Europa

10 locais a visitar no Alentejo, Portugal

São 10 locais a visitar no Alentejo. 10 locais que tens de adicionar ao teu plano de viagem, se estás a planear conhecer esta linda região.

O Alentejo é a maior região do país, cobrindo uma vasta faixa de território português, estendendo-se do Algarve ao centro de Portugal e desde o mar à fronteira luso-espanhola.

Abrange desde montanhas a planícies repletas de campos de trigo, até belas praias e uma costa ensolarada banhada pelo Oceano Atlântico.

Quando se pensa em Alentejo, pensa-se em planícies douradas e secas, uma costa acidentada, em aldeias tradicionais caiadas de branco, cidades medievais e, na deliciosa comida local.

O Alentejo é um destino onde se come boa comida tradicional. As delícias gastronómicas são abundantes, desde carne de porco, a caça, pão, queijo e vinho.

As tradições centenárias da agricultura e da produção de cortiça e azeite ainda continuam aqui.

Como foi conquistada e governada por por visigodos, romanos, árabes e cavaleiros templários, existe uma riqueza de atrações históricas e culturais incríveis para desfrutar, com muitos castelos e fortificações incríveis no topo das colinas.

Esta é a lista dos melhores destinos, para visitares no Alentejo.

Comporta

Localizada a uma curta distância de Lisboa, a pequena vila costeira da Comporta é um ótimo lugar para fazer uma escapadinha tranquila na natureza.

Situada numa das extremidades da Península de Troia, com o Estuário do Sado de um lado e o Oceano Atlântico do outro, a Comporta é abençoada com belas praias de areia branca, com águas cristalinas.

Integrada no Estuário do Sado, a Comporta também é o lar de flamingos coloridos, garças cinzentas e cegonhas.

Muito perto da Comporta, a apenas 5 km encontra-se o Cais Palafítico da Carrasqueira.

Cais Palafítico da Carrasqueira

O Cais Palafítico da Carrasqueira é  conhecido por ser uma obra-prima da arquitetura.

Datado dos anos 50 e 60, foi contruído com estacas de madeira e apresenta um de aspeto frágil. Atualmente serve de cais para pequenos barcos de pesca.

É um dos locais mais visitados do concelho, porque permite ver de perto os barcos e algumas aves da zona do Estuário do Sado.

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

As praias do Alentejo estão entre as mais bonitas do país, e o litoral também é o lar de charmosas vilas repletas de casas brancas e restaurantes de destaque.

De carro ou de autocaravana, faz-te à estrada desde a cidade de Sines, no norte, até ao Cabo de São Vicente, no sul.

São milhares de hectares onde há apenas, pequenas povoações, vilas pitorescas e pequenas aldeias que o tempo esqueceu.

É uma das costas mais deslumbrantes da Europa. É também um dos territórios protegidos mais selvagens, menos explorados e com maior biodiversidade da Península Ibérica.

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina tem praias desertas em abundância e paisagens deslumbrantes ricas em vida selvagem.

Marvão

A encantadora vila medieval de Marvão está situada no topo de uma colina escarpada na serra da Serra de São Mamede.

É o ponto mais alto situado perto da fronteira com Espanha, entre Castelo de Vide e Portalegre.

Os seus becos e ruelas estreitas serpenteiam por entre os edifícios caiados de branco da vila.

O castelo foi inaugurado em 1876 por um cavaleiro islâmico e foi conquistado pelo exército cristão de D. Afonso I no século XXI.

Apesar dos ataques espanhóis no século XIX, o castelo encontra-se num estado notável.

Ao longo dos séculos e milénios, foi governado e conquistado por todos, desde os visigodos, árabes até por cavaleiros templários.

Elvas

Elvas é a única cidade UNESCO no Alentejo para além de Évora.

Localizada junto à fronteira com Espanha, Elvas lutou pela manutenção da independência de Portugal.

Devido ao medo de ser atacada e conquistada durante as invasões espanholas em 1658, 1711 e 1801, foram construídas uma série de fortificações e paredes ao redor da cidade, ao lado de um forte castelo e duas outras fortalezas.

O que foram outrora as primeiras linhas de defesa, hoje proporcionam fantásticos passeios. Os labirinto de ruas estreitas da cidade abrigam alguns dos edifícios antigos, museus, lojas, restaurantes e bares.

Para além das fortalezas e fortificações, vale a pena conferir o impressionante aqueduto com 7 km de extensão e 843 arcos, construído pelo mesmo homem que construiu a Torre de Belém, em Lisboa, o arquiteto Francisco de Arruda

Estremoz

A par de Vila Viçosa, Estremoz é uma das ‘vilas do mármore’ do Alentejo.

Por onde quer que vás, encontrarás edifícios e monumentos em mármore, como passeios, escadarias e calçadas.

Rodeado por uma antiga muralha, Estremoz tem um centro histórico composto por ruelas ladeadas por laranjeiras, um castelo do séc. XIII e praças tranquilas, como a praça principal, o Rossio Marquês de Pombal.

Aos sábados, devido ao mercado local, Estremoz ganha vida. Aqui, podes comprar algumas lembranças, produtos locais e artesanato.

Évora

Designada como Património Mundial da UNESCO, a cidade de Évora é a capital da região. É um dos locais mais procurados no Alentejo. Uma cidade cheia de marcos culturalmente significativos e marcado por uma história notável.

Há muito para ver e fazer num fim de semana em Évora, incluindo visitar a Capela dos Ossos, tirar fotos do antigo Templo Romano, passear pelo Palácio Real e desfrutar de uma bebida, almoço ou café na Praça do Giraldo.

Apesar de remontar aos tempos pré-romanos, Évora tem ainda uma vida muito animada e jovem devido, em grande parte, à sua prestigiosa universidade, que é a segunda mais antiga do país.

Évora é também, uma excelente base para explorar a região circundante. O Cromeleque dos Almendres fica nas proximidades, assim como algumas adegas famosas.

Monsaraz

A aldeia de Monsaraz venceu as Sete Maravilhas de Portugal em 2017 na categoria “Aldeias Monumento”.

Empoleirada no topo de uma colina, permite que apreciar a paisagem circundante, bem como as vistas maravilhosas sobre a Barragem do Alqueva.

As casas caiadas de branco contrastam deliciosamente com os verdes e castanhos da paisagem circundante.

Por se situar mesmo em frente à fronteira com Espanha, Monsaraz há muito que ocupa uma posição estratégica.

Beja

A cidade de Beja, é a principal cidade do Baixo Alentejo.

Cercada por vastos campos de trigo, a cidade tem alguns museus interessantes para explorar, como o Núcleo Visigótico do Museu Regional de Beja e museu regional Rainha Dona Leonor.

Mas a grande atração é o Castelo Medieval de Beja, onde podes subir à Torre de Menagem mais alta de Portugal.

Ao passear por Beja, vais encontrar algumas praças repletas de ótimos restaurantes e lojas.

Aos sábados, suas ruas fervilham de atividade, já que o mercado semanal traz moradores e turistas à cidade.

Serpa

Situada não muito longe de Beja, Serpa é uma pequena cidade branca rodeada de muralhas.

Estando tão perto da fronteira, a cidade viveu muitos cercos e saques na Idade Média, todos na sequência do conflito entre o Reino de Portugal e os mouros.

Na parte oeste da cidade, encontra-se um aqueduto do século XVI construído junto das muralhas e de uma das Portas que dão acesso ao centro histórico e muralhado.

A cidade também tem um museu do relógio e uma pequena galeria de arte moderna, inaugurada em 2019.

Seguindo o rio Guadiana através do Parque Natural do Vale do Guadiana encontra-se o Pulo do Lobo, uma cascata formada entre pedras escarpadas.

Serpa é famosa pelo seu delicioso queijo (queijo da Serpa), produzido com leite de ovelha.

Mértola

Situada no cimo de uma colina sobre o rio Guadiana, Mértola é um local muito pitoresco para visitar.

Conforme te aproximas da vila, consegues ver o seu antigo castelo elevado sobre as paredes caiadas de branco do resto da vila.

As suas ruas medievais abrigam uma coleção impressionante de museus que apresentam ruínas romanas e uma residência islâmica.

Para as melhores vistas do rio e da vila, sobe até ao castelo.

Um dos seus principais locais históricos, é a majestosa igreja do século XII, anteriormente uma mesquita. Está situada junto do castelo.

Quanto tempo passar no Alentejo

Deves reservar pelo menos um dia para explorar Évora e depois fazer alguns passeios de um dia pela região.

Uma semana é suficiente para ver a maioria das cidades principais como Estremoz, Mértola, Marvão e Monsaraz. Com mais alguns dias, também podes aproveitar algum tempo na praia.

Cozinha Alentejana

O Alentejo já foi uma das regiões mais pobres de Portugal. A imaginação dos alentejanos levou-os a criar sabores incríveis, com os ingredientes que a terra lhes proporcionava, em todas as estações do ano.

A cozinha alentejana apresenta muitas iguarias tradicionais como o porco preto e o cação. O pão é parte integrante da alimentação local e é o ingrediente principal de um prato denominado açorda.

Este prato é famoso em todo o país, mas é consumido principalmente no Alentejo. Além do pão, inclui coentro, alho, azeite e ovos.

A maioria dos restaurantes do Alentejo serve pelo menos uma refeição de porco.

Pode-se comer sozinho como uma travessa de Plumas de Porco Preto ou misturado com amêijoas no famoso prato Carne de Porco à Alentejana.

Como sobremesa, em toda a região, há as queijadas, os pastéis de toucinho, o pão de rala, a sericaia e muitos mais.

Litoral Alentejano

No Litoral Alentejano, as especialidades são as cataplanas (uma caçarola que serve para preparar pratos portugueses de marisco) e as caldeiradas preparadas com ingredientes muito frescos que o oceano Atlântico oferece.

Queijo e vinho do Alentejo

Os queijos e vinhos regionais também merecem destaque. Alguns dos melhores vinhos de Portugal vêm do Alentejo.

A maioria deles são da zona de Reguengos de Monsaraz e Borba.

Adegas do Alentejo

A região é famosa por seu vinho tinto encorpado e vinho branco doce.

Grande parte dos 22.000 hectares de vinha plantada na região abrange as oito sub-regiões da Denominação de Origem Alentejo: Borba, Évora, Granja-Amareleja, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vidigueira.

Não admira que o Alentejo seja o líder do mercado vitivinícola em Portugal, ganhe prémios internacionais todos os anos e tenha tido uma cidade (Reguengos de Monsaraz) considerada capital europeia do vinho em 2015.

As vinícolas do Alentejo costumam fazer parte de uma Quinta ou Herdade. Estas quintas rurais oferecem passeios e sessões de prova de vinhos, algumas até com alojamento.

Em Évora, encontra a sede da Rota dos Vinhos do Alentejo. Aqui pode degustar vinhos, pegar um mapa da rota e agendar visitas às vinícolas.

Melhores Adegas

As melhores adegas perto de Évora são a Adega da Cartuxa, o Monte da Ravasqueira e a Herdade do Esporão. Este último também inclui um restaurante de alto padrão e um wine bar, onde podes ter uma sessão de degustação pessoal, caso tenhas perdido um dos passeios.

As melhores adegas perto de Beja são a Herdade da Malhadinha Nova e a Herdade do Grous. Os hóspedes podem desfrutar de visitas à adega, bem como de visitas guiadas pela quinta a pé, a cavalo ou mesmo num balão de ar quente.

A melhor altura para visitar o Alentejo

O verão pode ser muito quente no interior, embora a costa seja fresca e arejada, então a melhor época para visitar o Alentejo se estiveres a caminhar ou a pedalar é a primavera ou o outono, quando as temperaturas são agradáveis e o sol está forte.

No entanto, não há nada que te impeça de o explorar durante todo o ano, absorvendo a vibração descontraída desta região.

Onde ficar no Alentejo

Vila Galé Collection Elvas – Hotel de 4 estrelas com 2 restaurantes e spa.

Horta da Coutada – Casa rústica de 4 estrelas com piscina exterior e bar/lounge.

Vila Galé Clube de Campo – Hotel de 4 estrelas com spa e adega.

Herdade Malhadinha Nova – Hotel de 4 estrelas com piscina exterior e restaurante.

Évora Olive Hotel – Hotel de 4 estrelas com piscina exterior. Catedral de Évora a 0,5 km.

Alentejo Star Hotel – Hotel de 4 estrelas com piscina exterior e restaurante.

Alentejo Marmòris Hotel & Spa – Hotel de luxo com spa e piscina exterior.

Viagens:

Gotogate e a Edreams procuram viagens baratas em mais de 650 companhias aéreas para mais de 40.000 destinos.

Alojamento:

Encontra rapidamente o alojamento certo em Agoda.

Rent a car:

Reserve e aproveite as melhores ofertas com Budget

Excursões:

Reserve excursões e passeios turísticos com Viator

Agência de viagens:

Conheça o mundo com a Logitravel e planifique as suas férias à medida. Faça uma escapadinha com a sua cara-metade ou com a família.

Compadre Abalar

Recent Posts

Roteiro em Budapeste

Roteiro em Budapeste, conhecida como a Pérola do Danúbio, uma cidade que é mais do…

2 anos ago

17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque

Estas são as melhores 17 atrações turísticas gratuitas em Nova Iorque (também referida como Nova York),…

2 anos ago

Melhores praias para crianças em Menorca

As melhores praias para crianças em Menorca, localizam-se em localidades ou junto a zonas residenciais, permitindo desfrutar de…

2 anos ago

Os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini

Estes são os 15 lugares mais instagramáveis de Santorini, uma das ilhas Cíclades situadas no…

2 anos ago

O que visitar em Santorini, Grécia

O que visitar em Santorini, também chamada Thera, Thira ou Fira, a ilha é famosa…

2 anos ago

Top 21 locais mais instagramáveis de Paris

Estes são os 21 locais mais instagramáveis de Paris, a cidade recordista no Instagram, Paris…

2 anos ago

This website uses cookies.