a roupa.
Depois, é só levar o cesto, escolher uma das piscinas (há uma com 80 centímetros e outra com 1,30 metros de profundidade) e mergulhar, rodeado por verdes plantações de inhame, e embalados pelo som da água que corre pelo riacho ao nosso lado, deixando as pedras negras por onde passa, pintadas de dourado.
Após tomares um belo de um banho, continua para o centro da freguesia das furnas, mais precisamente para a Zona da Chã das Caldeiras.
Após a chegares a Chã das Caldeiras prova as típicas águas que correm nas diferentes bicas, como por exemplo:
Nascente fria com uma temperatura de 15,6 °C, pH ácido. De acordo com a medicina popular, esta água faz desaparecer a caspa e facilita a digestão.
Nascente termal com uma temperatura de 95,5 °C, pH francamente básico.
De acordo com a medicina popular, esta água misturada com mel, canela e um pouco de cachaça produz um xarope excelente para gripes, laringites e faringites.
Continua o passeio em direção ao Miradouro do Pico do Ferro, de onde se tem uma vista única sobre o Salto do Cavalo, o vale das Furnas, e a Vila da Povoação.
Daqui parte um trilho circular (PRC 22 – Grená Pico do Ferro) que se desenvolve ao longo de áreas florestais, passando pelo lago e fontes termais, onde é feito o tradicional o Cozido das Furnas.
Segue para a Fábrica de chá Gorreana, em atividade desde 1883 e onde podes saborear os famosos chás verde e preto.
Antes de regressares a Ponta Delgada, passa pelo Miradouro de Santa Iria.
O Miradouro de Santa Iria, situa-se bem próximo da aldeia de Porto Formoso, nos arredores da cidade de Ribeira Grande. É um dos mais belos miradouros situados ao longo da costa norte.
O miradouro oferece vistas incríveis de todo a faixa litoral norte de São Miguel, que respira um ambiente muito próprio, também marcado pelas vastas plantações de chá.
Sai de Ponta Delgada em direção ao Nordeste e para visitar o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões.
O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões é um parque de grande beleza natural onde a sua imponente cascata de águas límpidas obriga a uma paragem.
A presença da água corrente nas levadas faz mover antigos moinhos que foram reaproveitados.
Junto à estrada regional, faz mais uma paragem, agora para ver o Farol do Arnel – o mais antigo farol dos Açores – e o Porto de Pescas da Vila de Nordeste.
Daqui avista-se o farol, a encabeçar a descida íngreme até ao porto de pescas. Se optares por descer ao farol e ao porto, tem cuidado que a inclinação é considerável.
Próxima paragem, o Miradouro da Ponta do Sossego, situado na Lomba da Pedreira.
O Miradouro da Ponta do Sossego oferece uma vista maravilhosa sobre a costa, mas o melhor são mesmo os jardins.
Devido à diversidade de flores e de canteiros, sempre muito cuidados durante todo o ano, faz deste local, o maior jardim do concelho do Nordeste.
Um pouco mais à frente, visita o Miradouro da Ponta da Madrugada.
O Miradouro da Ponta da Madrugada é provavelmente, o melhor local para ver o nascer do sol, uma vez que se encontra situado numa das extremidades da ilha, com extensas zonas ajardinadas e uma deslumbrante vista para o mar e para a Serra da Tronqueira.
O próximo destino, é a vila de Povoação.
A vila de Povoação, situa-se na costa sul da ilha. Foi nesta vila que desembarcaram os primeiros povoadores da Ilha de São Miguel em 1432.
Aproveita para visitar o Jardim Municipal, onde se encontra um coreto ornamentado com a Cruz de Cristo e o Padrão dos Descobrimentos.
No Padrão dos descobrimentos encontra-se o ano 1432, o ano em que se pensava ter ocorrido a descoberta do Açores (estudos mais recentes revelaram que foi afinal em 1427).
Segue para o Jardim Manuel António Vasconcelos e para o edifício dos Paços do Concelho.
Nada melhor que terminar o passeio a degustar um doce típico da Povoação, as “Fofas”.
Regressa a Ponta Delgada pela costa sul, passando por Ribeira Quente, mais precisamente pela praia do Fogo ou da Ribeira Quente.
A praia do Fogo é uma praia inserida numa baía de grande beleza natural, com o verde das montanhas como cenário de fundo.
A maior atração, é a temperatura da água do mar que devido à existência de nascentes hidrotermais submarinas, está sempre tépida.
Os melhores meses para visitar os Açores são abril, maio, setembro e outubro. O tempo está bom e as ilha não têm muito movimento.
Os meses de verão, junho, julho e agosto são os meses mais quentes, mas também os mais movimentados.
Durante a primavera, todas as flores da ilha estão a desabrochar e se adoras observar baleias, poderás ver muitas espécies diferentes nesses meses.
Se tiveres sorte, poderás até avistar orcas entre março e maio.
Setembro e outubro ainda têm temperaturas quentes, mas são mais instáveis. Utilize o site Spot Azores para ver como está o tempo em todos os cantos da ilha.
O avião é a única opção para chegar aos Açores. Podes voar com diferentes companhias aéreas para os Açores.
Hotel Marina Atlântico – Hotel de 4 estrelas com spa. Porto de Ponta Delgada a 0,4 km.
Azoris Royal Garden – Hotel de 4 estrelas com piscina exterior. Convento de Nossa Senhora da Esperança a 0,9 km.
Hotel Camões – Hotel de 4 estrelas com restaurante. Porto de Ponta Delgada a 0,8 km.
São Miguel Park Hotel – Hotel de 4 estrelas com piscina exterior. Universidade dos Açores a 1 km.
Terra Nostra Garden Hotel – Hotel de luxo com spa e piscina exterior.
A ilha de São Miguel é rica em trilhos para fazer caminhadas na natureza. Tens planeado fazer alguma caminha enquanto visitas a Ilha de São Miguel? Deixa nos comentários a tua resposta.
Queres ver mais? Vê o meu Instagram aqui, meu Facebook aqui e o meu Pinterest aqui.
Gostaste deste post? Porque não guardá-lo no Pinterest?!
Roteiro em Budapeste, conhecida como a Pérola do Danúbio, uma cidade que é mais do…
Estas são as melhores 17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque (também referida como Nova York),…
As melhores praias para crianças em Menorca, localizam-se em localidades ou junto a zonas residenciais, permitindo desfrutar de…
Estes são os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini, uma das ilhas Cíclades situadas no…
O que visitar em Santorini, também chamada Thera, Thira ou Fira, a ilha é famosa…
Estes são os 21 locais mais instagramáveis de Paris, a cidade recordista no Instagram, Paris…
This website uses cookies.
View Comments
Adoro os Açores, excelente post!!!
beijinhos da carrapito
http://24eumcarrapito.blogspot.pt/
Boa tarde,
Como se deslocaram para fazer tudo isso? Transportes públicos? Tiveram de alugar carro? Onde, a que preços e com que condições?
Obrigada :)
bom post. Alugar carro é o melhor e é barato. podem alugar e levantar/entregar no aeroporto.
eu vou a semana que vem e aluguei carro para 3 dias por 70€
É pesquisar no google que tá lá tudo. até este post ;)
Olá, boa noite.
Gostaria de fazer examente o mesmo roteiro de vocês. Como vocês se deslocaram de um lugar a outro?
Agradeço desde já a atenção.
Tati =)
Boa tarde António. Onde alugou? obrigada
Olá! Ficando no mesmo hotel compensa? Ou seja, a distância percorrida até cada ponto não é muito longe? Obrigada.
Olá,
Gostaria de saber se me podem ajudar. Estamos a planificar uma viagem para abril de 2018 à ilha de Sao Miguel e queremos viajar com a nossa Labrador. Sabem se há interdiçoes a caes nos lugares a visitar ou a nossa amiga de quatro patas pode-nos acompanhar a visitar todos os lugares maravilhosos da ilha que vocês descrevem? Obrigado.
Cumprimentos,
David
Boa tarde,
Alugámos um carro na https://www.ilhaverde.com/pt/ no balcão do Centro Comercial SOLMAR (Avenida Infante Dom Henrique, Loja 14 em Ponta Delgada. Reservamos o carro antes de viajar para a ilha.
O preço era o mais barato para a altura em que fomos.
Obrigado
Olá, boa tarde.
Alugámos um carro na https://www.ilhaverde.com/pt/ no balcão do Centro Comercial SOLMAR (Avenida Infante Dom Henrique, Loja 14 em Ponta Delgada. Reservamos o carro antes de viajar para a ilha.
Obrigado :)
Olá, boa tarde.
O Hotel fica a cerca de 1 km (aprox. 5 minutos a andar) das portas da cidade e do balcão da ilha verde (rent a car), onde se pode levantar/entregar o carro na cidade.
Obrigado